Minha Mãe portuguesa/ declarante meu nascimento avô português

Pessoal, boa noite.
Minha mãe é portuguesa (falecida), meu pai brasileiro e quem me registrou foi meu avô que é português (falecido).
Sendo o declarante do meu Nascimento um português, meu avô, preciso fazer a transcrição do casamento dos meus pais para eu conseguir a nacionalidade por atribuição ?
Agradeço a atenção.
Renato

Comentários

  • @renato_bm vc precisa sim transcrever o casamento pq no caso a portuguesa é sua mãe e não seu pai.
  • @Vlad Pen obrigado pela resposta, mas ainda estou em dúvida, pois em outros lugares do forum tenho lido que ACP faz a atribuição sem precisar de transcrever o casamento para os casos em que o declarante no nascimento é português, como no meu caso, lembrando:
    Minha mãe é portuguesa
    Meu pai brasileiro
    Na minha certidão de nascimento o declarante é meu avô, português.
    Sendo assim não consigo mesmo fazer a atribuição sem a transcrição ?
    Desculpe a insistência mas é que será uma grande economia se não precisar da transcrição.
    Grato
  • @renato_bm,

    ACP faz atribuição, sem precisar transcrever o casamento somente em um caso:
    pai português declarante e mãe não portuguesa

    Sabemos que é uma grande economia, mas mandar o processo e o mesmo cair em exigência, será muito pior. Sua atribuição não será aceita em lugar nenhum sem transcrever o casamento de seus pais.

    E depois, se seus pais tiverem casado antes de 81, sua mãe poderá pedir a nacionalidade gratuitamente.
  • Ok, muito obrigado pelo esclarecimento.
    Vou iniciar a transcrição por Ponta Delgada e depois atribuição por ACP.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.