Data de Nascimento incorreta

Olá Boa noite!!!

Gostaria da ajuda de vocês se fosse possível, tenho a certidão de nascimento de meu avô que uma amiga trouxe de Portugal com a data de nascimento dia 18 de Dezembro de 1920, porém em todos os documentos dele consta dia 25 de Dezembro de 1920, entrei em contato com a Conservatória de Pombal e eles me responderam que dia 18 é a data correta e graças a esse grupo consegui vários documentos digitalizados de minha família, inclusive do irmão de meu avô que tem o nome diferente Aires que comprova mesmo que se trata de meu avô, como devo proceder para corrigir as datas dos documentos brasileiros? Obs. Tenho o documento original que ele trouxe consigo de Portugal e o documento é igual com o digitalizado que consegui através de vocês.

Muito obrigada pela ajuda

Att Gita

Comentários

  • @Gita essa diferença na data de nascimento não deve ser problema desde q não haja divergências nos nomes.
  • GitaGita Member
    editado March 2018
    @Vlad Pen O nome está correto são só as datas de nascimento que estão erradas em 8 dias...não preciso fazer retificação? De resto esta tudo correto
  • @Gita nunca tivemos problenas com essa diferença de dias na data de nascimento. Mas a gente nunca tem certeza com as conservatórias.
  • GitaGita Member
    Muito obrigada pelas informações Vlad, você me aconselha fazer o que? em qual conservatória você recomenda enviar?
  • editado March 2018
    @Gita...vc vai pedir a nacionalidade para quem? Seu pai? Creio q os documentos brasileiros do seu avô não vão "aparecer" no processo, somente a certidão de nascimento dele portuguesa.
  • GitaGita Member
    Vou pedir para meu pai e depois para mim...a questão é que meus avós eram desquitados, tenho medo disso influenciar, quem registrou meu pai foi meu avô e quem me registrou foi meu pai...muito obrigada pela ajuda mesmo Vlad, vc tirar um tempo da sua vida pra me responder
  • @Gita,
    o fato de seus avós serem desquitados, não irá interferir em nada, pois nem a transcrição do casamento deles precisará fazer, já que seu avô foi declarante do seu pai (e sua avó não era portuguesa).
  • GitaGita Member
    @Marcia que ótima notícia vc me deu, pq essa questão e a da data de nascimento estavam tirando meu sono, nossa nem sei como agradecer de verdade, vocês tirarem um tempo da vida de vcs para me responder...nossa de vdd mto obrigada
  • editado March 2018
    @Gita completando a @Marcia, vc pode dar entrada no processo por ACP e não precisará fazer a transcrição de casamento. Só juntar os documentos e enviar.

    Cópia do Assento de nascimento do seu avô
    Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada do
    seu pai.
    Cópia do R.G.(com até 10 anos)ou passaporte apostilado .(nao sei se ACP aceita CNH)
    Formulário 1C preenchido com assinatura reconhecida por autenticidade (Seu Pai)
    Vale postal de € 175 euros.( a emissão está temporariamente suspensa).

    Endereços para envio do vale e documentos..vc verifica nesse tópico.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#latest
  • Pessoal, eu tenho uma divergência de ano do meu avô que em Portugal foi registrado em 1920 e no Brasil na certidão de casamento com a minha avó também portuguesa está 1921. A outra alteração e o nome do meu avô que era Manuel com U e aqui no Brasil ficou Manoel com O, assento português e certidão possuem os sobrenomes corretos além do local de nascimento. Estou pensando em transcrever o casamento mandando os documentos pra ponta delgada com essa divergência. Meu pai e filho de portugueses e felizmente todos os dados da minha avó portuguesa estão corretos. Eu sei que vocês não tem certezas de nada mas será que poderei ter problema? Alguém mandou para lá com essa pequena divergência e conseguiu transcrever o casamento? Obrigada
  • @Erikacaleia vou dar minha opinião pessoal.Acho q não vai ter problema.
  • Muito obrigada Vlad!
  • Meu pai foi ao cartório hj e parece que eles vão emitir a nova certidão de inteiro teor com essa data retificada e correta. Agora é só esperar e torcer pra que realmente consigam.
  • GitaGita Member
    Fui ao consulado hoje para saber mais sobre a data de nascimento do meu avô errada em 7 dias e eles me orientaram a procurar a polícia federal...fui até a polícia federal...passei o dia inteiro lá e elês me informaram que terei que apelar a Justiça Federal contratar um advogado...o erro foi do Brasil e terei que pagar advogado...triste com essa noticia.
  • GitaGita Member
    Entrei em contato com Ponta Delgada e eles me informaram que não estão mais fazendo o serviço de cidadania
  • @Gita,

