CC + Carta PIN no Consulado RJ. Como saber se chegou?

Alguém que já tenha recebido o CC + carta PIN no Consulado, como fizeram para saber que o cartão chegou? Tentei o e-mail que informaram (várias vezes) e não respondem, na Linha de Registros só informam a data que foi enviado para o Consulado e, por telefone, o Consulado não tem a menor boa vontade de checar se o cartão foi recebido (mandam aguardar o retorno do e-mail). Alguma sugestão? Fico preocupado com o prazo de expiração da carta-PIN que falam.

Comentários

  • E tem alguma informação nesse link que possa sugerir algo diferente do que já fiz, como citado no primeiro post?
  • Você o abriu? Você não disse qual email que te informaram, o email ali indicado é diferente do email do consulado. Às vezes eles demoram a responder mesmo. Você mencionou "resposta do consulado", e no link está indicado um email do IRN, não do consulado.
    Se a sua intenção for pedir o Passaporte no mesmo dia tem que agendar, e não há agendamentos próximos, a última vez que eu vi estava pra janeiro, até lá certamente já chegou...
    Você pode resgatar em até 1 ano o CC+PIN no consulado, então não há risco de expirar, a menos que você deixe passar muito tempo.
  • @mso2000 mande e-mail para o endereço que consta no rodapé do protocolo da sua solicitação do cc. Geralmente eles respondem ! Foi para este que mandou ?
  • mso2000mso2000 Member
    editado August 2018
    @jhmelman imagino que tem muita gente leiga por aqui, então até entendo que as pessoas mais experientes tendem a dar réplicas tipo atendimento NET ("já verificou se o modem está conectado na tomada?"), rs. Então, sim, já abri e já constatei que tem mais de um e-mail e já mandei para ambos (cartaodecidadao@irn.mj.pt e cartaodecidadao.cgrio@mne.pt). O único que me respondeu foi o primeiro, do IRN e bem no início do processo afirmando que o processo estava parado nas Finanças. Depois disso nunca mais respondeu. O segundo endereço, do Consulado, nunca me responderam até hoje e eu sei que o CC já foi enviado para o Consulado porque obtive essa informação ligando para a LR, mas não sei dizer se já está lá para retirada, porque não respondem os e-mails e por telefone mandam eu aguardar a resposta do e-mail. Então é bem complicado.

    Além disso, se você entrar na página inicial do Consulado (http://consuladoportugalrj.org.br/) tem um comunicado atualizado dizendo que devemos entrar em contato pelo e-mail do Consulado, então nem as informações deles são concisas.

    @LeticiaMarques, então como disse há pouco, esse do protocolo é o do IRN que só me responderam uma única vez e depois nunca mais.

    Por isso estou perguntando se existe uma terceira opção de contato, ou talvez ir direto lá no Consulado prá saber se o CC já está lá (mas será que chegando lá não posso perder meu tempo com funcionários sem saco de trabalhar que vão justamente questionar se eu recebi o e-mail de confirmação?)
  • @mso2000
    Sim, eu vejo muitas dessas respostas aqui no forum, infelizmente... Às vezes até com pessoas com dúvidas iniciais, o que acho pior. Desculpe se passei uma postura altiva, é que realmente muitas vezes tem gente que pergunta sem nem ter ao menos feito uma pesquisa básica no site do consulado (que tem N problemas).

    Por fim, ainda sobre a questão original, agora de palpite mesmo porque não sei se prestam esse tipo de informação, mas quem sabe a LR tem como informar, vale dar uma tentada (de pref via Skype, tende a ser mais barato) +351 211 950 500, veja se alguma opção se aplica. Ir ao consulado correndo dar viagem perdida não acho muita vantagem não...
  • mso2000mso2000 Member
    editado August 2018
    @jhmelman obrigado. Pois é, ainda não sei o que fazer. Vou tentar ligar de novo, o problema é que é um inferno ligar prá lá, rs (da última vez foram 40 min até me atenderem). Mas estou preocupado com o lance da carta PIN expirar, já tinha lido que tem um prazo para desbloquear o CC senão o PIN expira e você tem que solicitar outra carta. Quando questionei isso por telefone para a atendente do Consulado, ela disse que, como a carta foi para o Consulado, não expira. Sinceramente não sei se ela falou isso prá desligar logo o telefone ou se realmente ela está certa. Você sabe alguma coisa sobre isso?

