Dúvidas para transcrição de casamento

Por favor... estou no caminho certo? 1º passo para a transcrição de casamento da minha avó:- Enviar a certidão de casamento de inteiro teor reprografada com apostilamento junto com o requerimento preenchido e o vale postal. Correto?
Dúvida: Não preciso enviar a certidão de nascimento junto? Ou só os dados referentes ao registro da certidão já são aceitos?
Depois preciso pedir a certidão com o casamento e o óbito averbados?
Minha avó casou aqui no Brasil, com um português. Preciso também pesquisar a certidão de nascimento dele ou só a dela já é o sufuciente?

Comentários

  • Na relação aparece... - certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas.
    O cônjuge é português também. Preciso procurar a certidão dele também?
  • @Eliane

    Precisará dos assentos dos dois portugueses para a transcrição.
  • Boa tarde, tenho uma dúvida sobre a transcrição.

    Fui casado e divorciei. Agora estou casado com outra esposa. Sei que devo transcrever estes 3 processos: (1º casamento + homologação do divórcio (com advogado português) + 2º casamento).

    Minha dúvida é a seguinte: Eu vou fazer a transcrição do primeiro casamento + cartão do cidadão + passaporte no consulado Português de São Paulo-SP e me pediram os seguintes documentos:

    1) 2ª Via (original) da Certidão de Casamento de Inteiro Teor digitada e emitida há menos de 1 ano, se tiverem casado no Brasil e devidamente apostilhada.
    2) Se o outro cônjuge é brasileiro (e não tem dupla nacionalidade), enviar 2ª Via da Certidão de Nascimento emitida há menos de 1 ano (original), constando da mesma o averbamento do casamento e a mudança de nome, caso tenha havido, e devidamente apostilhada;

    Dúvida:

    1) A 2ª via da certidão do casamento que devo enviar é a do casamento atual constando todas as averbações ou é a do primeiro casamento constando todas as averbações?

    2) Devo enviar a certidão de nascimento da 1º esposa constando todas as averbações?

    Muito obrigado mais uma vez!
  • @DanielCabral,

    1. este é a certidão do primeiro casamento de inteiro teor apostilada, pois é o primeiro a ser transcrito (por ordem cronológica).
    2. não precisa ter as averbações nem na certidão de casamento, nem na de nascimento. Certidão de nascimento da primeira esposa, de inteiro teor, apostilada.
  • Muito obrigado @Marcia !
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.