Transcrição por PD ou Consulado do RJ

Bom dia.
Gostaria de saber qual a melhor opção em termos de prazo para o processo de transcrição de casamento. Por PD ou Consulado RJ? E quanto a valores alguém sabe informar se seria o mesmo ou teria diferença enviar para a Conservatoria ou solicitar pelo Consulado?
Obrigada.

Comentários

  • @denise se vc conseguir agendar pelo consulado ..aconselhamos a fazer por lá.Se for fazer por PD toda a documentação tem que estar correta e muito cuidado na hora de fazer o vale postal para não fazer a conversão errada;o valor é 120 euros. O valor pelo consulado não sei exatamente qual é.
  • O custo é quase o mesmo. Porque a taxa do consulado RJ (R$704,56) é maior que a taxa das conservatorias (EUR 120), e para para Portugal gasta com o envio.
    Mas nao to achando muitos casos de pessoas que estejam fazendo pelo consulado do RJ. Até acha vaga, agora tem para MArço e Abril.
    Mas quanto tempo o consulado do RJ leva em media para concluir?
  • obrigada @Maria Nelida

    tenho uma desconfiança dos prazos do consulado do Rio kkkk
    não decidi ainda onde vou fazer. estou pensando em pedir algum amigo para enviar por SP...
  • Até março/abril pra abrir vaga e mais 30 dias...
    Se a questão financeira não for realmente relevante, os 120 euros + 1 firma + 2 apostilamentos + 1 autenticação + correios/DHL + custos do VP acabam não saindo muito mais e tem chances de a transcrição chegar antes do papai noel... :D
    E não é só a questão financeira, o tipo de processo e a criticidade dele também contam: se for um processo do próprio, esperar não tem nenhum problema, mas se for pra transcrição de casamento pra depois fazer um processo da bisavó pra avó de 98 anos, aí eu diria pra priorizar a agilidade no procedimento...
  • @vlad pen
    Boa tarde. Estou com uma dúvida e não sei se poderá me ajudar. Estou com a documentação para a transcrição pronta e pretendo enviar esta semana para PD, porém, ao verificar as certidões encontrei um erro q não sei se PD levará em consideração. A minha certidão de casamento está ok. O problema está na certidão de nascimento do meu ex marido . No rodapé da certidão consta as informações sobre o casamento e Divórcio e houve uma inversão nas datas. Informam que meu casamento foi lavrado em 22.05.82, tendo o casamento ocorrido em 17.06.82. Inverteram as datas na certidão de nascimento do cônjuge estrangeiro. A certidão de casamento está correta! Será que dará algum problema ou esta informação será irrelevante já que os dados ref a certidão de nascimento estão ok e a certidão de casamento também?
    Obrigada
  • @denisebarreira , vc não consegue fazer uma retificação administrativa no cartório onde seu marido foi registrado? vc disse que houve uma inversão ou dia e mês de casamento errada?
  • @vlad Pen
    Bom dia
    Sim inverteram a data do casamento com a data do registro no livro do cartório. Isso aconteceu na certidão de nascimento do meu ex marido. A certidão de casamento está correta.
    Entrei rm contato com o cartório que reconheceu o erro na digitação do documento. Será emitida nova certidão de nascimento com a informação correta ref a data de casamento.
    Obrigada mais uma vez pela ajuda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.