VALE POSTAL INTERNACIONAL SUSPENSO TEMPORARIAMENTE EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL - MARÇO/2018

editado March 2018 em Outros assuntos
Pessoal,

bom dia. O Vale postal internacional foi realmente suspenso em todo território nacional, por tempo indeterminado.
Todas as agências dos correios do Brasil, que fazem este serviço receberam um email, onde alega uma questão de logística.

Este serviço não foi cancelado, mas apenas suspenso.
Teremos, assim, que aguardar o retorno do mesmo, para enviar os novos processos.


Acredito que possa ser por um período curto, porém não estipulado no tal email.

Assim, lembro que o pagamento via cartão de crédito (usando a plataforma do IRN) serve somente para envio de processos a CRCentrais Lisboa, o que não é uma boa ideia, tendo em vista a alta demora em conclusões.
«134

Comentários

  • danidani Member
    Boa Tarde,

    estou pensando em enviar toda minha documentação para uma amiga que mora em Portugal. Lá ela poderia pagar ou enviar um vale postal pelo correio?
  • Boa Tarde, tenho a mesma duvida da @dani.

    Descobri que a Western Union e o Banco do Brasil fazem servicos parecidos. Alguem tem alguma informacao sobre isso?
  • danidani Member
    Não ninguém fala :(
  • Boa tarde...
    Postei no tópico de Atribuição após a notificação que a Marcia postou lá...Mas creio que aqui seja mais apropriado...
    Se alguém de nossa confiança estiver em Portugal...Poderá de alguma maneira fazer esse pagamento...:
    Por exemplo...
    Emitir um Vale Postal local...(Português)...Em nome do requerente que está no Brasil...?
    Pergunto porque acredito que muitos aqui no Fórum poderiam se beneficiar se for possível fazer dessa forma...

  • Liguei para os correios de Niterói-RJ e estão fazendo o procedimento sim!
  • @Lívia Molina
    Hoje já consultei o sistema 3 vezes e está fora do ar. Tentei para mais de um pais na Europa, para EU, para Austrália e até para a Argentina.
    Está suspenso para todos internacionais.
    Não tem como ser finalizado.
    Ainda não achei nenhum boletim nem informação interna. Se conseguir, estarei informando imediatamente.
  • @Pessoal..ainda não temos uma posição de como solucionar esse problema do cancelamento do Vale Postal Internacional.Acreditamos ser uma coisa temporária.
  • De qualquer forma, @dani, quando postamos aqui, temos que aguardar alguém responder, o que pode não acontecer tão rápido.
  • Os serviços do Western Union e do BB não são aceitos.

    Se tiverem algum conhecido em Portugal, ele poderá pagar em dinheiro mesmo inclusive.
  • @Livia Molina,

    Quanto à informação dos correios de Niteroi, caso vc faça o procedimento, por favor nos confirme. Acho estranho. Pode ter sido um grande desavisado que atendeu o telefone.
  • Acrescentando informação ao post da Marcia, fui à agência da 1º de Março, no centro do Rio, e também não consegui fazer. Segundo a atendente, é a Receita quem está por trás do bloqueio, ou seja, é mais uma burocracia a qual já estamos acostumados aqui no Brasil. Ela até abriu o sistema e me mostrou no monitor dela, que ao tentar fazer o Vale Postal, já aparece um erro no sistema. Se vocês já repararam, naquela tabela de cotação de moedas do site dos Correios já não consta mais o Euro. Na semana passada fui com meu irmão e conseguimos fazer, aí hoje fui fazer um novo pedido pra enviar documentos pra ACP do Porto e aconteceu isso. Enfim, acho que só nos resta aguardar mesmo.
  • Que sorte a minha, fiz o meu VP ontem 08/03/18 as 9h e despachei as 13h via DHL para Tondela, Transcrição de Casamente e Atribuição de menor.
  • Queridos e Queridas deste fórum,
    Acabei de conseguir falar com a gerencia do Sistema dos Correios no Rio de Janeiro. O problema que está apresentando hoje é SISTÊMICO. Ou seja o sistema está com problemas, Brasília já foi acionada para correção.
    Não existe nada sobre suspensão ou outra coisa.
    Qualquer novidade aviso.
    Pelo o que acabei de ser informada, não está funcionando no Brasil todo.

