Transcrição casamento pessoalmente em Lisboa - documentos necessários

Olá,
pretendo começar agora meu processo, onde sou bisneta de portugueses.
Sendo assim, o primeiro passo seria transcrever o casamento dos meus bisavós (ambos portugueses) realizado no Brasil.
Perguntas:
- preciso transcrever o óbito também? Vi em sites (do consulado pro exemplo) indicando que sim mas em publicações aqui vi que na conservatória de registro civil de Lisboa não exigem o óbito (apesar de recomendarem).
Pergunto pois vi que na certidão de óbito de minha bisavó o nome dela esta "da Matta" com dois "tt" quanto tanto no registro de nascimento em Portugal (consultei online no site do arquivo da madeira) , na certidão de casamento, e no RG dela emitido aqui (tenho em mãos) está com 1 "t" só.
Tenho receio que se precisar transcrever o óbito terei que retificar o registro dela primeiro.

- Tenho um amigo que vive em Lisboa, então pensei em enviar os docs pra ele junto com o formulário de solicitação e o valor para pagamento e ele solicitaria pessoalmente.
-os docs necessários seriam : certidão de casamento brasileira de inteiro teor apostilhada, indicação dos registros de nascimento dos portugueses, valor de 125 euros (e talvez ambas certidões de obito brasileiras apostilhadas, dependendo da resposta da duvida acima).

Seria isso? Qualquer instrução agradeço!

Comentários

  • editado December 2017
    Não sei se a transcrição de casamento em Lisboa seria mais rápida que a por Ponta Delgada... Lá (PD) estão fazendo em 15 dias ultimamente.
    Não precisa transcrever óbito.
    O formulário tem que ter firma reconhecida por autenticidade (assinar no cartório diante do funcionário) e tem que ter o documento de quem assina (sua avó/seu avô?), com menos de 10 anos de expedição (tb serve passaporte modelo novo em q conste a filiação)
  • editado December 2017
    @Gabriela, o valor para transcrição de casamento é € 120 euros.Ja q vai gastar para mandar os documentos para Lisboa, seria melhor enviar direto para Ponta Delgada ou 4Crc do Porto.
  • @jhmelman não entendi o que quis dizer: "O formulário tem que ter firma reconhecida por autenticidade (assinar no cartório diante do funcionário) e tem que ter o documento de quem assina (sua avó/seu avô?)" Não pode ser eu mesma no formulário de requisição?

    @vlad entendi. Achei que indo pessoalmente fariam mais rápido do que enviando.

    Obrigada!
  • editado December 2017
    Quando é o filho do casal pedindo, não precisa mandar mais nada, a identidade comprova a filiação (foi o caso de quando pedi o dos meus pais). Já vi comentários dizendo que pra netos (e acredito, mas não tenho certeza se tb vale para bisnetos) tem que mandar alguma documentação que comprove o vínculo com os nubentes (identidade, certidão de nascimento).
  • @Gabriela quando o requerente da transcrição de casamento for neto ou bisneto ,é necessário enviar uma certidão de nascimento para comprovar o parentesco.
  • @jhmelman @vlad entendi. Obrigada. E a mesma pessoa que será o requerente é quem tem que fazer o vale postal, certo?
  • Isso mesmo.
  • @jhmelman essa certidão de nascimento do neto tem algum critério? Por exemplo, precisa ter sido emitida nos últimos 90 dias, estar apostilhada ou algo assim? Tenho uma certidão atualizada do meu pai (neto) mas foi emitida em agosto se não me engano.
  • Não sei se tem um prazo determinado, mas menos de 6 meses é tranquilo. Acho que basta ser cópia autenticada, inclusive.
  • @Gabriela Kraemer se for mandar para Ponta Delgada não precisa ser a certidão do neto original, basta uma xerox autenticada, não precisa ser apostilada e nem ser recente. A certidão é apenas para comprovar que é descendente, não faz parte do processo da transcrição.
  • Olá
    Será que permitem a minha entrada com documentos atualizados e certidões ja apostiladas para transcrição?. Obs sem passagem de volta
    Obgda
  • @Rute , se vc ainda não é cidadã portuguesa e não tem o Cartão Cidadão ,terá q entrar em Portugal como turista com passagem de ida e volta + seguro saúde e permanecer no país legalmente durante 3 meses.
  • Acompanhamento da transcrição de casamento crc Lisboa.
    Boa tarde!, fui a Lisboa em julho e dei entrada pessoalmente no crc de Lisboa no dia 30/07 na transcrição de casamento dos meus sogros.. Como posso saber como anda o processo?
    Obrigada.
  • @Jackie17 Linha de Registro (351) 211950500 opção 1 e depois opção 1 novamente
  • Obrigada.
  • Bom dia!!! Finalmente consegue falar neste numero. A pessoa que atendeu me informou que para transcrição de casamento eu teria que ligar direto para onde dei entrada. No caso, na conservatoria de registo de Lisboa no telefone 351 213566281. Estou tentando e não consigo falar lá . Mandei um email e ainda não obtive resposta. Mesmo não sendo lá, a pessoa me informou que a minha sogra consta como solteira ainda.
  • Boa tarde! Passei aqui só para informar que recebi a transcric7 de casamento que estava esperando.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.