prazo transcrição+CC+passaporte no consulado de SP

1235717

Comentários

  • @Aviner, acabei de postar minha experiência com a transcricão da minha sogra ali em cima. É possível sim. Vc escolhe a opcao "Processos sem necessidade de renovar o de Cartão do Cidadão", mesmo que a pessoa nunca tenha tirado CC. Pode mandar pelo correio sim.
  • @Karoline Freitas,

    Olá. Tudo bem?
    Fez a transcrição do casamento de sua sogra por SP e ela mora no Rio. Mas em nome de quem foi o agendamento? Em seu nome ou no dela? Em algum momento usou um endereço em SP? Obrigada.
  • @Marcia Tudo bem sim e você?

    Isso mesmo. Minha sogra mora no Rio e enviamos pelos correios para o Consulado de SP, com endereco do Rio mesmo.

    Nesse caso não é necessário agendamento. Caso algum dos cônjuges esteja vivo, o Consulado de São Paulo só aceita que o requerimento de transcricão seja feito por um dos cônjuges, Então, foi no nome dela mesmo que eu fiz.

    Faz-se o preenchimento do formulário de requerimento pela internet, imprime e leva ao cartório para reconhecimento da assinatura por autenticidade no cartório. O formulário também deve ser apostilado.

    Mais acima eu escrevi que o RG também deve ser apostilado, mas me enganei. Porque o Consulado nem pede documento de identificacão nesse caso.

    A opcão a ser escolhida, caso não queira emitir o CC e o passaporte é "Processos sem necessidade de renovar o de Cartão do Cidadão".

    Eu fiquei muito na dúvida no início, porque na descricao do servico consta o seguinte:

    "Se precisa providenciar a transcrição apenas do casamento de um cidadão português já portador do Cartão do Cidadão, e não houve alteração dos dados do mesmo clique aqui"

    Na minha interpretacao, esse servico só seria oferecido para quem já tinha o CC, mas não precisaria renová-lo. Mas entrei em contato com o Consulado de SP por telefone e me informaram que era possível mesmo para quem não tinha CC ainda. O mesmo foi informado para uma outra pessoa aqui neste tópico.

    Deu tudo certo!

  • Obrigado pelas informações @Karoline Freitas e @Vlad. Surgiu uma dúvida no preenchimento do formulário online. Lá é pedido o HORÁRIO do casamento. Na certidão de casamento não consta horário. Fui ao cartório e não souberam informar o horário. Como proceder? Vocês colocaram horário? Consta na certidão de casamento usada no cadastro? Obrigado novamente.
  • Na certidão da minha sogra consta o horário, mas acho q essa informacao não é tão relevante...
  • Ok! Muito obrigado.
  • Alguém aqui precisou editar alguma informação no formulário online do site do Consulado Geral e não conseguiu?
  • Sim! O local de nascimento da minha sogra alterava para o local de nascimento do meu sogro, no momento em que eu salvava as alteracoes. Achei que eu é que estava fazendo errado, mas fiz 5 vezes e o erro persistiu. Daí fiz uma cartinha explicando a situacão e pedi pra minha sogra assinar e reconhecer firma no cartório por autenticidade também. Se quiser o modelo da cartinha, me manda msg inbox!
    Deu certo!
  • @Aviner no site do consulado de SP, existe uma opção de transcrição sem renovação ou alteração no cartão cidadão, creio que você pode usar essa opção para fazer somente a transcrição. Segue o link http://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-sem-alteracao-dos-dados-do-cartao-do-cidadao/
    O valor da transcrição somente fica em torno de R$500,00 reais.
  • Boa noite pessoal! Fiz a minha transcrição de casamento pelo consulado de São Paulo tb igual a @Karolina Freitas e foi concluído hoje. Depois que li o relato da Karolina ontem a noite, entrei no site do consulado e ainda estava na chancelaria. Enviei um e-mail para Abílio (que encontrei no site do consulado) q encaminhou meu e-mail para o setor em 10 minutos ( isso foi 20:30hs ontem). Hoje de manhã já estava concluído e atualizado o civilonline. Achei muito bom o tempo de conclusão e o valor gasto. Meus documentos, depois de recebidos no consulado, foram para o setor responsável no dia 11/08.
  • @Aviner
    Fiz todo o pedido via correios, mas depois tive que marcar uma entrevista lá no consulado para pegar dados e talvez foto+biometria para os demais documentos como passaporte e CC.