  • Então foi uma parada programada para manutenção, vi ontem alguém postar que foi em uma agencia e tinha sido avisado que hoje ia parar...
  • liguei nos Correios aqui de Araraquara para perguntar sobre o envio de Vale Postal, o atendente disse que fazem, mas receberam comunicado falando que estava suspenso. Não soube explicar até quando, só disse que era algo relacionado ao sistema deles.
  • @Marcia tenho um conhecido em Portugal, porém ele mora em Lisboa, e eu pretendia entrar com pedido na ACP.

    O pagamento tem que ser presencial lá, ou pode ser feito à distancia por ele? Você sabe me dizer o procedimento certinho?

    Obrigado
  • Pessoal só lembrando que o CTT possui a modalidade de Vale Postal Nacional: http://www.ctt.pt/financas-e-pagamentos/vales-e-transferencias/vales-postais/vale-postal-nacional.html

    Uma sugestão seria quem possui conhecidos em PT que peça pra ele se dirigir até uma agência do CTT e pergunte se pode ser feito em nome de terceiros.
  • danidani Member
    @AllanDC
    Acabei de solicitar essa informação a uma amiga minha que está em Portugal. Assim que souber aviso aqui no grupo!
    Obrigada pela informação
  • RoyRoy Member
    editado March 2018
    @Pessoal, fiz uma trascrição de casamento da seguinte forma (talvez ajude quem está enfrentando problemas com vale postal dos correios):

    Enviei toda a documentação para Ponta Delgada e uma pessoa conhecida fez um vale postal em uma agência dos CTT (correios de Portugal) em nome do IRN.IP com morada (endereço) da Conservatória de Ponta Delgada.

    Parece que não pode ser feito em nome de terceiros, pois na hora pedem documento de identificação e NIF (tem que ter o NIF pra enviar). Mas mesmo não estando no meu nome o processo foi feito normalmente (mencionamos no campo de observações do vale postal que o processo era em nome de outra pessoa).
  • danidani Member
    @Roy, como fez para vincular o vale postal ao seu processo, já que o mesmo foi enviado anteriormente pelos correios?
    Obrigada
  • RoyRoy Member
    @dani, na verdade a pessoa me mandou o comprovante do vale feito e eu imprimi e anexei ao envelope antes de enviar. Acho que não me expressei bem, desculpe. :D

    Mas de qualquer forma há um campo no vale onde pode-se colocar observações, no meu caso pedi para escrever algo do tipo "Referente ao processo de transcrição de casamento de Fulano de Tal enviado por Ciclano".
  • Pessoal, vamos ter um pouco de paciência e aguardar a próxima semana para ver como ficam os vales postais aqui no Brasil, como a @Mtrin já falou parece ser algo temporário gerado por algum problema no sistema e logo deve voltar ao normal.
    Tivemos recentemente relatos de vales devolvidos pela ACP com a justificativa que não foram enviados no nome da pessoa que era titular do processo. Esses vales devolvidos foram devidamente identificados pelo número do vale no formulário e mesmo assim foram devolvidos.
  • RoyRoy Member
    Verdade, é importante esperar um pouco pra ver o que vai acontecer. É impossível que um serviço como esse fique suspenso indefinidamente, prejudicando tanta gente em tantas situações diferentes. Reforçando o que falei em outra discussão, não é porque uma situação em particular deu certo em uma conservatória que vá funcionar com todas as outras.
  • Estive na agência dos Correios no Recreio e o atendente informou que não estava fazendo. Ao questionar se era a agencia como ocorre em outras, ele me apresentou um boletim interno de nº 46/2018 onde informava a suspensão do vale postal internacional por tempo indeterminado e constava que era um problema no recebimento dos países. Não entendi bem e na verdade não me recordo bem os dizeres. Até pedi para tirar uma foto mas não deixou por ser uma comunicação interna.
  • Como informado aqui, o CTT faz o vale postal e no caso seria nacional e se alguém tiver conhecido em Portugal, até pode fazer, mas será que a questão do vale ser em nome de uma pessoa de lá e mesmo que envie o processo com a cópia desse vale e o número preenchido no formulário e o requerente diferente do vale será aceito?

