Busco certidão de nascimento de meu avô Manoel Teixeira da Silva

Estou buscando a certidão de batismo/nascimento de meu avô. Como não sei a freguesia em que nasceu estou tendo dificuldades.

Meu avô: Manoel Teixeira da Silva
Lavrador
Nascido em Amarante; não tenho o nome da freguesia.
Faleceu em janeiro de 1953 com 60 anos.
No Brasil começou como feirante e depois teve um armazém no Rio de Janeiro, Rua do Acre.
Pais: Antonio Teixeira da Silva e Antonia de Jesus Sampaio
Casado com Aracy Dreys da Silva, brasileira, no Rio de Janeiro
Meu pai: Manoel Teixeira da Silva filho; filha mais velho, nascido 1930 no Brasil
Irmão do meu avô: Alfredo Teixeira da Silva, veio para o Rio de Janeiro com 25 anos, em 1927.

Em 1952 foi para o Porto buscar tratamento no hospital da Ordem Terceira do Carmo, voltando ao Brasil em poucos meses.

Agradeço a ajuda que puderem me dar.
Claudia

Comentários

  • Olá @ClaudiaOsorio

    Solicite informações do registro à CRC, terá que contar com a solicitude do notário são muitas freguesias!

    CRC de Amarante
    End: Largo Sertório Carvalho, 31 - São Gonçalo 4600-037
    Tel: 255420550
    Fax: 255420559
    Email: registos.amarante@irn.mj.pt

    Caso o retorno seja negativo da CRC, uma alternativa é solicitar informações do ID do irmão ao CEPESE

    ID 404711 / Alfredo Teixeira Da Silva / Amarante / Porto / António Teixeira / Antónia de Jesus Sampaio / Lavrador / 25 / Rio de Janeiro / Solteiro http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10

    ...irão passar informações do passaporte que talvez ajude para encontrar o registro do Manuel
  • ClaudiaOsorioClaudiaOsorio Member
    editado February 2019
    olá @Kleber Silva Aguiar
    Eu mesma procurei nos livros de todas as paróquias, nos anos mais prováveis, de 1892 e 1893. Nas paróquias que são na própria cidade de amarante, ampliei as buscas nos livros digitalizados sem resultado nem parecido.
    Já recorri ao Cepese, pedi os dados do passaporte do Alfredo e pedi o processo do passaporte ao Arquivo Distrital do Porto. Pode ser que aí eu descubra a freguesia.

    Já estive me perguntando se a família era católica. Não conheci meu avô. Minha avó não era católica, era kardecista.
    Se le não tiver sido batizado, onde teria sido feito um registro de nascimento antes de 1900?
  • ClaudiaOsorio

    Tinha feito uma leitura errada na data de nascimento do Manuel então, desconsiderar a solicitação à CRC

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJB-J2KT

    Você já tem o número e data do passaporte do irmão Alfredo?
  • @Kleber,
    Tenho sim:
    Passaporte 1779
    Emissão 11 março 1927
  • @Kleber
    Abri agora o link e vi que você localizou o registro do casamento de meus avós!
    Já vinha tentando localizar esse documento sem sucesso. Fiquei feliz com esse passo adiante.
    E nele encontramos a data de nascimento de meu avô, um dado importantíssimo: 3 de março de 1893.
    Falta agora, dentre os dados básicos, a freguesia em que ele nasceu.
  • ClaudiaOsorio

    Só para constar, passaporte do irmão http://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=411638 clique m0106.tif e o arquivo dos processos http://pesquisa.adporto.arquivos.pt/details?id=1598977 não estão online, somente por solicitação ao AD

