Transcrição de casamento em Portugal.

24

Comentários

  • Gente, Boa tarde!
    Estou com uma dúvida gigantesca. Estou reunindo os documentos para pedir nacionalidade do meu marido ,filho de pai e mãe portugueses. A minha dúvida é se realmente preciso fazer a transcrição do casamento dos meus sogros. Pois ainda não entendi o real motivo disso.
    Já estava com todos os documentos prontos para dar entrada na transcrição do casamento por ponta delgada mas ao pedir a minha sogra as RNE dela e do meu sogro, descibri que ja estão vencidas desde 2008. E para fazer a renovação está sendo um problema pois eles tem que ficar se deslocando e pagando GRU (eles não querem pagar) e eles não querem por já serem maiores de 60 anos e a lei do Brasil não os obrigarem a trocar.
    A Polícia Federal pede um requerimento de atualização ( pense em como é difícil preencher um requerimento que pede todos os documentos que vc não tem. Gente tem 70 anos que eles deram entrada no Brasil)
    Certificado de inscrição consular( mas os uma taxa pra pagar e mais um agendamento no consulado que eu não pesquisei o valor) ou passaporte válido (que eles tambem nunca tiraram)
    E a GRU de estrangeiro que custa 204,77 cada.
    Estou começando a desanimar.
    Já estou com todos os documentos pra atribuição do meu marido. Se não fosse isso já teria dado entrada.
    Alguém pode me orientar se tem alguma conservatória que faça a atribuição sem ser precisar fazer a transcrição do casamento????
    O meu sogro é o declarante no nascimento do meu marido.
    Desde já agradeço....
  • @tatitatileite

    Você se preocupou sem necessidade.

    1. Faça a transcrição dos sogros por Ponta Delgada. A transcrição é obrigatória quando o casal é português e casados no exterior. Cópia simples dos assentos ou os números + certidão de casamento inteiro teor apostilada + requerimento + xerox identidade autenticada + vale postal 120 euros.
    2. Não precisará dos RNEs em nenhum momento do processo.

    Leia o tópico sobre transcrição em Ponta Delgada.
  • @Mariza guerra
    No caso a cópia da identidade é só a do requerente?
    No caso meu marido?
    Obrigada pela resposta
  • Sim, a identidade é do requerente, no caso a do filho dos portugueses.
  • @Webill pelo que eu andei pesquisando cada consulado cobra um valor diferente porém ele só atende moradores da área em que eles estão. Eu estou em Santos/São Paulo, na minha cidade tem consulado honorário de Portugal mas nem estou cogitando fazer por ele. A nacionalidade esta só R$ 1.480 fora a lista enorme de documentos apostilados e averbamentos que eles pedem antes. Em BH o valor da transcrição parece bom mesmo.
  • Entendi e concordo. Fiz a minha nacionalidade em Portugal por conta dos preços praticados por aqui. De qualquer forma, fica a dica para quem estiver por aqui.
  • @Daniel Henriques
    O melhor do consulado de BH é que eles fazem na hora, o difícil é conseguir agendamento.
  • boa tarde.
    Atualmente alguém conseguiu fazer a transcrição de casamento e óbito de português via conservatórias em portugal?
    Para fazer via consulado estão pedindo R$ 850,00.
    Na conservatoria de Santo Tirso me disseram que teria que ir pessoalmente lá. Mas estou no Brasil.
    Queria fazer tudo via correio

    Grata

    vanessa
  • @vanessa moreira
    Faça a transcrição de casamento por Ponta Delgada, nos dois primeiros posts tem o modelo de requerimento e as explicações detalhadas
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
    Se fizer o processo de atribuição pelas conservatórias não precisa transcrever os óbitos.
    Fale um pouco o seu caso para podermos orientar melhor os procedimentos.
  • Olá, em 22/11 meu irmão deixou em Ovar , os documentos para transcrever o casamento de minha mãe , recentemente atribuída.

