Transcriçao de casamento

Gostaria de saber se tenho que fazer a transcriçao de casamento, mesmo tendo na minha certiidao de nascimento a averbaçao de casamento com meu nome de casada.
Isso para eu pedir o cartao cidadao.
Obrigada

Comentários

  • @Revpsan Desculpa, não ficou claro. Essas informações já constam no seu assentamento de nascimento português?
  • RevpsanRevpsan Member
    editado August 2018
    @Yuri Santos Oi. Na verdade estou me antecipando, a certidao que consta averbado meu casamento é a certidao de nascimento brasileira.
    Estou ainda no processo de assentamento do nascimento, mais virá no meu assento constando averbado meu casamento com na certidao brasileira ?
    Por isso nao sei se precisarei fazer a transcriçao do meu casamento.
  • @Revpsan,

    seu assento virá com nome de solteira, como vc nasceu, pois trata-se do primeiro ato civil a ser realizado em Portugal. Precisará fazer a transcrição de casamento, conforme sua necessidade. Se for morar lá, precisa. Se for pedir a nacionalidade do marido depois, precisa. Se tiver filhos e pedir nacionalidade deles, precisa.
  • @Revpsan como nossa amiga @Marcia já explicou, virá o nome de solteira.
  • @Marcia, entao mesmo tendo entregue minha certidão de inteiro teor constando a aberbaçao da meu casamento e meu nome atual, na certidao de nascimento portuguesa mesmo constando meu no de solteira não aparecerá essa averbaçao no rodape da certidao ?
    Obrigada.
  • @Revpsan

    A averbação do seu casamento é válida para o Brasil
    Para ser válida em Portugal,terá que transcrever esse casamento em Portugal
  • @Marcia. Obrigada
    Vc sabe dizer se para fazer a transcriçao de casamento em PD, preciso enviar a fotocopia do Pacto Nupcial autenticado alem dos outros doc e se em PD aceita cartao de credito ?
    Nao vi nada relacionado a isso.
    Mais uma vez obrigada.
  • @Yuri Santos Obrigada.
  • boa noite sou cidadao portugues recente (sou neto e peguei meu cartao cidadao agora),tenho 3 filhos do primeiro casamento todos declarados por mim na suas certidoes de nascimento.Estou em no casamento que gostaria de averbar em portugal .Sou obrigado a averbar o primeiro casamento e me divorciar para depois averbar o casamento atual para os meus filhos terem direito a cidadania?
  • @Luiz se adquiriu a nacionalidade como neto terá q fazer a conversão de nacionalidade derivada para nacionalidade originária e depois atualizar seu estado civil .Se for solicitar a nacionalidade para a esposa terá q transcrever o primeiro casamento, homologar o divórcio em Portugal através de um advogado e transcrever o segundo casamento.
  • @Revpsan,

    exatamente. O ato civil do casamento é outro processo.
    PD não está aceitando cartão de crédito, só vale postal. Se existe pacto antenupcial, deve enviá-lo também.
  • @Marcia. Obrigada.
  • editado August 2018
    @Marcia ...

    Enviei os documentos para uma Transcrição de Casamento hoje...E...Seguindo orientação aqui do Fórum...Não enviei nada referente ao Pacto Antenupcial...

    A orientação que encontrei aqui foi a de que Ponta Delgada não solicita esse documento...

    Na Certidão de Casamento que enviei hoje consta...:

    "... O regime adotado é o de Comunhão Universal de Bens, por Escritura de pacto antenupcial, lavrada n/ cartório no livro XXX, fls XX aos 01/04/1981 ..."

    Agora @Marcia ...Lendo o que você escreveu acima...Fiquei com a orelha atrás da pulga...!!!

    Devo tomar alguma providência a respeito...?
  • @NiltonHessel, se vc tem o pacto antinupcial.. sugiro que envie.Pode ser que PD exija.
  • editado August 2018
    Eu poderia sim ter solicitado o Pacto no Cartório @Vlad Pen...Porém...Não obtendo resposta ao questionamento que fiz...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/165496/#Comment_165496

    ...Decidi levar em conta o que já havia lido a respeito no Fórum...(Que PD não exige que se envie o pacto...Tendo inclusive devolvido valores pagos para essa finalidade em um passado recente)...

    Infelizmente...Agora é tarde...!!!
    Fiz o VP e o envio por DHL ontem...

    O jeito agora é aguardar para ver o que acontece...Torcendo para que não caia em exigência...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.