    De qualquer forma, é muita má vontade do Consulado não poder dizer por telefone uma informação simples como essa, se o CC já está lá ou não...
  • Quando eu fiz o pedido da carta pin ainda era da forma anterior, com a carta chegando em casa. No consulado me disseram que tinha que pedir uma segunda via entre 45 dias e 90 dias se ainda não tivesse chegado em casa, mas que após um ano sem retirar o CC, expirava.

    Minha irmã quando pediu o dela já foi pro consulado, ela mandou o email pro email do IRN e demoraram uns dias pra responder, como ela tava agendada pra passaporte, foi lá mesmo sem ter resposta e conseguiu pegar o CC e pedir o PEP. Só uns dias depois que responderam ao email dela..
  • Boa noite!

    Aconteceu o mesmo comigo. Dei entrada no cc no dia 17 de maio e o consulado do Rio de Janeiro me informou que a carta iria para a minha residência, mas ela nunca chegou. Então fui ao consulado duas semanas atrás pedir orientação e me informaram que a carta pin e o cc seriam enviados para lá. Questionei se depois de tanto tempo ainda não teria chegado e um atendente nada simpático me disse que não podia pesquisar, que eu deveria aguardar o retorno do e-mail do irn.
    O problema é que eu tinha enviado e-mail para o irn 35 dias antes e eles nunca responderam.

    Liguei para LR e me informaram apenas a data que a carta tinha sido enviada para o consulado.

    Decidi tentar mais uma vez e graças a Deus fui atendida por uma funcionária simpática que prontamente pegou a minha carta pin e o meu CC..
  • Tristeza isso...pelo visto vou passar pelo mesmo problema. Não é fáci pra mim ir até o Consulado. Provavelmente vou chegar lá dizendo que recebi o e-mail (mesmo sem ter recebido). Quem sabe assim pelo menos eles não olham se realmente está com eles, rs

    Já tem quase 3 semanas que ele foi enviado (segundo a LR), talvez já tenha chegado, não?
  • mso2000mso2000 Member
    editado September 2018
    Bom, prá quem acompanhou, segue o desfecho da saga: simplesmente fui lá no Consulado e peguei o CC mesmo sem nunca ter recebido confirmação por e-mail.

    Então fica a dica prá quem está tirando o CC: após dar entrada no Consulado, espere umas 2 semanas, ligue para a LR e veja em que data o CC foi enviado. Calcule 1 mês após essa data e simplesmente vá lá no Consulado retirar.
  • Alguém por acaso sabe informar se o C.C emitido no consulado (sem o NIF), serve apenas para identificação????
    Pois em momento algum quando minha mãe foi retirar o dela pediram para inserir senha do PIN (da carta pin), ou efetuaram algum desbloqueio! Como faço pra saber se a assinatura digital e a autenticação já estão prontas para uso, caso necessite! Obrigado!
  • Pessoal, depois de perder o agendamento do passaporte por não ter recebido a carta PIN, estive ontem no consulado para solicitar a 2a via da carta e para minha surpresa, meu cartão cidadão estava lá deste final de maio. Fui informado de que a carta não é mais remetida para a residência, assim como é feito no consulado de SP. Portanto, NÃO aguardem o recebimento da carta PIN nas suas respectivas residências.
  • @AndreJoao a carta PIN não vem pelo correio .É entregue direto no consulado de SP desde o ano passado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.