    PD não tem mais balcão de nacionalidade há alguns meses.
    Vc disse que foi ao consulado, eles SEMPRE colocam obstáculos. Vc não vai precisar do consulado para nada.
    Não acredito que a data de nascimento errada em 7 dias lhe trará tanto problema assim.

    Quando enviar o processo de nacionalidade, mande uma carta.
    Prepare toda a documentação, que ajudamos vc.
  • Ola estou fazendo o processo de atribuicao da minha avo, que e filha de portugues. Verifiquei que tenho esse mesmo problema de datas diferentes em relacao a certidao de nascimento de minha avo e seu rg. , na certidao esta 12/5/1935 (na certidao fala que ela foi registrada no dia 24/5/1935) e o RG esta 24/5/1935. posso enviar assim mesmo? O que coloco no formulario IC em relacao a data de nascimento?

    Obrigada
  • editado August 2018
    @Juregis no formulário 1C vc coloca a data q está no R.G..Acredito q essa divergência não vai ser problema.
  • Obrigada @vlad pen. Enviei hoje os documento para porto.
    Vamos esperar.
  • Pessoal, estou ajudando minha amiga a pedir a nacionalidade para a avó dela . Achamos o registo de batismo no tombo (o bisavô dela nasceu em 1908 - assento 37 do livro de Penela/Espinhal) e já enviamos o e-mail para Coimbra para pedir. Só que a data de nascimento no livro tá meio rasurada (junho x julho) e no ladinho escreveram 13-07-1908, mas os documentos de imigração dele estão todos com data de 13-06-1908. Como ele nasceu antes de 1911, temos que mandar a certidão de casamento também, correto? Mas lá consta 13-06-1908. Isso deve causar algum problema?
  • @GFaria essa pequena divergência na data de nascimento creio q não será problema.
  • @Vlad e @Marcia, primeiramente parabéns pelo fórum, as informações estão sendo muito úteis para o processo da minha família.. Estou auxiliando a minha mãe, neta de portugueses falecidos e casados no Brasil, a tirar a cidadania dela.

    Estou no momento de levantar todos os documentos para iniciar o processo de transcrição do casamento deles. Já surgiram algumas dúvidas com relação às retificações:

    a) No caso do meu bisavó, encontramos o registro do nascimento dele no AD de Vila Real que menciona a data de 23/07/1883, o óbito confirma o ano de nascimento, no entanto, a certidão de casamento menciona 1891, ou seja, uma discrepância grande (8 anos). Para fazer a correção disso, preciso da certidão digitalizada e apostilada no AD de Vila Real? Como faço essa solicitação para que venha correta?

    b) Outras discrepâncias são mais simples, como ManOel vs ManUel, filho de Maria Annunciação (vs Maria da Anunciação).. Essas o cartório corrige sem muita exigência, certo?

    Muito obrigado desde já. Estou com algumas outras dúvidas sobre o processo de transcrição, mas farei o questionamento no outro tópico

    Abs

    Marcelo
  • @MarceloPimentel envie um email ou ligue para o Arquivo Distrital de Vila real e peça uma certidão original certificada e apostilada .O custo deve estar em torno de €23 euros.

    http://www.advrl.org.pt/contactos.html
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.