Como procurar uma certidão na internet pelo tombo?

Me chamo Helena e procuro pela certidão dos meus bisavós portugueses de Viseu nascidos em 1899 e 1902. Vi que algumas pessoas localizam pela internet através do site tombo, mas não consigo sequer fazer a busca pelo site. Se alguém puder me ajuda com algumas dicas do que escrever na busca e como localizar as informações nesse site ou outra forma de obter essa certidão, por favor me ajude. Não tenho a quem recorrer. Já procurei despachantes de Portugal mas também não consigo achar este tipo de serviço pela internet.

De qualquer forma, obrigada a todos.
«1

Comentários

  • @sorvisorvi

    Informe os dados.
  • Ola @Mariza Guerra, estou buscando a certidão de nascimento de uma pessoa, mas não sei a freguesia que ele nasceu, os dados são esses:
    Americo Alves da Silva
    Mãe - Maria Alves
    Pai - Manoel Francisco da Silva
    Nascimento - 17/12/1891

    Preciso descobrir a freguesia para pedir a certidão. Obrigada
  • @shayene

    Um relato sobre a emigração ajuda muito.
    Quando veio, com quem, onde se fixou, nomes de irmãos, etc.
  • @Mariza Guerra infelizmente não tenho essas informações, o que eu tenho é a informação do RG dele aqui no Rio de Janeiro, foi feito na data 09/06/1916. Não sei de nada mais, fica difícil achar apenas com essas informações?
  • @Shayene

    Não encontrei nada consistente. Qual era a profissão dele no Brasil? Seria bom procurar o Arquivo Nacional, esse carteira de identidade poderá ajudar a encontrar uma pista.

    Saber a idade que chegou ao Brasil poderia ajudar. Veja um homônimo com a filiação diferente:
    .
    202900 Américo Alves Da Silva
    Gondomar Porto I
    incógnito Joaquina Alves da Silva Fundidor 22 Rio de Janeiro Solteiro
  • NevitongomesNevitongomes Member
    editado December 2017
    Boa noite a todos! Quero agradecer pela iniciativa da criação desse fórum, ele tem sido muito bom para ajudar as pessoas que não tem muitos recursos para pagar uma assessoria profissional.
    Gostaria de pedir a ajuda de vocês: Pretendo dar inicio ao processo para aquisição da cidadania portuguesa para minha sogra. A intenção é conseguir pra ela e depois para minha esposa e consequentemente para mim e nossa filha. Seguindo orientações aqui do fórum eu já enviei um e-mail para o arquivo distrital de Bragança, mas ainda não me responderam, só enviaram uma resposta dizendo o seguinte:
    Acusamos a receção do seu pedido.
    Comunico a V. Exª que a sua pesquisa será satisfeita de acordo com a disponibilidade de recursos humanos.
    Logo que possível, dar-lhe-emos resposta.
    Com os melhores cumprimentos,
    ÉLIA CORREIA

    Eu enviei as seguintes informações para pesquisa:

    Nome do pai da minha sogra - Manoel Bernardo da Costa.
    Nome do seu pai - Francisco Manoel da Costa.
    Nome da sua mãe: Maria Candida Cordeiro.
    Local de nascimento:
    Distrito: Tras-os-Montes.
    Concelho: Torre de Moncorvo.
    Freguesia: Maçores.
    Data de Nascimento: 06/10/1905.

    Será que alguém pode me auxiliar na localização da certidão de nascimento do avô da minha esposa?

  • @Nevitongomes

    O e-mail que recebeu é padrão, aguarde o próximo com o resultado da busca.

    http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1277971

    ÂMBITO E CONTEÚDO
    Registo n.º198 - f.13

    Filho de: António Joaquim Cordeiro e de Rosa Maria;

    Natural de: Maçores-Maçores-Torre de Moncorvo;

    Idade: 44 anos;

    Literacia: não sabe escrever;

    Estado Civil: Casado(a);

    Profissão: Jornaleira;

    Destino: Brasil;

    Acompanhantes: seus filhos: Manuel Bernardo Costa de 12 anos, António do Nascimento Costa de 9 anos e Abílio Augusto Costa de 7 anos.



    Livro de passaportes: http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1228247 - 016 tif.

    O livro de 1905 não está online: http://tombo.pt/f/tmc12 -
  • Boa noite Marisa Guerra! Fiquei muito feliz por você ter me respondido! Quero agradecer por sua resposta e disponibilidade em ajudar! Vou aguardar a resposta do e-mail enviado. Gostaria de tirar uma dúvida: após a resposta quais os próximos passos que devo seguir no caminho para a cidadania portuguesa?
  • @nevitongomes

    O português casou com brasileira? Ele foi o declarante do nascimento da filha na menoridade? Na certidão de inteiro teor tem essas informações.

