Transcrição de casamento de portuguesa como requisito para a neta requerer a nacionalidade.

Boa noite!

Minha mãe presente dar entrada no pedido de nacionalidade portuguesa, com base na sua avó e já possuímos a certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica apostilada de seu pai, assim como a certidão de batismo da sua avó portuguesa.

No entanto, é preciso transcrever o casamento da sua avó em Portugal, pois a mesma casou-se com brasileiro no Brasil e mudou o sobrenome.

Conseguimos então a certidão de casamento dos seus avós de inteiro teor com cópia reprográfica e apostilada, mas infelizmente não conseguimos a certidão de nascimento do avô, nascido em 1874. Procurei no processo de habilitação do seu casamento, mas não havia certidão de nascimento e tive a informação de alguns cartórios que, pelo ano de nascimento, deve ter sido registrado em alguma Igreja e não no cartório.

Há alguma possibilidade de conseguir transcrever o casamento dos avós da minha mãe sem a certidão de nascimento dele, brasileiro? Haveria alguma conservatória que se satisfizesse apenas com a certidão de casamento?

Já não sei mais o que fazer.

Obrigado pela ajuda.

Comentários

  • @alexsdmartins

    Para transcrever o casamento precisa da certidão de nascimento de ambos
    Tempos atrás,algumas Conservatórias aceitavam fazer a transcrição com supressão da certidão de um dos nubentes,agora não são mais aceitos processos dessa maneira
  • @Alex..tenta ver se o consulado aceita fazer a transcriçao de casamento com supressão de certidão.
  • Ok. Obrigado, pessoal.
  • Bom dia, Vlad e demais!

    Não consegui obter a certidão de nascimento do avô da minha mãe, para dar entrada na transcrição do casamento dos seus avós (avó portuguesa e avô brasileiro).

    Vi num site, que a certidão de nascimento do cônjuge brasileiro poderia ser dispensada se o casamento fosse precedido de processo preliminar, nomeadamente com a publicação de proclamas, editais ou banhos - e tal facto for certificado na certidão de casamento.

    Procede tal informação? Como vem essa informação na certidão de casamento?

    Conforme sua sugestão, Vlad, entro todo dia no site do consulado português no Rio de Janeiro, mas não abre vaga.

    Se alguém puder ajudar, agradeço muito.
  • Essa transcrição do casamento é necessária para todos os casos de pedido de nacionalidade por atribuição para netos? No caso da minha família, o meu bisavô era português, viúvo, e se casou posteriormente com a minha bisavó, brasileira, viúva.
  • editado November 2018
    @alex tente entrar no site depois da meia noite.
    @Julbra para atribuição de netos é preciso transcrever o casamento dos bisavós antes.
  • Tento também, mas darei mais ênfase para este horário. Isso cansa.
    Obrigado, Vlad.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.