Quanto tempo leva a transcrição de casamento no consulado do RJ ?

editado August 2018 em Consulados
Prezados,
alguém sabe quanto tempo leva a transcrição de casamento no consulado do RJ ? O valor sem pacto é 635,74 isso confere?
«1

Comentários

  • @robertooliveira no consulado de São Paulo são 20 dias úteis.
  • @robertooliveira
    Eu vi uma vez algum comentário no forum de que fazem no mesmo dia, mas não sei dizer se é isso mesmo... A grande dificuldade normalmente é conseguir vaga...
  • Tente fazer por Ponta Delgada, lá é bem rápido, mandando por Correios ou DHL. Sai um pouco mais caro, mas em 2 a 3 semanas já está feito.
  • Foi me informado em Maio que o Consulado do RJ não iria abrir vagas para transcrição até segunda ordem, devido ao acumulo dos outros processos. Eu fiquei de Janeiro a Abril entrando todos os dias e nada de vagas. Quando fui ao Consulado renovar meu passaporte, me deram essa informação. Mandei tudo para PD em aproximadamente 45 dias, recebi a transcrição pronta em minha residência.
  • Obrigado pessoal pelas dicas. Para fazer por PD, esse artigo de 2016 ainda é válido?
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
  • @robertooliveira

    Sim,as informações são válidas
  • Boa tarde,
    Alguém sabe me informar se posso fazer a transcrição de casamento e óbito meu bisavô e junto já fazer o pedido de nacionalidade de todos os meus parentes até a minha de uma vez ou tenho que fazer um de cada vez?
  • @ludmilla82

    Primeiro a transcrição de casamento do seu avô,caso seja necessário. Óbito,se fizer direto pelas conservatórias,não será necessário.
    Depois da transcrição,um processo de cada vez
  • Na certidão de nascimento do meu avô não consta que foi o declarante. Podemos pedir o Cartório onde foi feito o registro dele para acrescentar? Porque ele diz que foi o Pai que registrou ele na época.
  • Como faço para conseguir a relação de documentos que vou precisar organizar para enviar para o ACP? E qual o valor que terei que pagar para fazer o processo por lá? Obrigada pela atenção.
  • @ludmilla, vc ja olhou o tópico de ACP..tem todas as informações lá.
  • @ludmilla82

    O seu bisavó teria que estar vivo para o cartório fazer essa retificação
  • Obrigada pessoal.
  • Pessoal, consegui agendar para fazer a transcrição de meu casamento realizado aqui no Brasil no consulado do Rio de Janeiro para o dia 09/10. Porém gostaria de saber se é mais rápido fazer pelo consulado, logo que já está marcado, ou pela conservatória de Ponta Delgada diretamente? Pelo consulado sairia mais barato, pois não há custas para o envio dos documentos? No consulado do Rio de Janeiro não cobram o apostilamento das certidões, conforme listagem de documentos exigidos no site, e confirmei por telefone com a atendente. Porém, ainda assim seria melhor apostilar? Fico grato pelo apoio de vocês.
  • @juliovieira
    que dia você entrou no site do consulado português rj?
    Estou tentando agendamento há vários meses e não consigo.
  • @PAC segui a dica do pessoal aqui de entrar a meia noite e deu certo. Havia duas vagas para transcrição.
  • @juliovieira
    Você foi ao consulado dia 09/10?
    Fez a transcrição por lá mesmo ou preferiu PD?
    Como foi essa experiência?

    Abs
  • @esbarros preferi fazer por PD e me ferrei. Segui todas as dicas do pessoal quanto ao vale postal, com câmbio de maior valor e sem ser EURO exportação, e mesmo assim o vale foi a menor. Enviei 120 euros, confirmei nos Correios e chegou 118,98 lá. O processo todo foi devolvido por causa de 1,02 euros. Vou ter que gastar para enviar novamente, pois como o processo é muito mais rápido por lá, não tenho como aguardar para fazer no consulado. No consulado me informaram que está demorando aproximadamente de 4 a 6 meses.
  • esbarrosesbarros Member
    editado October 2018
    @juliovieira realmente essa questão do vale é mesmo chata. Quando fiz o dos meus avós eu enviei mais de 120 euros para não ter erro. Graças a deus tudo correu mt bem.

    Esse prazo que vc fala de 4 a 6 meses é de qual consulado?

    Eu sou do RJ e queria saber se ainda é possível enviar para o consulado de SP e em quanto tempo eles finalizam o processo de transcrição nessas condições.
  • juliovieirajuliovieira Member
    editado November 2018
    @esbarros Consulado do RJ
  • @juliovieira fica pronto no mesmo dia?
  • Alguém tentou fazer a transcrição do casamento pelo consulado do RJ esse ano? 2019?
    Quanto tempo de espera no agendamento? meses?
  • @Bea

    Tenho entrado todos os dias mas não consegui agendamento.
  • @Bea

    Eu consegui vaga para fazer a transcrição do casamento da minha mãe em fevereiro. Foi tudo feito na mesma hora. Eles fazem online! Não precisa esperar resposta alguma.

    No final, a atendente ainda me informou que eu poderia ter feito o meu pedido de registro civil junto com a transcrição do casamento dos meus pais... O problema é que eu não estava com a documentação.

    Dei entrada no meu registro civil ontem!
  • BeaBea Member
    Oi Erika!
    Por favor, me explique como vc fez...
  • @Bea

    Eu agendei no consulado do Rio através do site. No dia 21/02, fui com a minha mãe ao consulado. Ela levou a documentação toda correta e, para nossa surpresa, a transcrição do casamento foi feita na mesma hora!

    Em relação ao agendamento, é pura sorte! Tem que entrar toda hora...
  • Boa tarde!

    Alguém que tenha feito a transcrição de casamento pelo consulado sabe dizer como está o prazo? @ErikaSilveira disse que foi feito na mesma hora. Alguém mais com esse prazo?? Estou pretendendo fazer a transcrição do meu casamento pelo consulado ao invés de enviar para PD... de qualquer forma, consegui agendar hoje para outubro.
  • @Fernanda Andrade, o consulado do Rio faz na hora mesmo só que tem que agendar horário e o pessoal relata que esse é o problema. Tem relatos de foristas que tentaram por 6 meses e não conseguiram agendar.
  • @Daniel_Henriques muito obrigada pelo retorno! Tive sorte de conseguir agendar hoje. Foi a segunda vez que entrei e tinha vaga para outubro. Acho que vou acabar fazendo pelo consulado mesmo, já que fazem na hora e consegui agendar. Vai sair mais barato que enviar para PD.

    Sabe dizer se podem criar caso quando eu for tirar o meu CC? Vou tirar o CC em julho e transcrever o casamento em outubro. Não alterei o meu nome.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.