Pai Divorciado - Devo proceder com o Divórcio para obter a cidadania?

Bom dia a todos.

Estou começando a juntar os documentos para iniciar a transcrição de casamento do meu avô português (falecido) lá em Portugal.
Estou pensando em enviar os documentos para transcrição para PD.

Minha dúvida é a seguinte:
Assim que meu pai adquirir a nacionalidade portuguesa (após o processo de atribuição de pai para filho) é necessário transcrever seu casamento para que eu assim adquira a nacionalidade, correto?

Meu pai é divorciado do primeiro casamento, porém eu sou filho do primeiro casamento e em minha certidão de nascimento o declarante é meu pai.

Gostaria de saber se será necessário entrar com pedido de divórcio (e advogado em Portugal) para que assim eu consiga obter minha nacionalidade também.

Muito Obrigado a Todos

Comentários

  • @Igor As conservatorias ACP E Vila Nova de Gaia não exigem a Transcriçao de casamento se o portugues atribuido reconheceu a paternidade do filho .Não é necessário transcrever o divórcio.
  • Muito obrigado Vlad Pen !

    Então se eu quiser começar com a atribuição do meu pai por uma destas duas Conservatórias sem transcrever o casamento do meu avô não tem problema?

    Na certidão de nascimento do meu pai meu avô reconheceu sua paternidade assim como o meu reconheceu a minha.
  • @Igor, isso mesmo..se puder envie junto uma copia da certidão de casamento dos avós para comprovaçao de nomes(não precisa ser apostilada)Veja se o nomes batem ,tanto na certidão de nascimento quanto na de casamento.
  • editado July 2017
    @Igor,bem lembrado pela @Mei, Se os dois avós eram portugueses ,terá que transcrever o casamento deles de qualquer maneira,
  • editado July 2017
    @Mei Se o português ou portugues atribuido foi quem reconheceu a paternidade do filho , ACP ou VNGaia não exige a Transcriçao do Casamento.
  • Igor BenjaminIgor Benjamin Member
    editado July 2017
    Oi gente.