Noivo sem certidão de nascimento em Portugal e no Brasil

Prezados, boa tarde.

Se possível, podem me esclarecer uma dúvida?

Estive em Portugal para retirar a certidão de nascimento do meu avô e descobri que meus bisavós vieram para o Brasil antes do nascimento de meu avô, de modo que não localizaram a certidão de nascimento requerida.

Assim, iniciei a busca no local de destino do navio através do qual meus bisavós vieram para o Brasil .

Pois bem, em Avará - SP me informaram que não foi localizada a certidão requerida.

Meu avô veio para o Rio de Janeiro pouco antes de se casar, mas também não localizei aqui qualquer registro de nascimento.

Outro problema é que todos os documentos que tenho de meu avo (certidão de casamento e óbito), fazem menção a ele como "natural de Portugal".

Assim, minha duvida é: como devo proceder?

Em suma: todos os documentos do meu avô descrevem ele como Português, todavia, seus pais vieram para o Brasil antes de seu nascimento e, ainda, aqui no Brasil não foi localizada sua certidão.

É possível requerer a transcrição do casamento sem a certidão de nascimento do cônjuge ?

Fico no aguardo de mais orientações.

Um abraço.

Comentários

  • @ROANNE antes de tudo vc precisa se certificar se seu avô nasceu em Portugal ou no Brasil.Para transcrição de casamento é necessário as certidões de nascimento de ambos os nubentes e a certidão de casamento.
  • @vladPen Então, fiz todas as buscas que me solicitaram em Portugal e realmente não encontraram nada...
    Ele também costumava falar que era Paulista, então fiz inúmeras buscas em cartórios de SP, inclusive Avaré que era o destino indicado pelo pai dele na lista de bordo do navio, mas não encontrei nada.
    Não sei mais por onde procurar.

    Muito obrigada pela resposta!
  • Roanne,

    desse avô e bisavós vc não passou os dados. Passou?
  • @GuilhermeMoreira

    Olá Guilherme. Então, passei há algum tempo, mas já descobri muitas coisas novas rs
    Tanto tempo procurando essa certidão que já achei todos os outros documentos que precisave.

    Então, o marido da portuguesa chamava JAYME DOS SANTOS ou JAIME DOS SANTOS nascido em 10.08.1901, filho de ANTONIO JOSE RODRIGUES E VICTORIA DOS REIS. Ele dizia que sua família havia desembarcado em São Paulo. Ele tinha quatro irmãos de nomes Maria Amélia, João, Abílio e Davi.

    No registro do passaporte consta que vieram ao Brasil apenas os pais e os irmãos Abílio e Davi, em 1887.

    A esposa do Jayme era portuguesa e chamava LAURA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES, encontrei o registro de nascimento dela em Travancas, nascida em 06.09.1906, filha de Manoel João Rodrigues e Francisca Thereza Rodrigues.

    Sei também que eles se casaram no RJ e após o casamento ela passou a se chamar LAURA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS.

    Além disso sei que os dois eram primos e tiveram 21 filhos, todos nascidos no RJ, dos quais conheço apenas 6.

    É TUDO QUE SEI...

    Obrigada!!!
  • editado December 2018
    Onde encontrou o passaporte?

    A freguesia é Travancas mesmo? Chaves? Não encontrei a Laura.
  • O passaporte que perguntei foi o de 1887.
  • Vc tem o batismo da avó Laura? Ela não foi batizada em Travancas.
  • Tenho sim! Só não tenho a certidão de nascimento do marido (Jayme) dela que nasceu aqui no Brasil.
  • Repetindo: Laura não nasceu em Travancas. E não nasceu em 1906.
  • Então, Guilherme, o da Laura na verdade não é um grande problema, pois já estou com a certidão de nascimento dela. Estive em Portugal, fiz a solicitação com esse documento do passaporte e eles enviaram para o hotel no dia seguinte, foi bem tranquilo até.
    Meu problema maior é que não localizo a certidão do cônjuge (Jaime), o que me impede de fazer a transcrição.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.