Melhor conservatória SEM transcrição, GAIA ou ACP?

Olá,

Meu pai (português) é o declarante em minha certidão de nascimento, inclusive já solicitei copia reprográfica, inteiro teor, com apostila e com firma reconhecida. fiz tb a apostila e autenticação do RG.
Já tenho o formulário e os dados de assento do meu pai.

Agora preciso decidir a conservatória...
Como não precisei fazer transcrição de casamento, não são todas que aceitam, pelo que li em outros posts, só a Vila Nova de Gaia e ACP aceitam...

Qual está sendo mais rápida?

Comentários

  • @prifsimao84,me parece que o ACP está um pouco mais rápida
  • @ACP.. , pq Gaia está mto enrolada.
  • zevitorzevitor Member
    o que siginifica acp?
  • @zevetor
    Arquivo Central Porto,
    No site do IRN, lê-se sobre o ACP:

    "São anualmente transferidos para o Arquivo Central do Porto os registos de nascimento, casamento e óbito inscritos nas Conservatórias do Registo Civil do concelho do Porto. Na conservatória territorialmente competente para a elaboração dos mencionados registos encontram-se apenas os assentos do ano corrente e os assentos paroquiais das freguesias mencionadas.
    Ao Arquivo Central do Porto compete o arquivo de livros de assentos de registo civil pertencentes às conservatórias do concelho, que para ali devem enviar, até 31 de Janeiro de cada ano, os livros findos no ano anterior."

    http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/arquivo-central/
  • Olá.
    No meu caso, minha mãe é portuguesa divorciada no Brasil do meu pai. Ela manteve o nome de solteira, porém o declarante na minha certidão foi o meu pai. Será preciso transcrever o casamento que já não existe, caso o processo seja enviado para o ACP? Grato pela resposta
  • @André precisa transcrever o casamento pq sua mãe é a portuguesa.
  • @Andre Luiz

    Você terá que transcrever o casamento de sua mãe mesmo na condição atual de divorciada.
    Envie a transcrição para PD e após a conclusão faça a sua atribuição no ACP que por sinal não faz transcrição de casamento.
  • Vou fazer a transcrição da minha filha menor e o declarante na certidão dela está como o pai e a mãe (ambos) posso fazer via ACP sem transcrição de casamento ?
  • @rafaelgouveia vc quis dizer atribuição da filha menor.Pode sim.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.