    Se for sim para as duas questões a sua sogra poderá requerer a nacionalidade sem transcrever o casamento dos pais se enviar o processo para a Conservatória de Gaia ou o Arquivo Central do Porto.

    Leia as discussões sobre as duas Conservatórias.
  • Boa noite Mariza! Respondendo suas perguntas:

    O português casou com brasileira sim, vai ser necessário algum documento dela?
    Vou providenciar a certidão de nascimento da minha sogra, assim que tiver o documento devo enviá-lo para o arquivo central do Porto? Qual será o procedimento a partir do envio? Minha sogra poderá fazer a solicitação da cidadania por atribuição? Mais uma vez quero te agradecer por sua ajuda!
    Aproveito para te desejar um Feliz Natal!!! Que Jesus abençoe grandemente sua vida e família!
  • @Neviton

    Peça o assento do pai da sua sogra após a resposta do Arquivo Distrital.

    Sim, a sua sogra poderá requerer a atribuição.

    Peça no cartório certidão de nascimento modelo reprográfica de sua sogra, veja se o pai português foi o declarante, após isso será definido para qual Conservatória será enviado o processo.

    Se a sua sogra tiver mais de sessenta e cinco anos providencie uma identidade nova ou um documento de prova de vida no cartório. Tirar uma identidade nova é muito mais barato.

    Esses são as primeiras providências. Depois virão outras.

    Feliz Natal!!
  • Boa noite Mariza! Tudo bem?
    Gostaria de tirar uma dúvida com você quanto ao documento de prova de vida da minha sogra que você me falou para providenciar: fui me informar no cartório de minha cidade e disseram que nunca ouviram falar desse documento; pergunto: uma declaração dizendo que ela está viva, assinada por ela com firma reconhecida poderia servir? Você teria algum modelo desse documento para me passar? Ela tem 84 anos e tirar outra carteira de identidade ficaria muito difícil! A certidão de nascimento deve ser apostilada? Desculpe a pergunta, mas não entendo muito desse assunto!
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado December 2017
    @nevitongomes
    Não tenho um modelo mas muitas pessoas do Fórum já providenciaram esse documento, espero que alguém te oriente.

    Na internet tem alguns modelos: http://www.spprev.sp.gov.br/arquivo_download/modelo_de_declaracao_de_vida_e_estado_civil.pdf

    A certidão de nascimento precisa ser cópia reprográfica e apostilada.
  • Boa noite Mariza! Vou providenciar os documentos e te informar para que possa receber sua orientação! Mais uma vez quero agradecer sua ajuda e atenção. Você é uma benção!!!
  • Boa Noite! Estou querendo tirar a minha cidadania portuguesa, mas já fui informada de que preciso da certidão e nascimento ou óbito do meu pai, que era cidadão português. Contudo não possuo. Infelizmente só possuo o nome completo dele, da minha vó paterna e a região de onde ele foi sepultado. Já tentei a pesquisa por aqui, mas não consegui encontrar. Alguém poderia me ajudar? Pai: Armando dos Santos Paranhos. Avó Paterna: Laurinda dos Santos Paranhos. Região de Vila Real.
  • @Amanda

    É preciso encontrar o registro de nascimento do seu pai. Informe a data de nascimento. Ele veio para o Brasil e voltou a Portugal?
  • Boa noite Mariza!
    Antes de tudo quero te desejar um ano novo repleto de bençãos para sua vida e família!
    Preciso tirar uma dúvida com você: você havia perguntado sobre a identidade da minha sogra e eu não respondi. Ela tem 84 anos e tem muita dificuldade de se locomover. Ela está numa casa de repouso e ficaria quase impossível levá-la para um posto do Detran para tirar uma nova identidade. A atual foi emitida em 1986, está em ótimo estado de conservação, totalmente legível. Você conhece algum caso que houve problemas quanto a data de emissão da identidade? Tem como eu enviar a declaração comprobatória de vida junto com a identidade atual? Aguardo resposta! Obrigado!.
  • Oi Mariza, esqueci de perguntar algo: eu enviei os dados para o Arquivo Distrital de Bragança dia 18/12/2017. Quanto tempo demora, em média, para eles responderem? Obrigado!
  • @Nevitongomes

