Cartório se nega a desarquivar o processo de habilitação de casamento

Boa tarde pessoal.

Primeiramente não estou em busca da cidadania português (apesar de ter descendência) e sim italiana mas como encontrei esse forúm para discussão resolvi pedir uma ajuda.

Estou atrás da certidão de nascimento da minha bisavó (brasileira) e de casamento do meu trisavô (italiano), a de nascimento dele italiana foi localizada.

Como tinhamos a certidão de casamento da minha bisavó resolvi pedir o desarquivamente do processo de habilitação do casamento dela no cartório aonde o mesmo foi registrado.

Mas para a minha surpresa o cartório se negou justificando que séria muito dificil achar todos os documentos, que teria que ler muitos livros, que tem a questão dos arquivos mortos e etc...

Quem foi até a este cartório foi meu pai mas minha dúvida é: tem alguma lei para este caso? do cartório se negar um documento que está lá?

O Cartório em questão fica em Guidoval - MG

Obrigado.

Comentários

  • @Mei Mas como posso "obrigar" eles a pesquisarem isso?
    Tem algum amparo legal isto?
  • @pedroparreiraTodo cartório é administrado por um Tabelião: porém quem da as ordens é os estado ou seja quem controla tudo é o estado desde o preços dos serviços prestados até a postura do funcionário ou do próprio Tabelião junto a população. É obrigação dos funcionários e Tabeliães dos cartórios prestar um serviço de qualidade aos usuários, respeitando a tabela de preços os horários de atendimento os prazos para entregas de documentos entre outros conforme as diretrizes do estado onde o cartório esta localizado . O estado tem por obrigação fiscalizar e investigar as denúncias vinda do publico em relação a qualquer procedimento inadequado de um funcionário ou Tabelião de um cartório.

    Para fazer isso o estado nomeia um Juiz de direito em cada cidade para fazer valer os direitos e deveres de cada um.
    Todo e qualquer cidadão que se sentir ofendido, injustiçado, ou lesado por funcionários ou Tabeliães de qualquer cartório, deve procurar o Fórum da sua cidade e procurar saber quem é o Juiz corregedor daquele cartório e levar até ele a sua denúncia ou reclamar dos serviços de cartório que lhe foi prestado.
    Todas as denúncias são analisadas pelo Juiz e quando houver fundamento daquele que foi reclamar dos serviços de cartório o Tabelião será convidado através de um ofício a comparecer ao fórum afim de prestar esclarecimentos sobre o ocorrido.
    A punição ao Tabelião vai desde uma advertência verbal a desoneração do cargo, portanto sua denúncia com fundamentos não será em vão.
    Não é interessante para o Tabelião que o usuário procure um Juiz corregedor para reclamar dos serviços de cartório prestado por ele, porém ainda há aqueles se prevalecem de de algumas situações certos da impunidade devido a falta de informação da população na hora de reclamar ou denunciar.
  • Também estou com um problema parecido. No meu caso, solicitei uma busca pela certidão de nascimento de minha bisavó que nasceu em 1877, entretanto, o primeiro cartório da cidade foi fundado em 1891 (onde foi feita a solicitação). Como minha bisavó casou em 1900,imaginamos que haveria uma possibilidade dela ter tirado sua certidão nessa época para casar. O Cartório diz que fez uma busca e que não encontrou nada e se negou a fornecer uma certidão negativa pois a data de nascimento dela era anterior ao cartório.
    Essa alegação é válida? Por que fizeram uma busca, então?
  • o cartorio de Itaguaí/RJ, que tem o registro do casamento de meus bisavós, realizado em 1934, informou que os processos de habilitação de casamento são descartados/incenerados após alguns anos. ficam arquivados somente os livros com os registros. com isto, fui obrigada a fazer busca pelo registro de nascimento do meu bisavô (nubente brasileiro), nascido em 1901, nos 14 rcpns do rio e nenhum deles o localizou. gastei uma pequena fortuna para emitir 14 certidoes negativas, fora os valores pagos pelas buscas e terei que apostilar todas para enviar à ponta delgada e pedir o suprimento da certidao do nubente brasileiro e posterior transcrição do casamento de minha bisavó portuguesa, ou seja, pagar um vale postal de 100 euros além do de 120 para a transcrição. hoje penso que pode ter sido má vontade dos funcionarios do cartorio de itaguaí. no caso de alguem ter alguma informação que me ajude com relação a esse cartorio, seria muito importante, pois ainda nao recebi todas as negativas e ainda nao perdi a esperança de encontrar o registro procurado.
  • @rebecca meu caso é IGUAL ao seu! Meus bisavós casaram em Itaguaí na década de 20 e minha bisavó nascida no Rio de Janeiro em 1904. Os dois cartórios que poderiam ter o registro de nascimento dela não conseguiram localizar. Eu ia ligar agora para o cartório de Itaguaí para ver a possibilidade de localizar o registro de casamento e desarquivar o processo. Ainda não sei se será necessário transcrever o casamento deles, mas eu gostaria de deixar tudo engatilhado no caso de cair em exigência.
  • @fernanda miguel tambem fiz contato por telefone com este cartorio. quem me atendeu foi o funcionario Pedro. ele foi extremamente rispido e me cortou na metade da minha pergunta, dizendo q la eles nao guardam os processos de habilitação de casamento.
    vi aqui no forum a sugestao de pesquisar por tal processo no site do arquivo nacional, mas, nao sei se por burrice minha mesmo, nao consigo saber nem por onde começar a pesquisa pelo site. achei super confuso...
  • @rebecca não de tregua para cartórios. Existe um juiz corregedor em cada comarca q é quem de fato manda nos cartórios. Diga a esse funcionário q vai procurar o juiz corregedor responsável por esse cartório e fazer valer seus direitos.
  • @vlad , minha mãe irá pessoalmente a este cartório na próxima semana e pedi q ela insistisse no processo de habilitação, informando o q vc sugeriu sobre procurar pelo juiz corregedor. Obrigada pela dica.

