Atribuição para netos - mãe é filha de português, mas falecida

Chris BritoChris Brito Member
editado March 2019 em Mudanças na Lei
Amigos, estou ajudando minha sobrinha a conseguir a nacionalidade. Íamos fazer o processo da mãe dela primeiro (filha do português), no entanto, minha cunhada faleceu inesperadamente. Agora, pelo que pude apurar, minha sobrinha precisa fazer o processo pulando a geração da mãe correto? E nesse caso, precisa comprovar vínculos com a comunidade portuguesa?

Comentários

  • editado March 2019
    @Chris infelizmente sua cunhada( corrigido sobrinha) terá q fazer agora o processo de atribuição de netos e comprovar laços efetivos com a comunidade portuguesa.
  • Minha sobrinha né @Vlad? A mãe dela faleceu na semana passada... Será que se associar à Casa de Viseu por exemplo serviria?
  • @Chris tem que ser uma entidade portuguesa ou um clube.
  • @Vlad a Casa de Viseu é uma importante Casa portuguesa no subúrbio do Rio.
  • @ Chris

    Veja na página do consulado do RJ, as entidades e clubes oficiais para comprovação de laços efetivos
  • @Chris, a Casa de Viseu está na lista do consulado, e recentemente eu me filiei ao clube para iniciar a contagem do prazo de 5 anos.
  • E um comentário, que quase beira o preciosismo, mas é relevante: o processo dela será de atribuição, não de aquisição. Significa que será nacionalidade originária, não derivada, e a partir do momento que ela tenha a nacionalidade atribuída (originária), ela poderá transmitir a filhos, inclusive maiores, dentre outras diferenças de direitos que pessoas com nacionalidade originária possuem que as com a derivada não possuem.
  • @jhmelman,

    exato. Por este motivo, estou trocando o título desta discussão, a fim de que não haja nenhum engano.
    De: Aquisição para netos - mãe é filha de português, mas falecida
    Para: Atribuição para netos - mãe é filha de português, mas falecida

    Atualmente, netos só por atribuição.
  • Obrigada a todos pelos comentários.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.