Preencher Formulário 1C

Bom dia gente.. estou com muita dúvida em um dos quadros do formulário 1C.
Eu tenho uma foto da certidão de nascimento do português (bem ruim), Entao, gostaria de preencher o campo dos dados da certidão, pra eles buscarem nos arquivos lá em
Portugal. Mas minha dúvida é:

Quadro 2:
1) Assento com o número (?): eu tenho fls 18 n°35 (mas não sei se isso está certo). Não achei outro número na Certidão. Alguém sabe que número é esse e onde fica no assento?
2) os dois quadradinhos que estão à frente da "Conservatória de Registo Civil", eu coloco o que?
Desde já, muito obrigada!
«1

Comentários

  • Muito obrigada @Vlad
  • fui ao cartorio para assinar presencialmente o formulario, fui informado que os espaços e casas nao preeenchidos devem ser riscados, isso procede e está correto?
    ex. espaços vazios nao preenchidos por procurador, documentos de informacao de nascimento do avô.
  • @edmar não pode riscar os espaços em branco. Tente argumentar com o funcionário que é um documento de Portugal e eles não admitem que sejam riscados os campos não utilizados. Caso não consiga a solução é ir a outro cartório.
    É impressionante como se para caro pelos serviços e eles ainda querem palpitar sobre como preencher o formulário.
  • argumentei que era documento portugues, mesmo assim o cartoraário ficou irredutivel, na dúvida, perguntei aqui; procurarei outro cartorio e, mais um dia transcorrido para enviar os documentos.
  • @edmar, infelizmente não tem o que fazer.. você terá que buscar um cartório que faça... minhas irmãs tiveram o mesmo transtorno
  • editado November 2017
    boa tarde a todos. no assento de batismo da minha bisavó portuguesa, consta na coluna do lado esquerdo, onde é anotado o nome da criança e o numero do assento, consta a palavra NOSEDO, que é uma freguesia de Valpaços, logo abaixo do numero do termo. ocorre que, o texto do assento informa que ela nasceu na freguesia de São João de Corveira, que tb é uma freguesia de Valpaços. No carimbo da conservatoria de Valpaços, constante no verso do assento, consta a freguesia Sao Joao da Corveira. estou "ensaiando" o preenchimento do formulario 1C, me surgiu a duvida sobre qual freguesia colocar, Nosedo ou S.J. de Corveira. enviarei a copia do assento, mas gostaria tb de deixar estes campos preenchidos. alguem poderia me esclarecer essa duvida?
    lendo as instruçoes no topico criado pra isso, vi q existem casos em que a certidao de casamento autenticada dos pais tb deve ser anexada ao requerimento. quais seriam estes casos? no caso da minha avó, o pai brasileiro foi o declarante do seu nascimento.
  • @rebecca no formulario 1C você colocar "São José de Corveira", isso porque ela foi registrada nessa Conservatória. O formulário serve para as autoridades portuguesas encontrarem o assento dela lá em Portugal. Se você colocar "Nosedo", eles não encontrarão o documento nesta Conservatória. De qualquer forma, você vai tirar uma cópia simples do assento e enviar junto com a documentação.
  • Pessoal, tenho um dúvida em relação ao preenchimento do Formlário 1c.
    No quadro 1, na parte do endereço, posso colocar o meu (neta) ou devo preencher com o endereço do solicitante?
  • editado January 2018
    favor desconsiderar este comentario. tentei excluir, mas como so havia possibilidade de editar, precisei fazer desta forma. bom dia a todos.
  • Bom dia pessoal, tenho uma duvida:

    Estou dando entrada na atribuição do meu pai (filho de portugueses), e na certidão dele de inteiro teor por copia reprografica, esta constando que ele está divorciado da minha mãe, mas nao consta o novo casamento dele, que foi em 1996.
    eu coloco o estado civil casado ou divorciado?
    detalhe, minha madastra depois vai querer fazer atribuicao pra ela também...

    estou um pouco confusa. rs
  • @Thais, peça para o cartorio averbar o atual casamento dele.O estado civil q vc deve informar é sempre o atual.
  • Vlad, ajuda eu!
    Não seria mais fácil eu colocar divorciado?

    E depois lá na frente, quando a esposa do meu pai for fazer a atribuição pra ela, antes dissso ela transcreve o casamento deles dois! Não seria isso?
  • Pq ele se casou, mas em outro cartório

    Esse cartório que tirou a certidão de nascimento dele é um cartório de uma cidade.

    E o que ele se casou, é outro, de outra cidade.

    Estou confusa com isso..

    Não consta o segundo casamento na certidão de nascimento dele.

    Pq já tirei a certidão por cópia reprográfica e de inteiro teor. Como que faz com essa averbação caso a mesma seja necessária!?

