Documentos para Atribuição

@vlad quais os documentos são necessários para dar entrada na minha atribuição? A transcrição de casamento dos meus pais já foram transcritas.
«1

Comentários

  • @Vlad eu estou fazendo o pagto pelo cartão de crédito, porém, ele apareceu um erro, mesmo eu estando em outro pais, eu consigo fazer a operação pelo cartão normalmente, certo?
  • @Fellipe a plataforma de pgto pelo cartão de crédito está apresentando instabilidade temporária. Sugiro aguardar um pouco.
  • mateusamorim8mateusamorim8 Member
    editado January 2019
    Pessoal, boa noite!
    Sou novo no fórum, meu pai é filho de português (já falecido), estou querendo tirar minha cidadania diretamente com PT, já tenho algumas informações em mãos. Gostaria só de um auxilio pois queria uma confirmação em relação ao que fazer para complementar a documentação.

    Já tenho em mãos :
    1° - Certidão de inteiro teor do requerente(do filho de português,no caso meu pai) emitida em menos de 1 ano c copia reprográfica no verso da mesma. Neste meu caso só falta eu reconhecer firma,apostilar (Haia) junto a um um cartório BR ? Mesmo assim depois tenho que levar até um consulado português para eles legalizarem ?

    2- Não tenho mais a certidão de nascimento do meu avó, corri atrás e consegui apenas a menção dela. Nesse caso é só mencionar ela no formulário 1C, correto ?

    3- O RG do meu pai está emitido há menos de 10 anos, no caso seria somente autenticar ele em cartório e apostilar em Haia, correto ?

    4- Imprimir o formulário 1C em uma só folha (frente e verso) preencher logo em seguida e ir a um cartório BR para eles reconhecerem a assinatura do requerente, ok?

    5- Precisa apostilar em Haia o formulário também?

    6- O vale postal de 175 euros, eu adquiro aonde? Diretamente nos correios ?

    7- Falta mais algum documento alem desses para ser realizada a atribuição? Há alguma forma de confirmar se estão corretos os documentos junto a conservadoria de Portugal ?

    Creio que são perguntas bobas, porém é a primeira vez que estou fazendo e meu pai é meio leigo nessas áreas, como o interessado sou eu, sobrou pra mim rsrsrs..
    Peço perdão pela ignorância, mas vi que o fórum tem muita disponibilidade para oferecer ajuda, logo me senti a vontade de tirar essas duvidas..
    Aguardo respostas e desde já agradeço.
  • @mateusamorim8
    1 - Não tem mais que legalizar no consulado, a apostila de Haia é a legalização do documento
    2 - Se o assento estiver informatizado basta indicar no formulário, se não estiver terá que mandar cópia certificada do assento
    3 -Sim, cópia autenticada e apostilada
    4 - Reconhecer firma por autenticidade, reconhecimento por semelhança não é aceito. Alguns cartório estão indicando como reconhecido por autentico isso também está causando problemas, pergunte no cartório como sai na etiqueta ou carimbo, se estiver por autenticidade ou autentico pois assinou na minha presença está OK.
    5 - O formulário não precisa apostilar
    6 - O vale postal é feito nos correios. Existe também a possibilidade de pagar a taxa por cartão de crédito, apesar que a plataforma de pagamento tem apresentado instabilidade nos últimos dias.
    7 - pelo que você falou não me parece que falte algo. Somente seu avô era português? Quem foi o declarante do nascimento de seu pai? Seu avô casou no Brasil?
  • mateusamorim8mateusamorim8 Member
    editado January 2019
    @Daniel
    Respondendo as pergunta feitas no tópico 7.

