Dupla cidadania : Casar no Brasil ou em Portugal?

Estou dando entrada no meu processo de atribuição. Pretendo me casar com minha companheira, que também está em processo de atribuição por ser filha de português. Estamos com uma dúvida, é melhor casarmos aqui e transcrevermos em PT ou fazermos o inverso, casando em PT e transcrevendo para cá? A hh tambem gostaria de saber se é melhor casar antes de dar entrada no processo ou fazer depois de obter a cidadania?
Desde já, obrigada pela atenção.

Comentários

  • @marianaglguimaraes, não fará diferença se o casamento ocorrer antes ou depois do processo de atribuição.

    Existe apenas um problema com o casamento no exterior: transcrever casamento no Brasil é um tanto burocrático. Exigirão muitos documentos e comprovante de endereço (se morar no exterior, fica impossível transcrever por não ter comprovante de endereço no Brasil).

    A opção mais fácil seria casar no Brasil e transcrever em Portugal assim que os dois processos de atribuição ficarem prontos, usando apenas a certidão de casamento brasileira e indicando os dois assentos de nascimento portugueses. Não teria custo nem de emitir certidões de nascimento no Brasil, e nem de apostilar.

    Espero ter ajudado.
  • ai aproveitando o tópico tenho uma dúvida.
    estou esperando minha nacionalidade sair, estou morando no méxico por enquanto com meu companheiro, que é mexicano. Se a gente casasse ele teria direito a poder ficar em Portugal de boa e conseguir trabalho? demora muito? seria burocratico? nao seria naturalizado como eu, mas tem essa opcao? nao sei muito bem sobre esse assunto.
  • @caiodib muitíssimo obrigada pela informação!!
  • Olá, tenho uma dúvida. Sou cidadão com dupla cidadania. Moro em Portugal e gostaria de saber se é mais fácil eu casal em Portugal ou casar no Brasil com minha companheira brasileira e fazer a transcrição por ponta delgada? Como isso funciona? Obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.