    Conseguindo a freguesia amplie o período de pesquisa dos registros paroquiais, são comuns divergências nas datas
  • Olá Kleber,
    Sim, eu já solicitei o processo do passaporte ao Arquivo Distrital do Porto. Espero que assim consiga saber qual a freguesia em que a família morou e batizou seus filhos.
  • Olá. Recebi o processo de passaporte do irmão de meu avô: indica que ele é natural da freguesia de Figueiró. Voltei aos registros de batismo de Santa Cristina de Figueiró e Santiago de Figueiró. Busquei novamente o registro de batismo de meu avô Manoel Teixeira da Silva, sem sucesso.
    A digitalização dos batismos de Santiago de Figueiró vai apenas até 1892 e, de acordo com a certidão de casamento de meus avós, no Brasil, meu avô nasceu em 3 de março de 1893. eu já pedi uma busca e a Conservatória me informou ter buscado até 1896 sem encontrar.
    A diferença de idade entre Manoel (nascido em 1893) e seu irmão Alfredo (nascido em 1903), se as datas estiverem certas, é muito grande, e também não encontrei outros irmãos!
    Como consigo investigar datas entre 1896 e 1903? Onde estão esses registros?
    E se a família não era católica?
  • ClaudiaOsorioClaudiaOsorio Member
    editado February 2019
    Seguindo a orientação, volto ao tópico anteriormente aberto. Sinto não ter entendido bem como é o funcionamento. Mas pensei que com um novo assunto estaria deixando mais clara a minha questão.

    Então, encontrei o passaporte de meu tio avô, Alfredo Teixeira da Silva. De acordo com o processo, ele nasceu em Figueiró, em 1903. Meu avô , Manoel Teixeira da Silva, era mais velho. Onde posso encontrar os registros anteriores a 1903?
  • @Guilherme Moreira,
    Sim, na Conservatória de amarante. Mas como, solicitando uma busca? Ou consigo acesso a documentos digitalizados, como para os livros até 1896?
    Abri um tópico porque entendi que eu tinha uma questão diferente, que poderia ficar mais clara e interessar a outros. Sinto se criei confusão.
  • Cláudia,

    acho que um bom caminho é solicitar a certidão do Alfredo. Nela vai saber o local de nascimento e casamento dos pais.
    Peça pelo civilonline.
  • ClaudiaOsorioClaudiaOsorio Member
    editado February 2019
    @Guilherme, obrigada pela sugestão.
    Na semana passada enviei email para o Arquivo Distrital do Porto, perguntando se é possível uma pesquisa, já que agora tenho uma data indicada na certidão de casamento de meu avô. Mas ainda não tive resposta.
    E eu já consegui no Cepese o processo do passaporte do Alfredo. Consta que ele nasceu em "Figueiró". Mas eu não encontro nada nos livros disponíveis online da época do nascimento dele. Ele veio para o Brasil em 1927 com 25 anos. Deve ter nascido em 1902 ou 1903.
    Já estive várias vezes examinando o civilonline. Eu só encontrei caminho para documentos de até 6 meses atrás.
    Como encontro o caminho para esse pedido?
  • Cláudia,

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Informe o ano de nascimento 1923 e nas observações o ano correto - 1902/3.
  • Obrigada, vou seguir a sugestão.
  • ClaudiaOsorioClaudiaOsorio Member
    editado February 2019
    @Guilherme,
    Entrei no sitio civilonline e segui as instruções que você me enviou.
    Ao final recebi a seguinte mensagem de erro:
    Foi detectado um problema:
    Preencha, por favor, os seguintes campos obrigatórios do formulário:

    Data de Nascimento:*O Campo Data de Nascimento deve ser igual ou inferior a 100 anos.

    Como já solicitei a certidão de Manoel ao Arquivo Distrital, creio que devo aguardar a resposta deles. Você sabe se estaõ demorando muito para responder?
  • Cláudia,

    creio que não colocou 1923 como falei.

