Atribuição sem transcrição de casamento dos pais

Meu pai é Português e minha mãe Brasileira.
Meu pai é o declarante na minha certidão de nascimento no Brasil.
Para eu solicitar a minha atribuição de nacionalidade Portuguesa é necessário a transcrição de casamento deles do Brasil en Portugal ou posso solicitar a minha atribuição só como filho de Português sem a transcrição do Casamento. O Principal objetivo é aa dupla cidadania para os meus filhos e eu sou casado sob o regime de União estavel e não necessito de dupla cidadania nem para minha mãe nem para minha esposa

Comentários

  • @lfppereira, pode fazer o processo pelo ACP do Porto sem transcrever o casamento do seu pai no seu caso.
  • RITA GARCIARITA GARCIA Member
    editado May 2019
    bom dia! Acabo de conseguir a Atribuicao da minha sogra, e agora iniciar o processo do meu marido. Estou com algumas duvidas quanto quais documentos preciso pois há informacoes divergentes.
    Minha sogra agora [e Portuguesa (com 85anos) viuva de Brasileiro.
    Para dar entrada pela ACP na Atribuicao do meu marido vou precisar:
    1, certidao de nascimento dele atualizada e apostilhada.
    2 o assento portugues dela.
    3 certidao de casamento , transcrever e apostilhar ????? e ela e viuva, precisa o obito do pai brasileiro?
    4 ha mais algum documento?
    grata
  • @RITA GARCIA, primeiro tem que fazer a transcrição de casamento de sua sogra, veja todas as informações nas duas primeiras postagens em
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
    Não precisa transcrever o óbito do marido.

    Depois que a transcrição estiver finalizada seu marido pode fazer o processo de nacionalidade dele, para isso vai precisar de:
    - Certidão de nascimento dele por cópia reprográfica, apostilada
    - Cópia do documento de identidade dele emitido há menos de 10 anos, autenticado e apostilado
    - Formulário 1C com firma reconhecida em cartório por autenticidade (ele tem que assinar na presença do funcionário do cartório)
    - Cópia do assento de nascimento da sua sogra, apenas indicar o número, ano e local do assento no formulário 1C
    Pagamento da taxa de 175 euros por vale postal ou cartão de crédito

  • @Daniel Henriques muito obrigada.
  • Bom dia,

    Fiz o pedido de atribuição de nacionalidade portuguesa do meu pai e recentemente recebi uma carta informando o final do processo. Estranhei, porque não recebemos nenhuma certidão, ou algo do tipo, só o número do novo registro de nascimento. Se tudo estiver certo, quero começar o meu pedido de atribuição, mas estou na dúvida se é preciso ter o cartão cidadão dele para começar o meu processo. É comum só receber o número do assento de nascimento e nenhum documento a mais? Preciso fazer a transcrição de casamento dele para fazer a minha atribuição?
  • @Nicole_25, agora as conservatórias não estão mais enviando a certidão ao final do processo de nacionalidade, apenas essa carta informando a conclusão do processo. Você pode solicitar uma certidão pelo civilonline, eu recomendo que faça isso para verificar se está tudo correto no registro dele
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Quem foi o declarante na sua certidão de nascimento?
  • @Daniel Henriques, meu pai foi o declarante da minha certidão. É necessário fazer a transcrição do casamento dele para começar o meu processo? Outra dúvida: para seguir com o meu processo, ele precisa ter o cartão cidadão?
  • @Nicole_25, ACP faz o processo sem transcrição de casamento no seu caso. Recentemente teve a informação que alguns processos do ACP foram enviados para Vila do Conde, não sabemos se Vila do Conde tem o mesmo entendimento sobre a dispensa da transcrição de casamento.
    Não precisa de cartão do cidadão para os processos feitos pelas conservatórias, anormalmente os consulados que exigem a apresentação do cartão do cidadão.
  • @Daniel Henriques vou mandar o meu para a ACP do Porto então, pelo que estou lendo aqui no fórum é a mais rápida. Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.