Posso fazer direto em Porto?

Pessoal, estou indo para o Porto na próxima semana.
Posso fazer a transcrição do casamento de meus pais que se casaram aqui, (ambos portugueses e já com os documentos atualizados em mãos ) direto em Portugal ?
Desde já agradeço a ajuda.
Paulo Antônio

Comentários

  • @PaulaTaveira ou Paulo Antônio,

    Pode sim.
  • @PaulaTaveira uma dica é fazer em Amarante.
  • A única coisa que descobri um probleminha. A certidão de casamento deles não foi averbada( é assim que fala?)
    Posso ir direto no consulado ou tem que marcar hr? Minha mãe precisa ir junto, ela faz hemodiálise e pouco sai de casa.
    Tenho que levar esse documento vistado por eles, correto?
  • Será que posso fazer a transcrição / averbação lá, sem passar pelo consulado aqui em SP?
  • @PaulaTaveira o q vc quis dizer com "certidão de casamento não foi averbada"
  • @PaulaTaveira,

    se quer dizer que o casamento não está averbado na certidão de nascimento de sua mãe, isso não é problema algum. Pode levar a documentação e fazer a transcrição do casamento diretamente em Portugal. Não há porque passar pelo consulado.
  • @marcia, muito obrigada.
  • Pessoal, aproveitando o tópico.
    Meu pai brasileiro, mas já com nacionalidade portuguesa, é casado e já divorciado da minha mãe.

    Eu estou querendo dar entrada agora na minha nacionalidade, porém estou em dúvida quanto ao documento: "certidão de nascimento do progenitor portugues deve constar averbado o casamento".
    Quando meu pai tirou a cidadania isso já nao foi feito ? Preciso fazer mais algum procedimento ?

    Ele era casado, mas agora divorciado.

    Muitoo obrigada!
  • @Marina Mello,

    isso significa transcrever o casamento em Portugal (fazer valer o casamento que ocorreu no Brasil, em Portugal).

    Seu pai foi seu declarante na certidão de casamento?
    Se sim, não precisa transcrever este casamento com sua mãe, se vc enviar seu processo para o ACP>. Se não foi, tem que transcrever.
  • @marcia
    Obrigada pela resposta!

    Ele foi meu declarante sim!! com dois dias do meu nascimento.
    Então nao precisaria, nesse caso transcrever esse casamento/divórcio?
    Qual documento dele eu teria que apresentar, então ?

    Aproveitando, você acha que vale mais a pena enviar por correio ao ACP ou pessoalmente?
    (pergunto isso porque em setembro irei para Europa).

    Agradeço muito a atenção!!
  • @MarinaMello na relação de documentos vc tem q incluir o registro de nascimento português do seu pai.Se vc ja esta com todos os documentos em mãos..envie agora pelo correio para ACP.
  • Boa noite galera, gostaria de fazer a transcrição do meu casamento diretamente em Portugal, os documentos a serem levados são os mesmo? (Pois já estou pela Europa)
    - Assento
    - Certidão de Casamento em Inteiro Teor / Apostilado
    - Certidão de Nascimento do Cônjuge em Inteiro Teor / Apostilado
    - Documento de identificação pode ser meu cartão cidadão ou passaporte?
    - Precisa do formulário?
    - 120 Euros posso pagar na hora.
    Qual a melhor conservatória para ir? 4ºCRC Porto?
    Desde de já obrigado.
  • @Fabrício pode tentar a conservatória de Amarante.
  • @vlad Pen pela região de Lisboa aconselha alguma?
  • @fabricionit..pela região de Lisboa..pode tentar Almada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.