    1- Sim, somente o meu avô era português.
    2- Meu avô português foi o próprio declarante do nascimento do meu pai.
    3- Ele chegou a ter mulheres aqui no BR, mas não se casou oficialmente com nenhuma.
  • @Vlad você tem o link do pagamento através do cartão de crédito? Só pra ver se por acaso não seja o link que estou acessando, que estaja com problemas, eu não consigo realizar o pagto. Eu preencho os dados do meu endereço, e daí pra frente ele não conclui.
  • @Vlad ok, vou aguardar, eu consigo pagar por essa plataforma, mesmo estando em outro país?
    aparece esse erro:

    Unexpected Error Occured - msgCodigo: 701 - msgDescricao: Operação não é repetível portanto não é válida no estado actual da transacção.
  • @Fellipe Silva Santos sim consegue, basta o cartão ser internacional e estar liberado para compra no exterior. Alguns cartões tem que liberar compras online também.
  • @Daniel a minha certidão não precisa ser de inteiro teor, certo? só repografico com reconhecimento e apostilhado, certo?
  • @Fellipe sim, apenas uma certidão emitida por cópia reprográfica (xerox) e apostilada. Caso esteja ilegível ai sim mandar também uma certidão inteiro teor (digitada) para facilitar a leitura da outra, caso tenha que mandar essa certidão adicional ela não precisa ser apostilada.
  • Quero pedir a atribuicao da minha mae, porem ela nao tem mais a certidao de nascimento, so a de casamento.
    Serve?
  • @b_levenhagen, não. Para instruir o processo tem que ser a certidão de nascimento emitida por cópia reprográfica (xerox do livro de registro)
  • @vlad uma duvida estou fora do Brasil, no formulário 1C tem o campo da caixa postal, a numeração e digitos são diferentes aqui da Irlanda e do Brasil.

    Brasil: ex 04688 - 200 é o modelo que tem no formulário.

    Aqui, o endereço postal é D09 E0X6 como eu preencho isso no formulario?

    Posso fazer dessa forma ex: D09E - 0X6?
  • editado January 2019
    @Fellipe sim, vc preenche com o código da Irlanda..pode colocar todos os números e letras em sequencia.
  • @vald o pagamento pelo cartão de crédito, não tem validade como o vale postal certo?
  • @Fellipe Silva Santos, não tem validade determinada não.
  • Bom dia,
    Alguém pode informar o prazo de validade de cada certidão ?
    Peguei a certidão de nascimento do meu pai ( português ) em Dezembro de 2018, já com todas as transcrições.
    Peguei minha certidão de nascimento repográfica, em Dezembro 2018 e inteiro teor em Janeiro 2019.
    Copia do RG autenticada em Janeiro 2019.
    Vou mandar apostilar em Santa Catarina , agora em Fevereiro.
    Depois, fazer o pagamento via cartão crédito, preencher o formulário e enviar tudo, via DHL a conservatória do Porto.
    Devo fazer tudo isso ainda em Fevereiro.
    Corro risco das certidões feitas em Dezembro de 2018 vencerem ? Qual o prazo de validade que aceitam as certidões ? Uns falam 6 meses ( ai preocupa um pouco ), outros, falam 12 meses....
    Obrigado
    Carvalho
  • Outra pergunta....
    Minha certidão de nascimento em cópia repográfica, não está 100% legível....Precisa ter uma boa vontade para entender o que está lá.
    Por segurança, peguei uma certidão de inteiro teor, par atestar o que está escrito na repográfica.
    É bom apostilar as duas certidões ? Ou apostilo somente a repográfica e mando uma xerox autenticada da inteiro teor ou até mesmo a original de inteiro teor ?
    Obrigado
    Carvalho
  • @JCCS o prazo para certidões é de 1 ano.Apostile apenas a certidão reprográfica.As duas certidões tem que ser originais e de inteiro teor.
  • ok
    obrigado
  • @Vlad pelas informações para dar entrada na atribuição, um dos documentos exigidos é o Documento de identificação, com a firma reconhecida e apostilhado, certo? Fui no consulado hoje, e eles falaram que não precisa de apostilhar, agora estou na dúvida, pode me ajudar?
  • Fellipe os documentos exigidos pelas conservatórias são um pouco diferentes dos documentos que são solicitados pelos consulados.
  • editado January 2019
    @vlad então eu vou mandar direto para a Conservatória de Porto, então eu sigo conforme eles solicitam, certo?
  • Pessoal para o processo de atribuição de minha mãe, filha de Português, minha dúvida está na certidão de nascimento dela.
    Certidão de Nascimento
    1. Cópia Reprográfica, o Cartório está chamando de fotocópia, falaram que é a mesma coisa.
    2. Inteiro teor.
    3. Apostilada.
    4. Existe a necessidade de reconhecimento de firma?
    Obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.