O que é transcrição de casamento?

Esta discussão foi extraída de comentários feitos em: Transcrição de Casamento: Dicas e Informações Gerais. Favor não utilizar uma discussão existente para pedir ajuda sobre o seu caso específico. Para isso, crie uma nova discussão.

Comentários

  • O que seria a Transcrição de casamento?

    É a validação da certidão de casamento brasileira por Portugal?

    Precisa estar casado a quantos anos?
  • @Rafael,

    transcrição de casamento é um processo, através do qual se atualiza o estado civil do português, averbando a condição de casado, para o registro de nascimento. Ou seja, é a atualização de estado civil.

    Para se obter a cidadania pelo casamento, precisa ser casado por 3 anos com um(a) cidadão(ã) português(esa) morar em Portugal por 2 anos.
  • Mas se eu tiver a cidadania portuguesa por atribuição, basta eu ser casado a 3 anos com a minha esposa para fazer a transcrição de casamento, não precisando morar lá certo?
  • Rafael,

    Independente da morada, a transcrição precisa ser realizada para manter o estado civil atualizado, inclusive no cartão do cidadão. Conforme já havia lhe dito em outro tópico, você pode realizar a partir do momento que se casar.

    A cidadania por Aquisição de sua esposa vai ser concedida a partir de 3 anos de casamento e 2 anos de residência em Portugal.

    Embora você possa fazer a Transcrição do Casamento agora a Aquisição vai depender dessa moradia.
  • Amigos estou com muita duvida sobre uma coisa e como vcs são peritos nisto sei que vão me ajudar.
    Meu marido esta fazendo a atribuição dele, e queremos fazer nossa transcrição de casamento, porem sou segunda esposa dele, como funciona a transcrição?
    Vi um amigo comentando que é bem enrolado, estou aflita, me ajudem!
  • Foi atribuída a nacionalidade do meu pai via Consulado SP, e agora vou requerer a minha diretamente numa conservatória para encurtar o tempo do processo.

    Minha mãe, casada com ele, é brasileira.

    Ele declarou o meu nascimento e meu nome não sofreu nenhuma alteração, estou entendendo que não precisarei transcrever o casamento dele para conseguir a minha atribuição, certo?

    Obs.: Quero apenas a minha cidadania não da minha mãe.
  • @augustopovoa Já respondido no outro tópico q vc postou.
  • Vlad, sou brasileiro, consegui obter o assento de nascimento e acabo de preencher os dados no consulado para o passaporte e cartão do cidadão a dúvida se refere ao seguinte: transcrição de meu casamento (1971) se é viável fazer em Portugal ou no Brasil, em relação a custos e prazos e se ocorre a exigência de moradia por mais de dois anos no país; obrigado
  • @Aguinaldo, vc pode fazer a transcriçao de casamento junto com o Cartão cidadão e o passaporte. Não tem exigência de tempo de moradia.
  • editado June 2018
    Me desculpe a ignorância, mas meus avos são portugueses e casados em Portugal. A transcrição de casamento tem que ser feita para eles também? Ou só é feita para português casado com brasileira?
  • não precisa, pois o casamento ocorreu em Portugal... Já está "registrado" lá

    Transcrição de casamento, é informar à Portugal, que um português(a) casou-se no exterior. Se o casamento foi em Portugal, "eles já estão cientes
  • galvezgalvez Member
    editado August 2018
    Minha avó é neta de português (possuí nacionalidade por aquisição) e estamos atrás da conversão dela para atribuição originária. Ela já era viúva quando fez o processo de naturalidade, enviou documentos do esposo e também a certidão de óbito, mas não tenho certeza que ela transcreveu o casamento dela... Como posso ter certeza? Há alguma maneira de consultar? Digo isso pois, iremos atrás da naturalidade do meu pai (filho dela) após isso, e não sei se para isso é necessário transcrever o casamento dela, ou se o casamento já está transcrito
  • Estou solicitando a transcrição de casamento dos meus pais. Preciso antes enviar os documentos ao Itamaraty ou um apostilamento basta?
  • @rvicente somente apostilamento em cartório.
  • Ola pessoal!

