Transcrição e averbação divórcio

Boa tarde. Tirei minha cidadania portuguesa. A dúvida agora é como farei com o CC e o passaporte. Fui casada 10 anos atrás sem filhos nesse casamento. Mas mudei meu nome (infelizmente). Me divorciei e voltei a usar nome de solteira. Como proceder agora? Preciso transcrever e averbar divórcio para tirar cc e passaporte? Posso tirar meu cc e passaporte nesse meio tempo? Pq se esperar a homologação de divórcio em portugal vai levar 2 anos até conseguir tirar cc e passaporte. Me orientaram a tirar os documentos como casada e depois atualizar qdo conseguir homologar o divórcio. O problema que minha certidão de casamento tem o divórcio averbado. Isso não seria problema.
Sei que minha filha no segundo relacionamento (sem casamento) posso pedir a cidadania dela sem precisar transcrever. Porque consta na certidão dela meu nome de solteira e ela tem 3 anos.Certo?
Grata

Comentários

  • Não basta na certidão da sua filha estar seu nome de solteira. A sua qualificação na certidão da sua filha é que vai dizer se será necessário ou não (se você está qualificada como solteira ou divorciada).
    Quanto a fazer o CC e passaporte, se você estiver com planos de ir logo para Portugal, pode ser melhor fazê-los logo, caso contrário, espere o final dos procedimentos todos para não ter que tirar várias vias.
    Parece que a homologação de divórcio não demora tanto tempo assim não, vou ver se acho um tópico aqui que fala sobre isso.
  • O link a que me referi, de uma postagem aqui no fórum bem informativa sobre os procedimentos.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11253/homologacao-de-divorcio-em-portugal/p1
  • Não tem essa qualificação de solteiro ou casado na certidão dela. As certidões novas só vem nome do pai e da mãe e doas avós. Na certidão consta com o meu nome de solteira. Nem quem registrou vem mais. No caso de eu ir para portugal só final de 2019 (outubro) Vc acha que seria melhor então eu fazer a regularização? Vou para os Estados Unidos em.jumho e queria isar o passaporte para não precisar do visto... fico com medo de tirar solteira agora e depois regularizar e verem que eu fui casada antes. A acessoria que fez o meu pediu para eu tirar como solteira e depois que o passaporte ficasse pronto dava entrada na transcrição e homologação do divórvio. Pq o tempo para fazer o passaporte no RJ leva 4 meses somado ao tempo da regularização... apenas em 2020...
  • Se você já tiver o visto americano no seu passaporte brasileiro, é melhor usar o brasileiro pra viajar.

    Quanto à certidão da sua filha, verifique certinho porque a dela vai ter que ser por cópia reprográfica do livro, e não acredito que não tenha mais a informação do declarante, por exemplo. O que estiver registrado no livro é o que vale, e mesmo que por ventura o cartório não possa emitir a certidão por cópia do livro, a certidão de inteiro teor digitada possivelmente vai informar esses dados.

    A rigor, você tem que estar com o estado civil atualizado. Na prática, vale dar uma pesquisada a fundo no forum sobre o que pessoas em situação parecida com a sua têm feito. (Já vi diversos casos parecidos, mas não tenho os links aqui).
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.