Ajuda com Certidão Bisavô(Viseu) e Bisavó(Trás-os-montes)

rgicorgico Member
Pessoal, uma boa tarde.

Estou em vias de começar meu processo de cidadania, mas estou também em grandes dificuldades em localizar as certidões dos meus bisavós e gostaria muito da ajuda desse fórum tão poderoso.

Tenho certidões de óbito e casamento, porém de nascimento está bem complicado, por isso imploro pela ajuuda de vocês!

Abaixo os dados que possuo de cada um deles até o momento:

Bisavô:
Nome: Manoel Coelho
Nascimento: 10/01/1902
Nome dos Pais: Bento Coelho e Felicidade dos Santos
Local: Viseu/Vizeu - Não possuo Concelho e Freguesia

Bisavó:
Nome: Lydia dos Santos
Nascimento: 05/02/1906
Nome dos Pais: Jeronymo Moraes e Anna dos Santos
Local: Trás-os-Montes - Também não possuo Concelho e Freguesia

Desde já agradeço a todos pela ajuda.

Comentários

  • Sugiro que vc vá ao Arquivo Nacional e solicite os documentos de imigração deles. Foi assim que consegui informações sobre concelho e freguesia de nascimento da minha avó.
  • editado October 2017
    @rgico Vou te passar minha experiência e espero ajudá-lo, meus dois Bisavós eram portugueses;

    Um do distrito de Viseu, no qual tinha todos os documentos possíveis, contudo minha avó é falecida e por este não poderia tirar a cidadania portuguesa.

    O outro não tinha sequer nenhuma informação oficial e muito menos data de nascimento e região de Portugal de onde este nasceu, contudo meu avô é vivo e minha mãe viva e que este seria o caminho para a atribuição da nacionalidade portuguesa. Então comecei a sondar meu avô e o mesmo disse que era "Águas Claras" (não existe) no Porto, então comecei a pesquisar ano a ano nos arquivos de Águas Santas, no Porto até que um belo dia, após vários dias de pesquisa consegui achar.

    Dica: Se tem interesse na cidadania portuguesa comece pelo que é mais viável, ou seja pesquise qual cartório se casou no Brasil, peça informações etc e caso não ache acesse o site ;

    Acesse: http://tombo.pt/ - acesse o Distrito e seja persistente nos Concelhos e Freguesias e vai pesquisando os assentos de batismos de cada um, lembrando que Trás-os-Montes compreende entre os Distritos de Vila Real e Bragança.

    Tenha paciência e fé que no final valerá apena!
  • Viseu: http://advis.dglab.gov.pt/fundos-e-colecoes/paroquiais/
    Se conseguir descobrir a concelho/freguesia, facilita. Aí estão os livros de batismo por ordem de data, normalmente é batismo e é próximo da data de nascimento.
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado October 2017
    @rgico

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKD5-TL8W - seria irmã de Lidia?

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKM3-6FHM - irmão do Manuel?

    O histórico da emigração é importante: se o Manuel Coelho veio adulto, por exemplo.(esse está descartado< nasceu muito antes de 1902).

    212704 Manuel Custodio Coelho
    Travassós de Baixo Viseu
    Bento Coelho Sem Indicação
    Sem Indicação 26 Rio de Janeiro Casado
  • @Flavio Correa - Vou pesquisar nesse site também, aos poucos vou conseguindo coletar mais informações pra poder dar o tiro certo no Concelho e Freguesia corretos. Liguei no cartório mas eles não tem nada além da própria certidão de casamento.

    @jhmelman Vou pesquisar um a um, posso conseguir alguma coisa também, agradeço a ajuda..

    @Mariza Guerra - Nossa, impressionante como vc deu o tiro certo na irmã da bisavó, o endereço é esse mesmo! Muito obrigado!! Conversando com pessoas da família me disseram que minha bisa não tinha certidão de nascimento daqui, preciso caçar agora, a informação do nascimento da irmã pode ser importante, no documento está como Mira-Portugal.
  • rgico, bom dia! acredito que somos parentes, pois minha avó e meu avô são a Lydia e o Manoel Coelho. Estou em busca da minha cidadania portuguesa também e ficaria muito grato, primeiramente em saber seu nome e nosso grau de parentesco, e também sobre a evolução do seu processo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.