Homologação de divorcio, mas ainda não saiu minha cidadania

Pessoal, muito bom dia a todos.
Venho lendo bastante sobre os passos necessários para minha jornada.
Já iniciei meu processo de cidadania porém ainda vai demorar um pouco até ser concluída.
Analisando todos os documentos com assistência jurídica, foi me explicado que eu precisarei homologar meu meu divórcio.
A minha grande dúvida é, ainda não sou cidadão português, já me divorciei tem uns anos, não tenho filhos com a minha ex companheira, não tenho mais nenhum tipo de vínculo. Em minha certidão brasileira já consta que estou divorciado e já foi averbado já tem bastante tempo.
Depois que minha atribuição(Meu avo é português, minha mãe está tirando e logo sigo o processo de atribuição), preciso homologar meu divorcio mesmo que eu venha a tirar meu passaporte direto em portuga ou venha a me casar em Portugal com minha atual companheira?
Apenas vivemos juntos e ainda não nos casamos. Estamos esperando as expectativas da cidadania para ter uma visão do que vamos vir a fazer. A ideia é casar em Portugal e futuramente ficar por lá uma vez que estou almejando algumas vagas em minhas áreas por lá.

Desde já agradeço a todos e parabéns ao fórum que vem ajudando muitas pessoas.

Comentários

  • @leandrolopesramos se pretende se casar novamente precisará sim transcrever seu primeiro casamento em Portugal, homologar o divórcio através de um advogado e por fim transcrever o segundo casamento. Isso depois q sua atribuição de nacionalidade for concluida.Vc pode tirar o Cartão Cidadão e o passaporte sem precisar homologar o divórcio.
  • Vlad, como sempre, muito obrigado pela rapida reaposta.
    Pensei que seria possivel me casar direto em portugal e pular esse processo de homologacao de divorcio.
    Estou a aguardar todo o processo agora e sempre acompanhando o forum.
    muito obrigado.
  • Boa tarde, sou nova no fórum e lendo este tópico fiquei com dúvidas:
    Tenho o meu Assento por atribuição.
    Sou divorciada no Brasil e já dei entrada na Transcrição de meu casamento por PD.
    Quando casei mudei o nome e hoje, como divorciada no Brasil, voltei ao nome de solteira.
    Eu posso tirar o CC e o passaporte antes de homologar meu divórcio em Portugal?
    Se sim, como fica o nome no CC ?
    Consta no CC e no passaporte o estado civil?
    Grata
  • @Fatima de Oliveira

    Seu nome no CC será o de casada e,após a homologação do divórcio que deverá seu através de um advogado que atue em Portugal,voltará a ter o nome de solteira
  • Bom dia Maria Nélida,
    É um prazer falar com você.
    Tenho lido muito o fórum e sempre leio suas postagens, muito esclarecedoras.
    Entendi que meu nome no CC sairá com nome de casada.
    Minha dúvida maior é se posso tirar o CC com nome de casada para poder viajar à Portugal como cidadã portuguesa e posteriormente homologar o divórcio e pedir novo CC ou se devo fazer a homologação antes de pedir o CC e viajar á Portugal como turista?
    Grata.
  • @Fatima de Oliveira

    Obrigada pelo carinho:)
    Pode viajar com o CC de casada e,posteriormente,homologar o divórcio
  • Pensei que tivesse que homologar o divórcio antes de tirar o CC.
    Posso viajar à Portugal , entrando como cidadã portuguesa, com o CC , com o nome de casada.
    Se eu viajar com o CC com nome de casada e com o passaporte brasileiro com o nome de solteira, posso entrar como cidadã portuguesa ou terei algum problema pela divergência de sobrenome?
    Grata.
  • @Fátima ao sair do Brasil ..vc tem duas opções..Sai com o passaporte brasileiro e entra em Portugal com o CC...ou se tiver o passaporte portugues..vc sai com ele e apresenta o R.G junto ( vão pedir)tambem e entra com o passaporte português.
  • Oi Vlad Pen, também li várias respostas suas em outros tópicos.
    Vocês são show.
    Fico com receio de estar com documentos com nomes diferentes. No Brasil com o nome de solteira e em Portugal com o nome de casada. Sou divorciada no Brasil e voltei à usar o nome de solteira. Já pedi a transcrição do meu casamento por PD. Estou aguardando.
    Só que para homologar o divórcio custa uma grana e gostaria de ir à Portugal logo, como cidadã portuguesa, se possível. No CC consta o Estado Civil ?
    Grata
  • @Fatima de Oliveira

    No CC não consta o estado civil
    Mas,mesmo que constasse, o seu estado civil em Portugal estaria atualizado.Enquanto vc não homologar o divórcio,em Portugal seu estado civil será o de casada.
  • Obrigada. Vocês me ajudaram bastante. Assim posso ir à Portugal, como cidadã portuguesa, e contratar um advogado para a homologação do divórcio com calma.
    Vocês me deram ótimas notícias.
    Gratidão.
  • Pessoal, uma dúvida surgiu.
    Se eu compro a passagem aqui no Brasil, ela sai com o nome de solteira. Saio do Brasil com passagem e passaporte Brasileiro com nome de solteira(divorciada) e entro em Portugal como cidadã portuguesa, portando CC com nome de casada ( Pq ainda não homologuei o divórcio lá).
    Não tenho passaporte português.
    Como fica essa divergência de sobrenomes e documento português diferente da passagem de ida e volta?
    Grata.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.