Reconhecimento de assinatura - Formulário 1D

Bom dia, pessoal!

Busquei sobre esse assunto no fórum mas achei as respostas bem divergentes. No formulário 1D está escrito o seguinte:

2. O reconhecimento presencial da assinatura pode ser feito:
- perante funcionário do serviço com competência para receber o impresso;
- em Cartório Notarial ou Conservatórias do registo português;
- em Consulado de Portugal no estrangeiro;
- por Advogado ou Solicitador, ou
- pelas câmaras de comércio e indústria, reconhecidas nos termos do Decreto-Lei n.º 244/92, de 29 de outubro.
Se o procurador for advogado ou solicitador é suficiente, para a confirmação da assinatura, a indicação da respetiva cédula profissional.

Dúvida 1: Pelo que entendi e que me disseram, os cartórios brasileiros não se encaixam em nenhuma das opções. É isso mesmo?
Dúvida 2: Fiz um agendamento para o Consulado de SP para validar a assinatura, mas não tem a opção no site de Nacionalidade por atribuição de netos... só tem Nacionalidade portuguesa por: casamento, união de facto, naturalização, naturalização para filhos de naturalizados e prova de vida. Solicitei a opção de naturalização. Será que terei problemas? Alguém já fez esse reconhecimento pelo consulado e pode contar como foi? É feito na hora?

Abraços

Comentários

  • @gabsvf
    Cartório Notarial é o nosso Cartório de Notas.
    Enviei o 1D com a minha assinatura reconhecida por autenticidade no cartório.
  • @Mariza_Guerra, legal. Obrigado pela informação. Quem havia me dito era uma advogada...
  • Ela disse que era Cartorio Notorial ou Conservatória de Registro em Portugal... e não no Brasil... por isso minha dúvida...
  • @gabsvf
    Se o reconhecimento nos nossos cartórios não for válido cairei em exigência.
  • @Mariza_Guerra, é uma interpretação bem ambígua né... não sei se o "português" na frase se refere apenas à Conservatória de Registos ou também ao Cartório Notorial. De qualquer forma ligarei amanhã no Consulado de SP pra tirar esta dúvida...
  • costamom78costamom78 Member
    editado August 2018
    @Mariza_Guerra, bom dia, como ficou o seu caso? caiu em exigência por ter feito o reconhecimento por autenticidade em cartório brasileiro? Fiz o meu assim também, mas enviei tem poucos dias e estou na dúvida sobre isso, mesmo que muitos tenham dito que não dá problema. Obrigado.
  • @costamom78

    Fique tranquilo. Assinei o 1D no cartório e o meu processo está para despacho.
  • @Mariza_Guerra, obrigado pela resposta. No meu caso específico, é o modelo 3, aquisição de nacionalidade pelo casamento, mas acredito que a regra é a mesma para a assinatura em todos os formulários, pois vi que para qualquer modelo as informações sobre a assinatura é igual. Fui obrigado a enviar para Lisboa, pois somente lá fazem esse tipo de processo. Espero que dê tudo certo, pois moro no interior, e para ir no RJ é meio complicado. Eu não apostilei esse formulário, você apostilou?
  • costamon78

    Não apostilei. Apenas o Consulado de São Paulo o exige.
  • Bom dia pessoal, estou com os documentos quase prontos para envio ao CR de Lisboa - para aquisiçao de nacionalidade pelo casamento.
    Moro em Paris e como meus prazos estao bem justos, gostaria de confirmar se o reconhecimento de minha assinatura do formulario modelo 3 PRECISA SER no Consulado de Portugal daqui ou posso ir num Cartorio Notarial Oficial daqui? (no caso da França, o reconhecimento se faz nas Prefeituras do Local.)
    Agradeço se alguem puder me ajudar :-)
  • @annitaromano

    O reconhecimento da firma por autenticidade somente no Consulado de Portugal
    Os que são feitos nas prefeituras não valem
  • Muito obrigada pela informaçao Maris Nélida, vou agendar entao no Consulado ...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.