  • editado January 2018
    Pessoal, já resolvi.

    A quem possa interessar:

    Liguei no cartório de registro de nascimento do meu pai e me informaram pra então entrar em contato com o cartório que registrou o casamento dele e pedir a comunicação do casamento.

    Segunda feira já terá sido comunicado e na terça já posso solicitar nova certidão já constando todos os dados e todos os casamentos corretamente.

  • @VladPen então, pra não arriscar, solicitei a comunicação do casamento pro cartório do registro do nascimento.

    Vou pagar outra certidão onde contenha a anotação do último casamento.

    Melhor né?
  • editado January 2018
    @Thaisborgomani, assim fica melhor até para seu pai mais tarde atribuir a nacionalidade para a esposa.
  • bom dia a todos,
    gente, nenhum dos 3 cartorios daqui de Teresopolis aceitaram reconhecer a firma por autenticidade sem riscar os espaços em branco. cheguei a imprimir uma instrução aqui do forum, mas nenhum aceitou. me mostraram, inclusive, a resolução que proibe os cartorios de fazerem isso. enfim, tive q riscar. será q terei problemas? eles me deram uma copia desta resolução, para, se for o caso, ser anexada ao formulario. sera que vale a pena enviar junto?
  • @Rebeca..tem formularios q vc não preenche vários quadros (ex. O formulário 1D para conversão de nacionalidade) e como ficaria?
  • gente, como nao vai ter jeito, até pq eu ja fiz o envio do vale postal pro acp e preciso postar ainda hoje, decidi fazer uma justificativa a parte, assinada pela minha avó, bem breve:

    "Ilustríssimo(a) Sr(a).
    Conservador(a) do Arquivo Central do Porto
    Venho através desta, justificar a anulação dos espaços em branco no formulário 1C, visto que o atendente do cartório onde possuo firma reconhecida informou não ser permitido a nenhum cartório proceder ao reconhecimento por autenticidade de assinaturas em documentos que contenham espaços em branco ou incompletos e sem data.
    Outros funcionário do cartório também confirmaram este argumento.
    Sendo assim, fui orientada a anular os espaços não preenchidos com um risco e, somente após isto feito, foi possível autenticar a minha assinatura.
    O funcionário gentilmente me cedeu copia da resolução que regula o serviço de reconhecimento de firma em cartorios, que segue em anexo para vossa conferência.
    Agradeço antecipadamente pela compreensão,"

    vou ter que arriscar....
  • @vlad pen, vc postou quase ao mesmo tempo q eu, agora q vi sua resposta...
    de qq forma, fui com a minha avó nos 3 cartorios e nao adianta voltar la, eles foram enfaticos. entao fiz o q postei aí em cima e anexei a este justificativa a copia q o rapaz do cartorio me deu, da resolução que realmente proibe...
  • @rebecca naslausky, boa tarde! Vc já teve alguma resposta favorável sobre a justificativa que vc enviou? Estou com o mesmo problema em SP.
  • @Afreit22
    Aqui na ZN/SP, no 22o Cartório eles não riscaram os espaços em branco do meu formulário!
  • @shamar obrigado pela informação. estou morando no interior de SP e aqui onde tenho firma aberta estão resistentes a isso devido a uma resolução de normas extra judiciais. vou tentar em outros cartórios... obrigado
  • @Afreit22 em Santos também não tive qualquer problema no cartório, tente em uma cidade vizinha.
  • Hoje fui a outro cartório na mesma cidade e consegui autenticar sem problemas. Não foi necessário riscar nenhum campo.
    Realmente mudar de cartório funcionou. Obrigado a todos!
  • Pessoal, boa noite.
    Tenho duas dúvidas muito importantes para tirar e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar:
    1- Eu imprimi o formulário em duas páginas distintas, porém no cartório foi feito o apostilamento com o carimbo e visto nas duas páginas. Corre o risco de ser indeferido apenas por este motivo?
    2-Nos dados de documento de identificação eu coloquei as informações do RG, porém já há a naturalização e cartão cidadão. Devo fazer um novo formulário com os dados do cartão cidadão, ao invés do RG?
    Obrigado!
  • Bom dia, pessoal!
    Tenho um duvida meio boba rs...
    No quadro 2, coloco Brasil no país? Meu pai acabou de conseguir sua nacionalidade e estou dando entrada na minha.
  • @Letícia Carvalho

    No quadro 2
    - Marque pai português
    - Se vai enviar cópia do assento,não marque mais nada no item 1
    - Item 2 - Pretende manter a composição originária do seu nome? Marque sim

    Se vai enviar somente numero do assento
    -Pai português
    -Data de nascimento,assento e ano

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.