    Estou aguardando a finalização da transcrição de casamento dos meus avós por PD. A Inalvina me enviou um email pedindo pra que eu refizese o valepostal pois minha filha que está em Lisboa, colocou aos cuidados dela (Inalvina) e não podia... Depois mimha filha ligou pra PD e consegiu confirmar que estava tudo ok mas precisaria aguardar ate a primeira semana de setembro (completar os 30 dias de espera).

    Gostaria de saber se eu já posso enviar o processo de atribuição do meu pai lá pro Porto ou eu preciso aguardar a transcrição. Como é esse processo? Eu vou receber a certidão de casamento de volta? Ou fica retida lá com eles? Parece que a transcrição gera uma numeração é isso? E eu dependo desta para colocar no envelope da atribuição?

    Desculpe mas estou confusa quanto a isso rs.

    No inicio de dezembro iremos ao Porto e já pretendia estar com a cidadania do meu pai feita, já que a previsão é de 30/60 dias certo?

    Enfim, ja posso enviar a atribuição ou tenho que aguardar a atribuição? Segundo a Inalvina estava tudo ok com a documentação aparentemente...

    Mais uma vez muitíssimo obrigada por tudo!!! Vcs são incriveis!

    Marcia
  • @marciajones

    Precisa concluir a transcrição do casamento para pedir a atribuição do seu pai

  • Ola Maria Nelida!

    A Inalvina irá enviar o vale postal incorreto pra mimha filha em Lisboa para que ela possa pegar os 120€ de volta nos correios de la...

    Junto com o vale, vai a certidão? É isso?
  • Existe algum meio de acompanhar o processo de transição? Ou saberia me dizer se eles nos avisam por email quando a transcrição foi concluida?

    Como mimha filha está numa república, tenho receio que esse envelope se perca por lá....Então se ao menos PD avisasse que finalizaram a transcrição seria ótimo rs

    Muito obrigada pela atenção!
  • @marciajones

    Não sei se a certidão vai junto com o vale
    Vc pode pedir uma segunda via da transcrição pelo civilonline

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
  • Maria Nelida,

    Tudo bem, tirei uma copia da certidão antes de enviá-la à PD e então não vejo necessidade em solicitar uma 2a via, obrigada :)
    Eu só gostaria mesmo de entender o processo ... como fico sabendo quando a transcrição foi realmente concluída sabe?
  • @Márcia
    Transcrição de casamento não tem com fazer acompanhamento
    Ou vc espera chegar no endereço indicado ou,como expliquei,peça uma segunda via pelo Civilonline
  • Maria Nelida

    Agora eu entendi! :) desculpe mimha ignorância...
    Andei pesquisando aqui pelo fórum e vi que ao solicitar uma segunda via pelo Civilonline, dá pra saber sobre a certidão nao é? Bem, foi o qje eu entendi rs

    Muito obrigada pela atenção

    Abraços
  • @marciajones

    Sim,caso vc tenha mudado o nome ao se casar,peça a certidão de nascimento e veja se o seu nome já consta o de casada
    Se não mudou o nome,peça a certidão de casamento
    Tanto uma como outra,pode pedir pelo civilonline

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
  • @Camille Ferreira transcrição de casamento de quem e atribuição de quem?
    Para atribuição do filho primeiro faz a transcrição do casamento dos pais. No caso de se tratar de processos da mesma pessoa primeiro é feita a atribuição e depois a transcrição do casamento.
  • @Camille Ferreira

    Após a atribuição.
    No momento,melhor Conservatória é a de Ponta Delgada
  • Bom dia, gostaria de tirar uma dúvida. Fui casada com um brasileiro q tirou a cidadania portuguesa após nossa separação. Eu estou aguardando a cidadania de minha mãe. A pergunta é se preciso transcrever meu casamento e depois o divórcio,? Tenho todos os meus documentos com nome de solteira, pq não troquei qd me casei. O que acontece se eu não transcrever meu casamento e meu divórcio?
  • @Luborges, vc terá que transcrever o casamento da sua mãe ( depois de concluido o processo dela) para vc pedir sua atribuição.Sua atribuição se fará necessária se vc pretender atribuir a nacionalidade dos filhos .
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.