    @mariza eu agradeço pelo link e acabei de pesquisar mais uma vez, mas já havia pesquisado inumeras vezes no Family search... abri acho q todos os índices de nascimentos e livros de registros de nascimento e nada... procurei inclusive em Itaguaí e Nova Iguaçu, cogitando a possibilidade dele ter registrado o seu nascimento em data próxima a do casamento, mas tb não encontrei. Li e reli as listas mil vezes... tá realmente difícil...
    Onde tive dificuldade foi no link do arquivo Nacional.. . Não consegui achar uma lógica na pesquisa, são muitos campos a ser preenchidos e tudo q tentei não adiantou.. .achei o site muito confuso...
  • @Rebeca
    Entre a Lei do registro civil brasileiro - que passou a valer mesmo em 1888- e o nascimento do seu bisavô - 1901- há um curto espaço de tempo, portanto ele pode não ter sido registrado apenas o batizado.

    O apostilamento em BH /cartório Jaguarão é o mais barato do Brasil, poderá enviar por Sedex.
  • @mariza , nos tb já tentamos localizar o registro de batismo, mas tb sem sucesso... minha mãe folheou vários livros paroquiais... enfim, estamos fazendo tudo o q podemos... espero q, se, de fato, não conseguirmos a habilitação do casamento em Itaguaí e não restar mais alternativa, o cartório de Ponta delgada aceite os documentos q apresentaremos para o suprimento da certidão. Nem imagino o tamanho da frustração da minha avó se ela não conseguir fazer a nacionalidade dela... mas não consigo acreditar q haja alguma possibilidade de PD "não acreditar" q meu bisavô existiu, afinal juntaremos muitas provas... inclusive o filho e o neto dele receberam o mesmo nome: Reynaldo estellita da Costa filho e Reynaldo estellita da Costa Neto.. .. Enviarei as certidões dos dois...
  • @mariza obrigada pelo link!! Consegui achar tanto o casamento em Itaguaí quanto o nascimento no Rio! O registro de nascimento foi suado... olhei os livros de 11 cartórios, mas finalmente consegui... graças ao link que postou. O de casamento foi fácil, to revoltada pq semanas atrás mandei email para o cartório e simplesmente me ignoraram... era só eles abrirem o livro e folhear um pouco. Ainda bem que não precisei gastar interurbano ligando pra lá, já gastei demais com as outras certidões.
    @rebecca se quiser entrar com uma reclamação conjunta contra esse cartório, to dentro... são muito preguiçosos.
  • @Fernanda Miguel

