Divergência na certidão de nascimento e casamento

Ola! Estou ajudando meu sogro na coleta de documentos para que ele possa solicitar a cidadania, porém surgiram algumas divergências nas certidões de nascimento e casamento. Vamos la: meu sogro é filho de portuguesa, Elda da Conceição Gomes (nome de casada) - Elda da Conceição Cardoso (nome de solteira que consta na certidão de casamento). Na certidão de nascimento adquirida pelo registro civil online consta: Elda da Conceição (sem sobrenome), não tem o nome do pai. Ela era da freguesia de Queimada no concelho de Armamar. Ainda tem a divergência na data de nascimento: 22/09/1929 e na certidão de casamento: 29/09/1929. Ela veio com a mãe quando tinha 1 ano e meio. A mãe veio solteira para o Brasil, com o nome de solteira também, Belmira da Conceição como consta na certidão de nascimento da mãe do meu sogro. Temos que retificar os documentos? Estou perdida depois dessas divergências. Agradeço desde já a ajuda.

Comentários

  • editado August 2018
    @Natalic no registro de nascimento só veio o primeiro nome "Elda da Conceição" e o "Gomes" e "Cardoso" pelo que entendi, veio do marido ou do pai e portanto acredito que não há necessidade de retificação, nem no nome e nem na data de nascimento.Envie junto a certidão de casamento de inteiro teor apostilada para comprovar essa mudança no nome.
  • Obrigada @Vlad Pen! Foi isso mesmo a questão do sobrenome dela aqui no Brasil. Aproveitando seu auxilio, como os pais do meu sogro são falecidos devemos fazer a transcrição de casamento deles e o obtido dela? Quem registro meu sogro foi o pai. Obrigada mais uma vez:)
  • @Natalic se fizer o processo em ACP do Porto, não precisa transcrever o casamento e nem o óbito do pai do seu sogro.
  • Ola @Vlad Pen, tive que parar o processo mas agora estou retomando. Estava pesquisando no fórum e vi que como o pai foi o declarante, o casamento devera ser transcrito. Eh isso mesmo? Estou com a certidão de casamento de inteiro teor dos pais dele. Obrigada novamente
  • editado February 2019
    @Natalic se o Português foi o declarante do nascimento do filho, não é necessário transcrever o casamento pela conservatória ACP do Porto.
  • Natalic,

    como a mãe do seu sogro é a portuguesa é necessário transcrever o casamento.
  • Obrigada. Darei sequência!
  • Ola pessoal, estou com a situação semelhante. Meu marido é filho de pai português e está fazendo a transcrição do casamento dos pais porque a mãe que é brasileira foi a declarante na certidão de nascimento dele.

    Por causa disso, estamos dando início ao processo de transcrição e vamos solicitar a certidão de nascimento da mãe dele (brasileira) de inteiro teor apostilhada online, pois o cartório de registro dela é de MG e nós somos do RJ.

    Verificando a certidão de nascimento dela observamos que o escrivão não anotou o sobrenome dela (Melo), somente colocou o nome Mara Regina, mas na certidão de casamento dela com o meu sogro português está dizendo o seguinte: Mara Regina de Melo, solteira, etc.... passará a usar o nome Mara Regina de Melo Oliveira.

    Gostaria de saber se isso pode dar algum problema na:
    1) Solicitação online da certidão de IT apostilhada?
    2) Conservatória de Tondela onde vamos fazer a transcrição?
    3) ACP do Porto onde está toda a documentação que meu marido já havia enviado (sem notar que a declarante na certidão de nascimento dele era a mãe) desde Novembro/2018, aguardando a transcrição do casamento para dar continuidade ao processo de atribuição?

    OS demais documentos que são exigidos já estão separados para fazer o processo de transcrição, incluindo o formulário de requerimento

    Obrigada,
    Roberta
  • @Roberta , o nome na certidão de nascimento tem que estar completo..com o sobrenome do pai.Se não estiver, terá que pedir a retificação. Sem essa retificação vai ter problema no andamento do processo.
  • Boa noite @Vlad Pen.Como vai?
    Será que você poderia me ajudar?

    A atribuição da minha avó foi concluída (filha de Português), para o meu pai tirar sua atribuição ele irá transcrever o casamento dos pais.
    Surgiram as seguinte divergências nas certidões que envolvem meu avô
    1- Descobrimos, pela certidão de nascimento de inteiro teor, que seu nome é Benedicto e não Benedito como consta em todos os seus documentos, incluindo a certidão de casamento com minha avó.
    2- Na certidão de nascimento consta que meu Bisavô foi registrar meu avô em dezembro e declarou que meu avô nasceu no "mês passado". Já na certidão de casamento consta que ele nasceu no mês de dezembro.

    Vou realizar a transcrição em Ponta Delgada, será necessário realizar a retificação destes erros?
  • editado February 2019
    @Monise precisaria dar uma olhada nessa certidão..vou te chamar in box.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.