Filha de português falecido.

Bom dia prezados.
Minha esposa é filha de portugueses nativos, o pai dela faleceu a alguns anos e agora ela quer tirar a cidadania portuguesa para podermos sair do país, não podemos tirar através da mãe pois houve uma briga de família e não conversamos mais.
Possuo guardados a certidão de óbito original do meu sogro, o cartão cidadão com validade vitalícia dele, irei buscar a certidão de nascimento no portal do cidadão usando os dados achados no cartão cidadão, tenho também a certidão em inteiro teor da minha esposa e nela consta que o português foi o declarante como pai.

Qual seria o procedimento agora para poder resolver tudo da forma mais rápida sem precisar de atualizar casamento e demais detalhes?
Ele casou em Portugal mesmo, mas não quero depender de documentos da minha sogra, apenas dos dele se possível, preciso desse suporte e serei eternamente grato.

Att,

Diego
«1

Comentários

  • @diegomendes23 , se o seu sogro e sua sogra casaram em Portugal , não é necessário transcrever o casamento.

    Documentos:
    Cópia do assento de nascimento do Português
    Certidão de nascimento de sua esposa por cópia reprográfica apostilada com até 6 meses
    Cópia do R.G (com até 10 anos) ou Passaporte com filiação apostilado
    Requerimento 1C com assinatura do requerente reconhecida por autenticidade
    Vale postal de 175 euros.

    Pode enviar os documentos para ACP, 3ª CRC Porto ou Tondela.. que são as mais indicadas no momento
  • editado January 2018
    @Vlad Pen

    Obrigado pela valiosa informação, mas vou perguntar um pouco mais se permitir.

    1-RG da minha esposa nacional com no máximo 10 anos?
    2- O que seria apostilar?
    3- Como funciona o vale postal? Pago nos correios e coloco o recibo dentro do envelope?
    4- O assento de nascimento que irei pegar no site português já resolve?
    5- Reconhecimento por autenticidade é feito em qualquer cartório aonde minha esposa tenha cartão de assinatura e a faça estando presente?
    6- Preciso enviar cópia em inteiro teor da certidão de óbito do meu sogro?
    7- Poderia por gentileza informar o endereço completo dos locais recomendados?
    8- Usar SEDEX EMS para enviar o envelope?
    9- Precisa tirar cópia autenticada do cartão cidadão do meu sogro falecido e colocar no envelope?
    10- Última pergunta, eu juro, aonde confirmo essas informações?


    Desculpe por tantas perguntas, é que não estamos com muito dinheiro para ocorrer erros e ter que refazer o processo, obrigado pela enorme gentileza.
  • @diegomendes23

    1- sim
    2-Apostilar é definida como um certificado emitido nos termos da Convenção de haia que autentica a origem de um Documento Público.É colado um selo do CNJ nas certidões e é feito nos cartórios.
    3-Exatamente..
    4-Para nascidos após 1911 sim, desde que contenham os dados pertinentes ao nascimento, como nº do registro, data de nascimento, freguesia, etc.
    5-Ela(sua esposa) terá que assinar na frente do tabelião.Vc não precisa estar presente.
    6-Não precisa
    7-Informado abaixo
    8-Pode ser SEDEX EMS ou DHL
    9-não precisa
    10-já estou lhe confirmando

    Endereços para envio:

    CRC de Tondela
    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
    3460-584 – Tondela


    • Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto



    • CRC de Vila Nova de Gaia
    Rua Conselheiro Veloso da Cruz, 801
    Palácio da Justiça
    4400-096 - Vila Nova de Gaia

    3ª Crc do Porto
    Rua Álvares Cabral, n.º 432 4050-040 Porto.

  • @Vlad Pen

    Esse processo fará apenas que minha esposa tenha direito a cidadania, ela ainda terá que pagar pelo cartão cidadão e passaporte no consulado português no Brasil?

    Ou podemos viajar com passaporte brasileiro e chegando lá fazer o restante do processo diretamente?
  • @diego vc e sua esposa podem permanecer legalmente em Portugal durante 3 meses como turistas.Os processos realizados pessoalmente em Portugal tem um tempo mimimo q não sei precisar.Depende de cada conservatória.
  • @Vlad Pen

    Entendi, mas o processo que me indicou serve apenas para inserir minha esposa no banco de dados de portugueses, após esse processo ainda teremos que iniciar um novo processo para obter o cartão cidadão e o passaporte em um consulado português no Brasil ou em Portugal?
  • @diegomendes23 o processo para obtenção da nacionalidade é o primeiro passo.
    Hoje sua esposa é brasileira, após o processo de atribuição de nacionalidade ela terá o registro de nascimento dela em Portugal, é o equivalente a nossa certidão de nascimento brasileira. Após esse passo tem que pedir o cartão cidadão (equivalente ao nosso RG) e, caso queira, o passaporte. Não tem como pular etapas e não é feito tudo em conjunto. Seria a mesma coisa que tentar fazer um RG no Brasil sem ter um registro de nascimento, da mesma maneira também não se consegue um passaporte sem fazer os anteriores, a documentação tem uma ordem para ser feita não tem como pular etapas, um documento depende do anterior para ser feito.
    Pode pedir o cartão cidadão e passaporte tanto no consulado no Brasil como em Portugal mas antes tem que concluir o processo de nacionalidade dela.
  • @Daniel Henriques

    A certidão de nascimento do pai dela que vou pedir via site é enviado por correios ou eles apenas dão algo autenticado para imprimir que tem o mesmo valor?
  • @diegomendes23 qual o ano de nascimento do pai dela? Se for posterior a 1911 já deve estar informatizado, basta escrever para a conservatória onde foi feito o registro passando os dados do pai dela (Nome, data de nascimento, filiação) e perguntar se o assento se encontra informatizado e sob que número que eles te informam o número e o ano do assento informatizado daí basta informar no formulário esse numero / ano e conservatória. Se não estiver informatizado tem que ser o que é enviado em papel de Portugal.
  • @Daniel Henriques

    Ele nasceu em 28/11/1948 e já possui cartão do cidadão com validade vitalícia, todo atualizado com casamento e tudo mais.

