Peço ajuda! Transcrição de casamento no Consulado RJ ou como fazer por correio?

Boa tarde! Por favor me ajudem!
Já consegui meu assento de nascimento feito pelo consulado do RJ, demorou 9 meses.
Pelo que entendi preciso agora fazer a transcrição de casamento para depois fazer o cartão cidadão, passaporte e nacionalidade dos meus filhos.
Consegui hoje, depois de muito tempo tentando, um agendamento para fazer a transcrição no consulado em outubro. Ainda não paguei o boleto, que vence amanhã.
Estou preocupada com o tempo que vai levar processo todo. Quanto tempo leva para concluir a transcrição pelo consulado? Como fazer por correio?
Por favor, seria de imensa ajuda se pudessem ajudar-me com seus conselhos, pois não estou entendendo como fazer. Podem mesmo colocar aqui o link onde isso é explicado, pois não encontrei...
Muito obrigada a quem puder ajudar

Comentários

  • Para a Transcrição de casamento precisa de:

    - Certidão de nascimento do português (você)
    - Certidão de nascimento do nubente brasileiro emitida por inteiro teor por cópia reprográfica com a assinatura do notário reconhecida (sinal público) + apostila de haia
    - Certidão de casamento por inteiro teor com a assinatura do notário reconhecida (sinal público) + apostila de haia*
    - RG do requerente emitido há menos de 10 anos, autenticado e apostilado (apostila de haia) ou passaporte válido que conste filiação (os antigos não constavam).
    - Formulário de requerimento de transcrição de casamento, preenchido a mão, a assinatura deve ser reconhecida por autenticidade (ou seja, a assinatura será feita na frente de um oficial do cartório).
    - Vale postal de 120,00 euros

    Envie para Ponta Delgada: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest

    Endereço: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos
  • @laurinhav, ola!!
    Pelo consulado vc pagará por isso. É fácil fazer a transcrição.Seus filhos são menores?
    Faça pelo correio, é rápido!! Faça em Ponta Delgada.
    Mando o formulario pra vc como posso te enviar o endereço de envio e dados para pagar o vale.

    Segue documentos para mandar pelo correio:

    certidão de inteiro teor de casamento apostilada + sinal público
    certidão de inteiro teor do seu esposo apostilada e com sinal público
    cópia do RG autenticado
    requerimento de transcrição assinado por vc ( a portuguesa)no cartório por autenticidade
    Vale postal de 120 euros -pago no correio
  • laurinhavlaurinhav Member
    editado June 2017
    Muito obrigada @Maria Adelaide e @Fábio Malta Montanha !

    Já reuni os documentos, falta então fazer esse sinal público e apostilamento deles.
    @Maria Adelaide, agradeço imensamente se puder me enviar o formulario, endereço de envio e dados para pagar o vale.
    Pode enviar para [APAGADO]
    ah, e respondendo sua pergunta, meus filhos são menores sim ( tem 5 e 2 anos). :)

    Obrigada novamente!
  • @laurinhav

    Após sua transcrição, você fará a atribuição de suas crianças, esse processo é gratuito.
    Você vai poder enviar os documentos das crianças no mesmo envelope, porém separados por por filho.Pode colocar em envelopes brancos ou pardos dentro do envelope grande do correio. Não dobre as certidões.
  • @Fabio Malta, para transcrição a certidão do nubente brasilerio não precisa ser reprografica!!Só pra vc ficar sabendo!!
  • Complementando, a cópia do RG do requerente deve ser apenas autenticada, não precisa apostilar.
  • Obrigado pelas infos, @Marcia e @Maria, pensei que tivesse que ser reprográfica!
  • Boa noite.
    Uma dúvida.... vou fazer a transcrição do meu casamento e o pedido de atribuição para meu filho que hoje em dia já é maior de idade... será que pela conservatória o processo demora menos??? o meu de atribuição pelo consulado do Rj demorou quase um ano.... consigo enviar a transcrição e atribuição junto ou preciso esperar a transcrição primeiro para depois fazer a atribuição?
    Agradeço a ajuda
  • @Gistorer ,faça primeiro a transcriçao de casamento em Ponta Delgada, quando estiver concluida vc da inicio à Atribuiçao do seu filho.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3360/transcricao-de-casamento-por-ponta-delgada#latest
  • O documento de indentificação do requerente pode ser a CNH,ou deve ser o RG? O RG já tem 15 anos de emissão.
  • @Poliana, Tondela e Ovar aceitam CNH
  • @VladPen Obrigada pela informação
  • Kaio ManoKaio Mano Member
    editado July 2018
    Alguém sabe me dizer se o pagamento da transcrição de casamento no consulado RJ tem custo? Consegui fazer hoje o agendamento para o dia 19/07, porém não há nenhum link para geração de boleto. Alguém consegue me orientar quanto ao pagamento? Somente aparece o ícone para o formulário e remarcação. É por vale postal também?

    Obrigado!
  • @Kaio Mano

    O pagamento é feito por cartão de débito no proprio Consulado no dia agendado
    Pode levar somente o numero do assento
  • Muito obrigado @Maria Nélida!!!
  • Olá, boa tarde. Poderiam me tirar uma dúvida: tenho uma união estável e meu marido tem dupla cidadania: brasileira e portuguesa.

    Vou converter essa união estável em cartório aqui no Brasil para posteriormente fazer a transcrição do casamento no consulado ou em Portugal (ainda não decidi).

    Minha dúvida: há problema se na certidão de casamento constar os documentos brasileiros do meu marido?? Pq nosso casamento será feito como brasileiro.
  • @bihenriques

    A união estável terá que ser homologada em Portugal através de advogado
  • editado July 2018
    Amigos, vou transcrever meu 1o casamento , esse RG que tenho que enviar, já consta meu atual nome do 2o casamento
    Posso mandar uma cópia do meu cartão Cidadao ?( que consta somente meu nome de solteira)
    Muito Obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.