Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

11011131516657

Comentários

  • @joaosilvaxx
    Mandei o meu comprovante de ligação também pelo Club fo Vasco. Fui até a secretaria e solicitei uma carta onde o Club declarou desde quando era sócio, assim como o nome completo, Rg, cpf, número do título do Club. Além de reentrar a intenção do Club de sempre promover a cultura portuguesa.
    Assinada pelo vice presidente, onde eu reconheci a forma e apostilei.
    Tente de novo entrar em contato com o Vasco.
    Boa sorte!!!!
  • @joaosilvaxx

    Mande email para secretaria@crvascodagama.com pedindo a declaração e depois telefone para confirmar se receberam. Eles são muito eficientes.
  • Boas dicas, @Mtrin e @Fabio. Obrigada.
  • Dei entrada no pedido dia 26/01/2018... tenho o número genérico... como sei o andamento do processo? Grato
  • gkpsb8gkpsb8 Member
    editado February 2018
    Qual o caminho depois do número genérico?
  • Muito grato e depois que eu tiver a numeração definitiva por onde eu acompanho? Grato
  • Muito muito muito grato de verdade pela resposta... quero muito conseguir, preciso ver as questões de como comprovar a ligação com a comunidade portuguesa, para mim acho que é o mais difícil...
  • @imack de posts aqui deste fórum, de posts de internautas no face de grupos sobre o assunto e como pode ver nesta página o post do florista @joaosilvaxx eles estão aceitando apenas os laços que estão expressamente em lei pelo período expresso nesta. Realmente parece que o controle a esse respeito está rígido. Agora se estão dando um prazo de três anos para conclusão do processo um tanto quanto melhor, pois lhe dará tempo de juntar o necessário e anexar ao processo mais adiante antes do final da análise.
    Só não pode desistir...força que tudo se resolve.
  • No texto abaixo, um exemplo que recebi . A questão dos laços ainda deixam as pessoas confusas.

    "Quanto à documentação que comprove ligação efetiva, enviei apenas meu certificado de conclusão do ensino médio, que comprova o domínio da língua, na esperança de que o idioma e o fato de residir em uma ex-colônia sejam laços efetivos".

    Isso é muito ruim para todos pois prolonga o tempo de processo, visto que ocupam mão de obra na CRC e pior as pessoas perdem tempo e dinheiro por não estarem bem informadas e acabam desistindo.
    Por isso criei este tópico no forum, para que com a ajuda um dos outros os processos pudessem seguir de forma mais acertiva.

    Se lhe pedem uma cópia do RG não adianta mandar o CPF....
  • editado February 2018
    Não tenho acompanhado de perto este fórum apesar de ter criado a planilha e o tópico em si, minha cidadania já saiu e ando envolvida com outras fases de regularização necessárias, assim peço desculpas se demoro a ver os questionamentos e a responder no momento.
  • LIGAÇÃO EFETIVA - Neto
    Em processo entregue no consulado de Brasília, o funcionário simplesmente devolveu a exposição de motivos e documentos relativos à comprovação dos laços. Disse que não era necessário, sem maiores explicações. (???)
  • Boa tarde pessoal, chegando no cartório me deparei com a seguinte questão, a certidão de nascimento do meu pai e da sua mãe foram feitas de inteiro teor, porém lendo aqui no fórum eu notei que pedem certidão reprografica , a dúvida é a seguinte, terei de tirar outra certidão agora reprografica? Ou a de interio teor é aceita?
  • Na verdade meu pai está tirando como neto. Vi na listagem de documentação que deveria ser reprografica. E ja fiz somente inteiro teor.
  • Boa tarde Pessoal!! Minha dúvida: Tenho vontade de tirar cidadania porém sou bisneto de Português, meu avô já é falecido e não havia tirado cidadania....através de pesquisas vi que meu pai poderia solicitar e caso conseguisse poderia assim passar para mim. Porém existe a necessidade de comprovar esses Laços afetivos com Portugal...e pelo que vi nos critérios ele não atende a nenhum...rs Isso quer dizer que nem adianta ele tentar? Outra questão....estou pensando em fazer uma Pós Graduação em Portugal de 2 anos....eu estando lá (Portugal) através de um visto de estudante e sendo Bisneto de português facilitaria em algo pra conseguir a cidadania diretamente para mim?! Meu muito obrigado desde já aos que puderem tirar algumas das minhas dúvidas!
  • @cerqueirasa,

    Poderia detalhar um pouco mais sobre o ocorrido?