    Li que a ACP devolveu o vale com essa situação.

    Resta-nos esperar e aguardar que os Correios normalizem essa situação.

    No formulário informa vale postal ou cheque. Será que a pessoa em Portugal tendo conta em banco no país pode pagar com esse cheque em nome do IRN? pois seria uma outra alternativa.
  • @Mtrin vi o boletim interno e era de número 46/2018. O atendente da agência foi buscar para me mostrar. Só não pude tirar foto por ser comunicação interna.

    Se tiver oportunidade, verifique o conteúdo.
  • Bom, um caso a se lembrar é a possibilidade de fazer cheques bancários, para quem tiver conta em banco em Portugal. Há bancos que têm escritório no Rio e em SP onde se pode agendar e é possível abrir conta mesmo sem ter a nacionalidade portuguesa, ainda.
    Pelo que vi de informações do MillenniumBCP, o correntista pode solicitar uma carta-cheque, que é a emissão de um cheque bancário (o equivalente a um "cheque administrativo" ou "cheque orpag", dependendo do banco aqui) por via postal. O custo é bem semelhante ao do VP, só precisa atentar para casos de transcrição de casamento, que custa 120 euros, que é cobrada uma tarifa de emissão de cheque de valor abaixo de 150 euros.
    Eu nunca testei esse procedimento, mas em teoria é uma opção para quem tem conta em banco português.
  • @Fabiano
    Já fiz isso. Procurei o número que vc passou e o conteúdo é outro. A data da publicação deste número é 06/03.
    O assunto é sobre o aumento das tarifas é uma tabela. Nada sobre vale postal. Li todos os BI desta semana e nenhum deles tem essa informação.
    Fiz varias ligações para vários setores dos correios, perguntei a todos se havia a possibilidade de cancelamento definitivo do serviço, e todos sem exceção falaram que não, que é apenas uma adequação do sistema.
    Temos então duas alternativas, ou estão todos desinformados ou daqui alguns dias o serviço estará de volta ( o que eu acho mais provável).
    Eu sei que muitos ficam ansiosos com os documentos prontos, mas eu ficarei atenta a qualquer mudança.
    Boa sorte a todos e paciência.
  • editado March 2018
    @Mtrin

    Que estranho essa questão da numeração pois eu vi esse boletim apresentado e guardei o número, ainda li. Só não tive mesmo como tirar a foto. (Não estou desconfiando nem desacreditando muito menos desmentindo da sua afirmação) Pode ser que eu mesmo tenha visto o número errado na surpresa da informação de não estarem fazendo.

    Só nos resta aguardar a volta do sistema.

    Nesse boletim informava a suspensão por tempo indeterminado e não o cancelamento do serviço.

    Agradeço a sua atenção e boa vontade em esclarecer o ocorrido.
  • @Fabiano,
    Se você quiser te passo na segunda feira em off. Só se for um boletim que só as agência próprias tem acesso. Por o que nós temos acesso o conteúdo é bem diferente.
    Segunda farei todo o percurso que fiz hoje para ver se descubro mais alguma coisa.
    Esse boletim eu só consigo acessar pelos computadores ligados aos correios de casa não dá
Esta discussão está fechada.