Posso solicitar cartão cidadão e passaporte sem pedir transcrição de casamento?

Boa noite
Alguém poderia me ajudar?
Entrei com o meu pedido de cidadania por atribuição em Portugal. O assento do meu pai está em Resende. Gostaria de saber se eu teria que fazer a transcrição do meu casamento primeiro, antes de pedir o cartão cidadão e passaporte pelo consulado.. Meu nome da casada é o mesmo de solteira. Obrigada!

Comentários

  • @Liana Fernandes

    O cidadão português é obrigado a manter o estado civil atualizado. Quando fizer o cadastro no Consulado você vai omitir uma informação importante que é o estado civil.
  • @Liana Fernandes

    Diante da informação da @Mariza Guerra, desconfio que pode ser uma exigência dos Consulados que seja feita a transcrição do casamento antes de ser solicitado o cartão cidadão.

    Vou te falar da minha experiência.
    Sou cidadão português desde 2002 e, naquele mesmo ano, quando fui a Portugal a passeio, solicitei e retirei em Lisboa o meu Bilhete de identidade (nossa Carteira de Identidade brasileira). Eu não tinha na época, como não tenho hoje, o meu estado civil transcrito na certidão de nascimento portuguesa. Quando fui buscar o documento, notei que no campo "Estado Civil" constava isso: ************. Questionei e fui informado de que como minha situação civil não estava ainda atualizada em Portugal, tinha que constar assim no Bilhete de Identidade, e que, quando eu fizesse a transcrição, passaria a constar o estado civil.
    Neste ano de 2017 estive novamente lá em Lisboa e, estando meu Bilhete de identidade vencido, solicitei e retirei o Cartão Cidadão (que, me parece, em 2002 ainda não tinha sido criado). Na ocasião, em nenhum momento me foi questionado se eu havia atualizado meu estado civil. A atendente, inclusive, olhou o meu Bilhete de Identidade e atualizou o meu cadastro no sistema deles, me fazendo algumas perguntas como por exemplo o meu endereço etc, mas nada perguntou sobre o meu estado civil. Entendi que tal informação não era indispensável para se retirar o Cartão. Um detalhe é que o Cartão Cidadão não traz indicação sobre o estado civil.
    Acredito, portanto, que deve ser uma exigência dos Consulados a prévia transcrição do casamento.
  • @Liana Fernandes e @JBorges

    No site do Consulado do Rio tem a seguinte nota:
    " IMPORTANTE
    A atualização do estado civil é recomendável para renovar documentos de identificação nacional como o Cartão de Cidadão e o Passaporte, pois estes documentos são obrigatoriamente emitidos de acordo com o que consta no registro civil português. Caso pretenda atualizar o seu estado civil clique aqui."
    http://consuladoportugalrj.org.br/servicos-consulares/cartao-do-cidadao/como-solicitar-o-cartao-de-cidadao/

    Dá a entender que não é obrigatório a atualização do estado civil antes do pedido do CC, apenas é recomendável. Cada Consulado deve ter um entendimento. Mas, sabemos que há uma lei que obriga a atualização.
  • Pessoal, estou lendo os comentários mas gostaria de uma informação. Possuo meu assento de nascimento, mas está demorando muito a minha transcrição de casamento, pergunto: Estou indo a Portugal no próximo mês, se eu levar meu assento de nascimento, posso tirar o CC? Vi que alguns dizem que perguntam endereço, Mas ainda não estou residindo em Portugal, posso tirar mesmo com o assento de nascimento? Obrigado
  • @vlad Pen, muito obrigado pela resposta. Só uma dúvida se puder ajudar, Eles questionam alguma coisa sobre endereço? Se sim, deverá ser em Portugal? Mais uma vez muito obrigado.
  • CreedCreed Member
    @vlad

    Sobre uma situação semelhante à do Alberto...
    Minha mãe está com o Assento de Nascimento só que ela é casada com meu pai, tendo Alterado o nome para de casada.
    Ainda não foi feita a transcrição, mas está em processo.
    Será que é totalmente necessária a transcrição do casamento para a emissão do cartão cidadão?

    Ela estará em Portugal no mês que vem, e estou com o receio de faltando a transcrição ela não conseguir emitir o Cartão Cidadão.
  • @Alberto Soares,
    Não questionam endereço
  • @Creed

    Não é totalmente necessária,mas sua mãe sairá com nome de solteira
    O ideal é aguardar a transcrição de casamento
  • CreedCreed Member
    @Maria

    Muito obrigado!
  • Uma dúvida! Sou solteira e gostaria de pedir meu CC e meu passaporte, porém irei casar antes de ir pra Portugal, mas manterei meu nome de solteira. Terei alguma complicação em relação aos meus documentos?
  • @Livia nao tem problemas, mas será solicitado pelo consulado pra vc fazer a transcrição de casamento.Sugiro aguardar alguns meses para fazer essa transcrição.
  • Uma dúvida: fazendo a cidadania portuguesa da minha mãe, já posso dar entrada no pedido da minha ou tenho que primeiro fazer a transcrição do casamento dela?

  • @Luciana após a conclusão do processo da sua mãe, terá q fazer a transcrição de casamento dela antes do inicio do seu processo .
  • @Vlad se eu fizer a transcrição de casamento por portugal, terá alguma implicação? Não entendi pq recomendou aguardar alguns meses para transcrição, poderia me explicar, por favor?
  • @Lívia algumas conservatórias questionam transcrição de casamentos recentes por achar q ha outros interesses e acabam enviando o processo para o SEF.
  • Boa tarde, tenho toda a documentação como cidadão português e fiz a transcrição de meu casamento tendo já obtido a certidão, alguém poderia informar qual o procedimento a partir de agora para minha esposa tirar o passaporte e o cartão de cidadão? obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.