Averbar Certidão de Casamento/Óbito

Entrei em contato com o consulado Português no RJ pedindo informações de como conseguir a cidadania Portuguesa para minha mãe. Minha avó é Portuguesa, mas mora no Brasil desde os seus 11 anos de idade. Casou aqui, e hoje ela é viúva. Eles me disseram que eu preciso primeiro averbar a certidão de casamento e também a certidão de óbito do meu avô em Portugal. Gostaria de saber como faço isso. Alguém pode me ajudar?
Obrigada!!

Comentários

  • @Michelle

    Precisa transcrever o casamento da sua avó.óbito não é necessário se fizer direto com as conservatórias

    Para transcrição do casamento vc vai precisar:

    - certidão de casamento por inteiro teor e apostilada
    - cópia simples do assento de nascimento da sua avó
    -certidão de nascimento do seu avô de inteiro teor e apostilada
    - cópia do RG(com menos de 10 anos de expedido) autenticado e apostilado de quem vai pedir a transcrição.
    - Taxa de 120 euros
    - Requerimento preenchido e assinado por autenticidade

    Modelo de requerimento

    https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view


    Como preencher o modelo de requerimento

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1


    Endereços para envio do VALE POSTAL:
    (Finalidade: Manutenção de Residente)

    * IRN, IP (somente Transcrição de Casamento)
    Praça Gonçalo Velho, nº 12, 2º
    9500-063 – Ponta Delgada



    * Endereços para envio dos DOCUMENTOS:

    • CRC de Ponta Delgada (somente Transcrição de Casamento)
    Praça Gonçalo Velho, nº 12, 2º
    9500-063 – Ponta Delgada

  • Olá com respeito a dúvida acima. Não pode enviar todos os documentos de atribuição e ao mesmo tempo fazer a fazer a transcrição do casamento? O processo de atribuição, é necessário enviar primeiro a averbação do casamento e só depois que isso tiver solucionado fará o juntamento dos documentos para a atribuição, é isso?
  • Me surgiu uma dúvida, confesso que estou muita confusa. Meu pai português nasceu em 1894 e minha mãe brasileira se casaram aqui no Brasil. Ambos morreram, preciso averbar casamento e óbito do meu pai português?
  • @SimoneCristina um processo de cada vez ,primeiro a transcrição de casamento e depois a atribuição. Se seu pai foi o declarante do seu nascimento nao precisa transcrever o casamento e nem o óbito bito se o processo for feito na conservatória ACP.Depois da sua atribuição concluida aí sim vc terá q transcrever seu casamento em Portugal.
  • Olá amigos!
    Possuo um processo de solicitação de transcrição que enviarei para PD. No entanto, tenho um óbito para averbar, pois depois, farei a transcrição de um segundo casamento.

    Um amigo do forum sugeriru que eu me baseasse no formulário de solicitação de transcrição de casamento de PD e formular um documento para solicitar a averbação do óbito, mas estou um pouco confusa. Alguma sugestão de como fazer esse documento?
    Muitíssimo obrigada.
  • @barbaraleão escreva uma carta que vc precisa dissolver um casamento por motivo de óbito. Não existe um formulário próprio para esse procedimento.
  • Pessoal boa tarde, meu avô era português já falecido, não tenho a certidão de nascimento dele, mas tenho a de casamento e a de óbito, consigo o processo de naturalização através destes documentos? Alguém pode me repassar número e/ou email de uma conservatória? Desde já agradeço a informação.
  • @Italo Danyel, tem que localizar o registro de nascimento ou batismo dele, esse documento não é substituído por nenhum outro.
  • @Daniel Henrique, ou quem possa me responder ... onde eu consigo o registro de nascimento? Eu já entrei no portal do cidadão de portugal e lá precisa ter um login e uma senha, tem outro meio que eu possa conseguir?
  • @Italo, você tem os dados de onde ele nasceu? Nome, filiação, ano de nascimento, conselho, freguesia, distrito, etc?
    Em que ano ele nasceu?
  • @Daniel Henriques, não tenho todos os dados, mas tenho como conseguir sim.
  • @Italo Danyel, dependendo do ano em que ele nasceu pode solicitar uma certidão pelo civilonline
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
    em geral os registros após 1911 estão informatizados e podem ser solicitados dessa maneira.
  • Dúvida, vou fazer a transcrição de casamento da minha avó em Ponta Delgada, estou com todos os documentos prontos, queria fazer só a transcrição de casamento, mas no documento que veio do cartório informa o falecimento de ambos. Terei problema? Em solicitar e pagar só pela transcrição do casamento?
  • @Ana Maria Hosannah, não tem problema. As conservatórias não exigem que sejam averbados os óbitos.
  • @Daniel super obrigada pela informação e resposta rápida, estava aqui só esperando a sua informação para encaminhar os documentos!!!!
  • @barbaraleao , poderias por gentileza compartilhar como foi sua experiencia? Enviastes uma carta a conservatória solicitando a dissolução do casamento por óbito e mandastes junto com a carta a certidão de óbito do cônjuge (era apostilada?)

  • editado August 2023

    @Doll

    Barbara não acessa o fórum desde junho de 2020. Não acredito que ela responderá.

    Sim, precisa enviar um requerimento para a Conservatória (ou consulado) solicitando a averbação do óbito na certidão de casamento.

    Sim a certidão de óbito deve ser apostilada.

  • @eduardo_augusto obrigada pelo retorno...eu escrevi uma mensagem pra ti ..muitissimo obrigada pelos esclarecimentos...👍️

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.