    Obrigado!
  • @daniel5104 para processos de Atribuição de Nacionalidade, as conservatórias pedem certidão de nascimento por cópia reprográfica.
  • @rafauchoa ..tem opção de conseguir a nacionalidade tb por tempo de residência (6 anos)
  • @CEGV pois é...eu vi isso, mas dessa forma seria mais a longo prazo né...estava buscando algo mais a curto prazo rs. @Vlad Pen o fato de ser Bisneto não altera em nada? Li em alguns lugares falando que até poderia conseguir mas é um pouco mais burocrático....mas talvez estando lá melhoria algo? Obrigado pessoal!
  • @Rodrigo_Almeida
    É basicamente o que relatei ontem.
    Não foi comigo, mas com um parente que ajudei a levantar a documentação.
    Ele tinha alguns possíveis critérios de laços para demonstrar, como residência em Portugal (a serviço do Brasil), colaborações culturais e uma filha, brasileira, nascida em Lisboa.

  • Olá, estou com uma dúvida. Sou bisneta de Português, com meu avô falecido e minha mãe viva. Teria que fazer por atribuição para minha mãe que é a neta. Ela conseguindo a cidadania, pode ser passada para mim?
    Li esse trecho e fiquei com receio:
    "Se o seu avô for falecido, infelizmente é provável que seja o fim da linha pra você.
    Seu pai ainda pode obter a cidadania como neto, por naturalização, a partir do seu bisavô. Mas a naturalização não dá a ele o direito de passar a cidadania adiante para os filhos maiores de idade."
  • @Maristella

    isso não procede mais. era o procedimento para a lei antiga, mas depois da mudança, a nacionalidade para netos passou a ser originária (ou seja, não é mais naturalização) e por isso sua mãe poderá passar para você normalmente, independentemente da idade, caso consiga obter.
  • Nossa gente que confusão, estou nos últimos ajustes do processo do meu pai, os cartórios são confusos demais e se não pedirmos a certidão exata eles fazem de qualquer jeito, conclusão, Tive de tirar duas certidões de nascimento novamente sendo agora reprográfica, e a de casamento da mãe do meu pai que era pra ser inteiro teor, acabou vindo reprográfica. o pior que eu já tinha apostilado as 3. :(
    Pergunto a certidão de casamento teria problema enviar reprográfica? Meu pai vai tirar como neto, seu avô e sua mãe já estão falecidos.

    Sempre anotem tudo e peçam exatamente como consta no fórum.

    Obrigado novamente.
  • Outra dúvida, li que diversas pessoas apostilaram a declaração do vasco / ou comunidade portuguesa no brasil. Este apostilamento é necessário?

    Obrigado novamente.
  • Bom dia pessoal hoje entrei em contacto com a linha registos procurando esclarecimentos sobre o andamento do meu processo eles me informaram me estão a finalizar os de Junho/julho
  • @daniel5104,
    Quanto ao apostilamento da carta do Vasco, eu apostilei e digo o motivo.
    É um documento brasileiro e precisa que esteja com as assinaturas válidas em Portugal. Não pode ter dúvidas sobre a veracidade desta carta.
    E depois de tudo que eu já tinha gasto achei que não valia arriscar.
    A final ela é só um papel, mas comprova um item importante do processo.
  • @Mtrin obrigado pela resposta, farei o mesmo.

    Pergunto a certidão de casamento da mãe teria problema enviar reprográfica? Meu pai vai tirar como neto, seu avô e sua mãe já estão falecidos.
  • @cidaribeiro
    Bom dia pessoal, essa é a minha primeira postagem no fórum!
    Cida, com os meus dados você consegue saber como anda o meu processo, enviei dia 02/01/2018 e verifiquei que foi recebido na conservatória de Registros Centrais no dia 11/01/2018, porém até agora nenhuma notícia, o consulado me informou que eles mandariam uma correspondência para minha residência.
    Você sabe e poderia me dar maiores informações a respeito?
    Muito obrigada!
    Luciene
  • @lisandrafabri Agradeço a resposta.
  • @Lucrisster , o Skype você pode utilizar também no celular, e é bem simples.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.