Busca de certidão de nascimento perdida

Pessoal, tudo bom? Queria ver se vocês teriam uma dica para mim: estou fazendo o processo de atribuição da minha mãe pelo meu avô, português. Preciso transcrever o casamento dos meus avós porque ele não foi o declarante do nascimento. Só que ninguém tem a certidão de nascimento da minha avó, brasileira. Ela nasceu em Salvador, veio para o Rio e se casou aqui, por isso, usa a certidão de casamento como documento. Sei a data e a cidade em que ela nasceu, mas estou meio perdida em como fazer para achar essa certidão. Vocês têm alguma dica onde seja possível pesquisar esse tipo de coisa?
As infos que tenho são as seguintes:

Nome: Railda Chadas de Oliveira
Nascimento: 17/09/1932
Filiação: Edgard Theodomiro de Oliveira e Adalgiza Chagas de Oliveira
Local: Salvador, Bahia

Muito obrigada desde já!

Comentários

  • editado March 2018
    Tente ver com o cartório da região/bairro onde ela morava ou onde ela nasceu. Tenho quase certeza de que tinha uma página que permitia a consulta do cartório no site do TJ/BA (sou de SSA e fiz pesquisas sobre possibilidade de emitir online quando fui preparar meu pedido), mas agora não encontrei... Infelizmente é um trabalho de formiguinha, mas pode ser que encontre algo logo!
    http://www5.tjba.jus.br/portal/cartorios-extrajudiciais-e-tabelionatos-da-capital/ (veja em "CARTÓRIOS DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS")
  • Muito obrigada, vou tentar isso sim.

    Se nesse meio tempo alguém tiver mais informações sobre essa busca no site do TJ, agradecerei imensamente. Li também numa matéria que existia esse serviço mas não consegui encontrar de jeito nenhum.

    Obrigada!
  • PriDTPriDT Member
    Olá Thais,
    Passo pelo mesmo problema.
    Sugeriram que eu desse entrada na certidão de inteiro teor do casamento. Onde teria o cartório da certidão de nascimento. Mas estou tentando achar uma forma menos custosa. rs
  • @PriDT
    Não na de inteiro teor de casamento, não. Seria o desarquivamento dos proclamas. Antes de casar, o casal provavelmente teve que apresentar documentos, que podem estar arquivados num dossiê no cartório. Mas muitas vezes não se encontra nada, infelizmente.
    Outra possibilidade é tentar no Instituto de Identificação ou Secretaria de Segurança Pública do estado onde a pessoa tem documento e tentar desarquivar o dossiê (idem, a pessoa solicita uma carteira e apresenta documentos)
  • edloptedlopt Member
    Oi Thaís, diante da sua dificuldade talvez essa seja a solução. Veja se esta pessoa faz parte da sua faília, batistério de Edgard nome dos pais: Climério Cardoso De Oliveira e Theodolinda Sá De Oliveira. em São Pedro, Salvador, Bahia. Se for , basta procurar a certidão de nascimento dela nesta Freguesia que deverá encontrar.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:9392-VPSH-YW?i=377&wc=M7ZT-YZ9:369567701,369565602,369955301&cc=2177272
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.