    Que bom que encontrou. Só agora vi o seu post para a Rebecca dizendo estar na mesma situação, eu poderia ter enviado o link citando o seu nome também. No fim deu certo. Sucesso!
  • @Fernanda miguel muito bom vc ter encontrado o que precisava. engraçado que possuo a certidao de casamento dos meus bisavos e fui direto no link no site só de curiosidade, pra saber se estava escaneava, e nao está. já a da minha avó eu encontrei... acredito que existam muitos livros que nao foram escaneados e, por azar, o livro onde esta o nascimento do meu bisavô deve estar entre eles...
  • @fernanda miguel obrigada pela ajuda no caso da reclamação. minha mãe estara pessoalmente em itaguai e fara novamente a tentativa. se encontrarmos maiores dificuldades falo com vc. obrigada!!
    sobre o nascimento q vc procurava, vc encontrou em data muito posterior a do nascimento? foi em data proxima a do casamento? talvez eu possa apresentar o seu caso la em itaguaí para provar que o que peço tem fundamento...
  • @rebecca_naslausky,
    Por gentileza, poderia informar se depois de ameaçar o cartório sobre a habilitação de casamento, ela foi encontrada?
    Ou de fato foi inutilizada?
    Conseguiu emitir a certidão negativa que atesta a inexistência da habilitação do casamento?
    Essas respostas são importantes para auxiliar colegas em outros casos.
    Obrigado
  • pessoal, uma duvida. Tem como desarquivar o registro de nascimento de uma pessoa? o pai que é o imigrante foi o declarante

  • @RodrigoMartorano , basta solicitar a certidão de inteiro teor. Se quiser ver o livro, peça reprográfica.

  • @CamilaMacri por exemplo, os registros da cidade em que o imigrantes nasceu, foram queimados. tanto civil quanto religioso. O imigrante não foi casado no Brasil, então não tem como desarquivar o casamento. Minha duvida é: tem como desarquivar o nascimento da filha do imigrante, para ver se consta algum documento dele?

  • @RodrigoMartorano

    São coisas diferentes. Para casar, era montado um "processo" antes, a tal "habilitação do casamento", onde os noivos traziam documentos ou testemunhas para provar quem eles eram e podiam casar (não eram casados com outra pessoa, ou parentes muito próximos etc). É desse processo que se pede o desarquivamento para ver o que consta nesses documentos ou declarações.

    Para nascimento, a pessoa chegava lá no passado com 2 testemunhas e declarava verbalmente tudo e o escrivão lançava no livro, Não tinha um "processo" igual à habilitação de casamento, Por isso, podem acontecer mais facilmente coisas "estranhas" em alguns registros de nascimento (nomes de ascendentes e datas erradas etc)

    A certidão de inteiro teor vai refletir tudo que foi dito no momento de registrar a criança. Não haverá nada mais arquivado.

  • @RodrigoMartorano , desculpa, não expliquei direito, mas o @CarlosASP fez . Obrigada, Carlos rs

    Estava na correria aqui e a msg foi pela metade rs

  • @CamilaMacri @CarlosASP muito obrigado pela ajuda pessoal! vocês são nota 10 !

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.