    Na hora de pedir a certidão aparece o local, devo escolher o estado aonde nasceu ou o estado aonde tirou o cartão cidadão?

    Qual cartório deve ser escolhido após? O meu sogro nasceu em Campanhã - Porto e o cartão cidadão foi feito em Lisboa em 17/06/2004.
  • No formulário 1c há um campo para preenchimento das informações, de forma que a CRC consiga localizar o assento do seu sogro. Você pode, opcionalmente, incluir uma cópia simples (ou seja, não precisa autenticar e nem apostilar) de qualquer documento português dele com esse mesmo objetivo de facilitar a localização.
  • Ah, e um adendo: os documentos devem ser enviados endereçados para a conservatória de escolha, mas quando for fazer o vale postal, o beneficiário será IRN, IP com o endereço da conservatória.
  • @jhmelman

    Estou pedindo a certidão online, ela vale para esse processo ou tem que ser a em papel? Consegui mais barato, 10 euros apenas pelo site https://www.civilonline.mj.pt, pode ser por ele mesmo?
  • Valer, vale, embora não seja necessária, ainda mais se você já tem documentos portugueses do ascendente.
  • @diegomendes23 serve sim, os dados que tem que preencher são referentes ao assento de nascimento, e não do cartão cidadão. Se mandar o assento impresso não precisa preencher os dados no formulário basta assinalar no local específico do formulário que está mandando o assento anexo.
  • Acabei de pedir o assento de nascimento do meu sogro pelo site, já paguei os 10 euros, vou esperar chegar para pedir a certidão em inteiro teor da minha esposa e mandar ver no processo, por enquanto obrigado a todos.
  • Recebi o assento de nascimento hj em formato DOC para word, achei simples porém bem funcional, vou cololar a cópia no envelope e a impressão do código de visualização do mesmo.
    Agora vou pedir a certidão em inteiro teor da minha esposa.

    @Vlad Pen
    @ Daniel Henriques

    Quais sãos os dados exatos para poder fazer o vale postal? Algum código, endereço, etc? Possuem por acaso o link para o formulário 1c?
  • @diegomendes23 o formulário 1C tem o link e as explicações para preenchimento em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
    Sobre o vale postal é sem em nome do IRN no endereço da conservatória escolhida, você já sabe para onde vai mandar o processo?
    Tem os endereços das conservatórias em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos
    Veja o comentário do Mtrin em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/115946/#Comment_115946 que é explicado como proceder nos correios. Algumas agências tem se negado a fazer o VP, se não conseguir na primeira tente em outra.
    Não utilize a cotação euro exportação para o vale senão vai dar diferença no valor e a conservatória vai pedir vale complementar.

  • @diegomendes23 o formulário 1C tem o link e as explicações para preenchimento em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
    Sobre o vale postal é sem em nome do IRN no endereço da conservatória escolhida, você já sabe para onde vai mandar o processo?
    Tem os endereços das conservatórias em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos
    Veja o comentário do Mtrin em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/115946/#Comment_115946 que é explicado como proceder nos correios. Algumas agências tem se negado a fazer o VP, se não conseguir na primeira tente em outra.
    Não utilize a cotação euro exportação para o vale senão vai dar diferença no valor e a conservatória vai pedir vale complementar.

  • @Daniel Henriques

    Posso enviar os documentos por um amigo que está retornando ao Porto para economizar com envio ou isso não é adequado?
  • @diego pode enviar sim por um amigo,mas deixe tudo assinado e apostilado.
  • @Vlad Pen

    Esse vale postal deverá ser entregue em dinheiro para o meu amigo para ele pagar as taxas do serviço?
  • @Vlad Pen

    Qual a chance que tenho de pegar a cidadania através da minha esposa sem precisar morar em Portugal?
  • @Vlad Pen

    A funcionária responsável pelo cartório ofereceu a opção de colocar os dados de RG, CPF e união estável (com meu nome) na certidão de nascimento da minha esposa, vale a pena isso ou pode atrapalhar em algo, fazendo eles pedirem mais coisas ainda?
  • @diegomendes23, vc ta querendo dizer averbar dados do seu casamento na certidão de nascimento da sua esposa ? Não entendi..
  • @Vlad Pen

    Exato, a funcionária ofereceu essa opção, o que acha? Pode piorar para a cidadania da minha esposa ou melhorar até para eu pegar uma cidadania no futuro?
  • @Diego toda averbação é bem vinda.Aqui no meu estado (SP) os cartórios fazem automaticamente.
  • @Vlad Pen

    Opa, então vou encher de coisas na certidão kkkkkkkkkkkkk
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.