necessidade de transcrição

Olá, vou iniciar o processo de cidadania do meu pai e posteriormente o meu. Meu avó era Português, casou-se no Brasil com minha avó Brasileira e tiveram 3 filhos. Eu preciso transcrever o casamento e óbitos de meu avós??
«13

Comentários

  • @Bruno Klinke

    Se o seu avô foi o declarante do nascimento do seu pai,faça pelo ACP que ,ainda,não estão exigindo a transcrição de casamento
    Óbito não precisa
  • Olá!
    Estou na mesma situação do Bruno Klinke! Então quer dizer que não é necessário transcrever o casamento e o óbito do meu avô para conseguir a cidadania do meu pai?
  • @Gvgrussai apenas seu avô era português?
  • Olá Vlad Pen!
    Isso mesmo, somente meu avô!
  • @Gvg se fizer pelo ACP do Porto não precisa transcrever o casamento.
  • Olá. Minha filha com cidadania por atribuição foi casada e teve uma filha. Divorciou e voltou a usar o nome de solteira. Casou-se novamente e continuou com o nome de solteira. Teve mais uma filha. Minha dúvida é : pra pedir a cidadania das filhas menores, será necessaria a transcrição do divórcio e do atual casamento?
    Qual documentação necessária?
    Obs. A certidão de nascimento da primeira filha foi alterada. Ela já consta com o nome da mãe atualizado. Ela pode solicitar o cartão cidadão antes da transcrição?
    Obrigada
  • @Alaide é preciso transcrever o primeiro casamento, homologar o divórcio em Portugal através de advogado e transcrever o segundo casamento para atribuir a filha do segundo casamento. Para as filhas do primeiro casamento basta somente a transcrição do primeiro casamento.
  • Obrigada @vladpen. Mais uma dúvida. Pode tirar o cartão cidadão antes de transcrever o casamento e homologar o divórcio?
  • Eu estou dando entrada na atribuição da minha avó. Seu pai era portugies (já falecido), casou-se em Portugal, mas sua esposa faleceu quando ele veio para o Brasil. Depois ele se casou novamente com uma brasileira (minha bisavó) e foi declarante do nascimento da minha avó. Vou fazer a atribuição da minha avó por ACP e já sei que não preciso transcrever o casamento do meu bisavô.
    Minha avó é viúva. Minha dúvida é se preciso transcrever o casamento dela, para depois tirar a da minha mãe e a minha.
  • Obrigada @Vlad Pen!

    Mas seria melhor eu mandar já junto com a solicitação de nacionalidade da minha avó? Mas ACP não faz isso né. Será que é mais rápido eu solicitar primeiro a nacionalidade dela e depois faço transcrição?
  • @Andreza para vc transcrever o casamento da sua avó ela precisa primeiro se tornar portuguesa.
  • editado June 2018
    Olá, eu gostaria de saber se eu posso mandar a transcrição de casamento da minha avó e solicitar a nacionalidade da minha mãe junto? Há alguma conservatória que faz esse processo?
  • @Andreza Tondela faz. mas não é recomendado .O ideal seria vc fazer a transcrição em Ponta Delgada e a atribuição em ACP.
  • Boa Noite! Sabem me dizer quanto tempo demora a transcrição? Entregando lá pessoalmente é mais rápido?
  • @AndrezaFreitas o tempo é + ou - 20 a 30 dias .Ponta Delgada fica no Arquipélago dos Açores..meio dificil para ir pessoalmente.
  • Pessoal, bom dia.

    Estou fazendo o requerimento da nacionalidade de minha mãe (filha do português).

    Fatos importantes:
    -Minha avó (brasileira) foi declarante no nascimento da minha mãe
    -Meus avós casaram no Brasil em 1960 e se divorciaram em 2003, averbado na certidão de casamento deles
    - Ha divergência na data de nascimento de minha avó nas certidões de casamento (27.05.1938) e nascimento (30.05.1938)
    - O nome da minha mãe alterou-se depois de casada, esta averbado em sua certidão de nascimento

    Perguntas:
    1) É necessário fazer a transcrição de casamento dos meus avós ?
    2) Vi alguns relatos de gratuidade na transcrição com base na data do casamento, no meu caso se aplica? É necessário fazer algum requerimento especial?
    3) Para atribuição da minha mãe, por conta da alteração do nome pós casamento, preciso enviar sua certidão de casamento ou por estar averbada a alteração de nome na sua certidão de nascimento, esta basta?
    4) Terei algum problema com essa diferença na data de nascimento de minha avó, tendo em vista que a aquisição é somente para minha mãe?

    Muito obrigado!!
    Luccas
  • editado June 2018
    @LuccasFrança

    1- Sendo sua avó brasileira a declarante do nascimento da sua mãe é necessária a transcrição de casamento.

    2-Todas as transcrições de casamento são pagas (€ 120 euros).
    3- Se a averbação do casamento já consta na certidão de nascimento não precisa enviar a certidão de casamento.
    4-Essas divergências na data de nascimento não costumam ser relevantes para as conservatórias.
  • @vlad

    Acabei de verificar no documento e encontrei mais uma divergência:

    Na certidão de nascimento dela o sobrenome Souza aparece com S (souSa) e com Z (souZa) na mesma certidão e na certidão de casamento aparece somente o Souza com Z.

    Acha que posso ter algum problema por conta de uma letra com fonética parecida ainda?

    Muito obrigado.
  • @Luccas tivemos um caso idêntico ao seu e a conservatória ACP pediu para retificar no processo de atribuição. Mas no seu caso aparece o nome com S e Z na mesma certidão e como seria transcrição de casamento (outra conservatória) não deve ter problema.
  • 1)Olá,por favor,o que é ACP ? 2)No caso de se fazer a Transcrição de Casamento,a mesma vai aparecer na própria Certidão de Nascimento ou a Transcrição de Casamento é uma outra certidão ?
  • Transcrição de Casamento e Averbação de Casamento,são a mesma coisa ?
  • @Tania Margareth

    ACP = Arquivo Central do Porto

    Vc vai receber outra certidão

    Transcrição de Casamento e Averbação de Casamento,são a mesma coisa ( sim)
  • Obrigada, Maria Nélida.
  • @TaniaMargareth

    ACP ( Arquivo Central do Porto).A Transcrição de casamento é a averbação do casamento na certidao de nascimento e é gerando o assento de casamento.
  • Pessoal, Boa Tarde.
    Gostaria de tirar uma informação se o português foi quem fez o registro do filho na certidão de nascimento é necessário fazer a transcrição do casamento? ou isto varia de Conservatória?

    Agradeço a ajuda. Luiza Souza
  • @Luiza se fizer o processo por ACP não precisa transcrever o casamento.
  • Boa noite

    Uma ajuda. Meu bisavós portugueses quando chegaram ao Brasil de casaram, e ambos trocaram seus nomes! Vou precisar fazer a transcrição do casamento para a atribuição da minha avó?!
    A certidão portuguesa que tenho deles (dos bisavós) são com os nomes antigos, ou seja, sem a transcrição do casamento no Brasil. Será que vou ter que pedir outras depois da transcrição do casamento deles?
    Obs: Meu bisavô portugues foi declarante da minha avó, só que já com o nome alterado.

    E aí,,,,que faço?

    Grato

    Att

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.