    Hoje tive a notícia da conclusão dessa transcrição.
    Agora, feliz e mais tranquila, partirei para minha atribuição.
    Obrigada a todos que me ajudaram aqui no fórum em especial a Mariza Guerra.
  • @Tania Regina,

    Que maravilha! Em breve será a sua vez. Estarei sempre a disposição para qualquer coisa. Beijos.
  • Muito obrigada Mariza Guerra, estou pesquisando aqui onde enviar meu processo....nem acredito que chegou minha vez !!
  • Pessoal, há possibilidade de fazer a transcrição presencialmente, alguma conservatória a indicar, e tem diferença de prazo?
  • @Murilo 4 Crc do Porto
  • Obrigado @Vlad Pen,
  • AlikAlik Member
    editado April 2018
    Galera,
    Alguém sabem me dizer por onde o processo ta sendo mais rápido, vi aqui no Forum Tondela depois vi Ponta Delgada, por onde é mais aconselhável? O processo de cidadania fizemos pela ACP, Será que seria mais rápido por la´? Agora vi que sugeriu que presencial fosse feita pela CRC, estamos em PT entao poderiamos fazer presencialmente tbm, o que sugerem para ser mais rápido por favor @vladpen sabe me dizer?
  • @Alik.. ACP no momento está mais rápida.
  • AlikAlik Member
    @VladPen mesmo o processo de transcrição de casamento está sendo mais rápido por la també
    m? O de atribuição do meu marido levou exatamente 1 mes.
  • editado April 2018
    @Alik ACP não faz transcrição de casamento, melhor seria Ponta Delgada
  • Bom dia. Meu processo de naturalização ainda está em andamento. Tão logo seja concluído, pretendo fazer a transcrição de casamento. Como estarei fora do Brasil por um período, já gostaria de providenciar os documentos necessários. No caso da certidão de casamento, devo emitir de inteiro teor ou cópia reprográfica?

  • @Mariane Ramos

    Faça por Ponta Delgada que está sendo bem rápida pra conclusão de transcrição

    Documentos

    - certidão de casamento por inteiro teor com o sinal público e apostilada
    - certidão de nascimento por inteiro teor com o sinal público e apostilada do nubente brasileiro
    - assento de nascimento cópia simples ou o numero do assento
    - RG autenticado de quem vai pedir a transcrição
    - Taxa de 120 euros
    - Requerimento preenchido e assinado por autenticidade


    https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view




    Endereços para envio do VALE POSTAL:
    (Finalidade: Manutenção de Residente)

    * IRN, IP
    Praça Gonçalo Velho, nº 12, 2º
    9500-063 – Ponta Delgada
    _____________________________________________________________
    * Endereços para envio dos DOCUMENTOS:

    • CRC de Ponta Delgada
    Praça Gonçalo Velho, nº 12, 2º
    9500-063 – Ponta Delgada

    _____________________________________________________________________________________

    ( Telefone: 296 302 170|
    E-mail: civil.pdelgada@irn.mj.pt (esses dados geralmente pedem para serem colocados no envelope de envio por sedex)
  • Pessoal uma questão, uma amiga quer fazer o processo de transcriçao de casamento dos pais os dois portugueses, mas ela nao acha a certidão de portugal do pai, só achou da mãe por enquanto ... tem alguma forma de transcrever assim mesmo...como ela esta velhinha tem que correr com o processo para conseguir a cidadania...
  • @vivisoares

    Precisa achar a certidão do pai
  • Obrigada Maria... vamos continuar nas buscas !!
  • Bom dia a todos
    Vou aproveitar a ida de um amigo à Portugal para buscar as certidões de meus avós - o registro de batismo da bisavó foi localizado por vcs - e fazer a transcrição do casamento realizado aqui no Brasil. Até agora só estou com a certidão da Igreja e providenciando a do cartório. No formulário de transcrição, meu pai é o requerente. Como nosso amigo é quem vai dar entrada, ele precisa de algum documento específico como uma procuração ou RG dele?
    Obrigada!
  • @ClaudiaFernandes ele vai precisar de uma procuração .
  • Obrigada, Vlad Pen. Vou providenciar hoje mesmo.
  • Olá, boa tarde!
    Meu marido conseguiu a cidadania em fevereiro desse ano. Nos casamos em maio. Pretendemos ir de vez para Portugal em março de 2019. Estamos em dúvida se transcrevemos nosso casamento aqui ou por lá. E temos algumas dúvidas , pois antes de casarmos ele era viúvo. Ele terá que transcrever o casamento anterior ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.