    Quanto a demora, não faço ideia.
  • @Guilherme,
    Você tem razão. Agora consegui. Não tinha atentado para esse importante detalhe.
  • Olá,
    Venho tentando seguir um caminho sugerido de pedir a certidão de batismo/nascimento de meu tio-avô Alfredo pelo Civil Online, com o objetivo de encontrar a freguesia em que a meus bisavós casaram e pode ter batizado os filhos mais velhos, como meu avô Manoel.
    Não está dando certo, porque não consigo pagar a taxa do Civil Online com meu cartão de crédito (internacional, do Brasil). Já tentei 3 vezes.
  • ClaudiaOsorio

    Já tentou solicitar na CRC de Amarante?

    registos.amarante@irn.mj.pt
  • Olá Kleber, ainda não.
    A data deve ser 1902 ou 1903.
    Vou tentar.
  • Olá,
    Solicitei pela segunda vez ao CRC a certidão de batismo de meu tio-avô, agora com um texto bem curto e objetivo. Funcionou. Eles encontraram o assento. Mas Há um pagamento de 2 euros a ser feito por Vale Postal. O coireio brasileiro não aceita envio de vale postal para pessoa jurídica.
    Alguém tem alguma sugestão de como sair desse impasse?
  • No mesmo email a CRC informa que o assento já se encontra informatizado sob o n.º 463/2018.
    E que eu posso pedir a cópia diretamente no Consulado de Portugal.
    Mas o Consulado aqui no Rio de Janeiro é impossível, não tem como agendar nada nem como ter acesso sem agendamento.
    Tendo esse número há como chegar ao assento de nascimento do meu tio-avô?

  • ClaudiaOsorio

    Não, solicitação do registro somente por intermédio das entidades portuguesas com acesso SIRIC

    http://consuladoportugalrj.org.br/servicos-consulares/registro-civil/pedidos-de-certidoes/ acredito que não precisa de agendamento, custo do registro R$117,14 http://consuladoportugalrj.org.br/site2017/wp-content/uploads/2018/11/tabela-emolumentos-dez2018.pdf

    O consulado também indica esse acesso https://eportugal.gov.pt/entrar?code=certidoes mas desconheço sua funcionalidade.

    Veja agencias do Rio que fazem o vale
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/14757/vale-postal

    Obs: solicite o registro do Alfredo de forma integral, se for simples talvez não conste a naturalidade dos pais.
  • Olá Kleber, fui a uma agência física dos Correios. A questão com o Vale Postal é com a Receita Federal. Então algumas agências ignoram a proibição de envio para pessoa jurídica, mas ocorre com frequência que o envio seja sustado e retorne.
    Tentei pelo Civilonline, com cartão de crédito internacional do Brasil: a transação não se completa, embora meu banco autorize. Já tentei 3 vezes.
    Pelo site do Consulado não estou achando o caminho... Caio em um site dos arquivos portugueses.
    Então, a Conservatória de Amarante localizou os dois assentos que busco, do meu avô Manoel e do meu tio-avô Alfredo, mas não consigo pagar o valor pedido para envio da cópia!
  • ClaudiaOsorio

    Consulado Rio de Janeiro
    http://consuladoportugalrj.org.br/servicos-consulares/registro-civil/pedidos-de-certidoes/

    Amarante passou quais formas de pagamento?
  • Olá, Kleber
    Tentei agora o link do Consulado. Dá mensagem de erro. amanhã tento de novo...
    Amarante só me deu as opções de Vale Postal ou pedir pelo Portal do Cidadão.
    Não tentei essa segunda opção. Como brasileira eu posso utilizar?
  • Cláudia,

    por que não solicita pelo Portal?
  • Olá Guilherme
    Não sei como me registrar no Portal do Cidadão, assim não tenho usuário e senha para informar. Não consigo achar o caminho.
  • Olá @Kleber
    Entrei na página do Consulado do Rio de Janeiro e baixei o formulário que devo enviar pelos Correios para pedir a certidão de meu avô. Mas tenho que enviar também um boleto pago no valor que você indicou, de R$117,14.
    Não encontrei caminho para emissão do boleto.
    Só encontrei indicação para emissão de boleto no lugar onde se agenda atendimento presencial.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.