    Retribuo os votos! Feliz 2018!
    Identidade tem prazo de validade de dez anos. Pode ser que a declaração de vida seja suficiente, mas não posso garantir. Sugiro que envie para Gaia que dispensa transcrição de casamento do pai português declarante, isso agilizará o processo. O ACP está sobrecarregado.
    O Arquivo de Bragança costuma demorar uns vinte dias.
  • Boa noite Mariza! Vou ver se consigo tirar identidade da minha sogra! Muito obrigado!
  • Boa noite Mariza! Tudo bem? Estou entrando em contato novamente para te dizer que a pesquisa que havia solicitado em Bragança deu resultado, graças a Deus! Encontraram o registro de batismo do pai da minha sogra. Gostaria de tirar duas dúvidas, caso você possa me ajudar: eles me pediram para transferir o valor para que possam enviar a certidão, mas não sei como efetuar essa transação! Disseram também que posso fazer um vale postal. O que você sugere como o mais indicado? Outra dúvida: meus primos também estão dando entrada no processo para a cidadania portuguesa e queria saber se assim que a certidão chegar se posso tirar uma cópia autenticada para eles utilizarem no processo deles, ou se será necessário a certidão original para cada um? Nesse caso eles teriam que solicitar outras certidões? Aguardo contato. Desde já agradeço sua atenção!
  • @Neviton Gomes

    Que bom que encontraram. O pagamento por vale postal é mais simples . Diga nos correios que a finalidade é manutenção de residente.

    Não sei dizer se o ACP aceitaria xerox autenticado do assento. Talvez não vale a pena arriscar.

    O ACP está implacável na exigência de prova de vida. Para evitar mais gastos envie-o junto ao processo mesmo que tenha a identidade recente.
  • Boa noite Mariza! Quero agradecer seu esclarecimento e disposição em ajudar! Vou providenciar todos os documentos e entro em contato novamente.Fique com Deus!
  • Mariza, esqueci de perguntar algo: no e-mail que recebi de Bragança eles me pediram para informar o numero do NIF. Não sei o que é isso! Copiei e colei parte do texto que me enviaram:

    "Caso pretenda, também poderá enviar o pagamento através de vale de correio, devendo ser emitido à ordem de Arquivo Distrital de Bragança, para o endereço acima mencionado.
    Agradecemos o envio do seu NIF (Número de Identificação Fiscal), endereço postal completo e o nome do depositante.
    Caso não se verifique uma resposta no prazo de 35 dias, o assunto será dado como encerrado.
    Para darmos continuação ao seu pedido, deverá cumprir os procedimentos acima mencionados".
  • @Neviton

    O NIF é o mesmo que CPF. Não é o caso, portanto ignore esse item.
  • Muito obrigado! Tenha um ótimo fim de semana!
  • Boa noite Mariza! Tudo bem? Gostaria de pedir sua ajuda mais uma vez. Como mencionei no texto anterior o Arquivo Distrital de Bragança solicitou que eu efetuasse o pagamento de 20,05 euros para envio da certidão do português. Efetuei o pagamento dia 9 de fevereiro, enviei um e-mail com meu endereço e com o anexo do comprovante do vale postal, porém até agora não me deram nenhum retorno. Quanto tempo demora em média para eles informarem se sacaram o vale em Portugal ou se está tudo certo? Aguardo contato. Mais uma vez quero agradecer por sua ajuda.
  • @Neviton
    Não enviarão e-mail confirmando o recebimento do vale. Já devem ter remetido o registro que solicitou.
  • Olá, gostaria de saber se alguém pode me ajudar com informações sobre bisavó e/ou tataravós:
    Tenho um documento de entrada no Brasil de sigla "REGISTRO S. R. E." da minha Bisavó:
    Rosa Maia Rodrigues da Rocha nascimento 26/12/1906 (mãe de Elizabeth Rodrigues Peixoto-minha avó paterna)
    Pai: Antônio xxxxxx* Maia
    Mãe: Maria Rodrigues da Rocha ( a única que permanecia viva em 06/11/1939**)
    e bisavô,
    José da Costa Peixoto
    Pai: Francisco da Costa Peixoto
    Mãe: Maria Nogueira Peixoto
    Ao que se consegue ler no passaporte a minha Bisavó Rosa Maia Rodrigues da Rocha parece ser natural de Aveiro.
    o nome de casada de Rosa Maia, ao que indica na certidão de óbito de minha avo paterna era Rosa Maia Rodrigues da costa;
    *parece: Nogueira em um manuscrito da certidão de nascimento** da minha avó Elizabeth Rodrigues Peixoto, esta já nascida em Belém do Pará no Brasil em 06/11/1939.
  • Muito obrigado Mariza! Deus abençoe sua vida e família!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.