    No site do consulado acho que eles informam como fazer para quem mora longe do consulado!
  • @Karoline Freitas bem legal as informações que vc passou.

    Tem diferença dos documentos que são enviados pra Ponta Delgada em relação aos que vão para o Consulado?

  • São praticamente os mesmos docs. A diferenca é que o formulário precisa ser apostilado e não precisa cópia do RG.
  • Boa noite pessoal! Meu assento de casamento foi concluído dia 19/09 e ontem 20/09, recebi todos os documentos que enviei para a transcrição de volta, junto com uma cópia do meu assento de casamento. Um dia apenas. Excelente!!
  • Boa noite!

    A certidão de nascimento do conjûge brasileiro para enviar pelos correios para o consulado de São Paulo é uma certidão normal,certidão de inteiro teor,ou de inteiro teor cópia repográfica?
  • @PauloBrito certidão de inteiro teor apostilada.
  • @Lucimara Oi!!

    Chegou na sua casa? Você fez pelo consulado de SP mesmo?

    Pq não chegou nada pra mim e já faz dias que foi concluída minha transcrição...
  • Oi @Grabriela Santos! Chegou em casa no dia seguinte. Fiz pelo consulado de São Paulo. Eu enviei um envelope com postagem paga dentro do envelope junto com meus documentos. Talvez seja por isso.
  • @Gabriela e @Lucimara.

    No caso da @Lucimara, talvez tenha sido feito só a transcrição do casamento. Não deve ter pedido documentos novos. Seria a única explicação...
  • Os documentos da minha sogra também foram devolvidos bem rápido! O processo foi concluído na segunda e na quinta já tinha chegado em casa a certidão junto com os documentos enviados.
  • Pode ser isto mesmo @LeLoT3. O da @Karolina Freitas tb foi só transcrição. Se não me engano, vcs vão receber os documentos no dia q forem ao consulado fazer o CC.
  • Mandei e-mail ao consulado com algumas dúvidas e me responderam que será na visita do passaporte (última).
    ^^
  • Boa noite!

    Moro no Rio de Janeiro,necessito de efetuar a transcrição de casamento,cartão de cidadão e passaporte.liguei para o Consulado de São Paulo e me informaram que só posso fazer no Rio de Janeiro porque é onde eu moro.
    O problema é que no Consulado do Rio de Janeiro não tem agendamentos,por gentileza alguém pode ajudar ?
  • Processo: Casamento Simples + Cartão do Cidadão URG + Passaporte URG:

    Envio ao consulado: 08/08/2018
    Chegada ao consulado: 09/08/2018
    Processo encaminhado ao Sector: 14/08/2018
    Conclusão da Transcrição e liberação para 1ª visita: 10/09/2018
    Agendamento do CC: 01/10/2018
    Agendamento do PEP: 01/11/2018
  • Boa tarde,Gabriela Santos!

    Voçê mora no Estado de São Paulo ou em outro estado?

    Pergunto,porque eles me informaram que como eu moro no Rio de Janeiro teria de fazer no Rio de Janeiro só que no Rio de Janeiro nunca tem agendamentos por isso quero tentar fazer em outro estado.
  • Olá, @Paulo !
    Eu moro no interior de São Paulo, então não sei sobre isso...
  • @Paulo Brito

    A @Karoline Freitas relata nesta página que conseguiu fazer, mesmo com endereço do Rio.
  • No meu caso, foi só transcricão. Sem CC nem passaporte.
  • Eu liguei ontem para o Consulado de São Paulo e eles falaram que não aceitam os documentos morando em outro estado,neste caso Rio de Janeiro,que eu tenho de fazer pelo Consulado do Rio de Janeiro ou enviar diretamente para Portugal.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.