transcrição de casamento

BOM DIA. eu tenho a certidão do meu avo português certo! Porem ele casou -se e morreu no Brasil . Ele se casou com uma brasileira aqui no brasil mesmo. Queria saber se tenho que fazer a transcrição de casamento e também tenho que conseguir a certidão de nascimento da minha avó para fazer a transcrição ??

Comentários

  • editado September 2017
    @jeferson maduro Você vai fazer a nacionalidade do seu pai primeiro né? Se.ele for o declarante na certidão de nascimento do seu pai não é necessário fazer transcrição. Caso não seja, terá que fazer a transcrição e vai precisar da certidão da sua avó sim. Mas normalmente o pai é o declarante sim
  • @leticiafernandespr

    Ola Leticia. Estou na mesma duvida. Porem nao entendi o que escreveu
    Meu bisavô é portugues e minha bisavó é Brasileira.

    Meu pai, como neto irá pegar a cidadania primeiro.
    Porém é preciso transcrever esse casamento para Portugal ?
    No site do consulado informa apenas que é preciso as certidoes de nascimento.

    E outro duvida. Mesmo que eu nao transcreva, terei de apresentar a certidao de casamento do meus bisavôs no processo do meu pai ?
    Ou apenas as certidoes de nascimento mesmo ? ( do meu bisavo, avo e pai )

    Obrigada pela atenção.
  • @dayanaps atribuição de netos de portugueses é feita somente na CRC de Lisboa e por consequência é o obrigatória a transcrição de casamento.

    http://consuladoportugalsp.org.br/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-de-portugueses/
  • @VLAD PEN

    Prezado, lendo as informações no site do consultado, do IRN/PT e no formulário 1D, não verifique qualquer exigência nesse sentido. Seria poderia informar, por gentileza, onde consta?
  • Outra coisa, por coerência, eu deveria também transcrever o óbito? Alguém pode ajudar?

    abraços
  • @DAMOTTARODRIGO Todo português casado no estrangeiro é obrigatório a transcriçao de casamento em Portugal..leia o q diz o consulado de SP :

    "Os netos de portugueses, recebem a nacionalidade por atribuição (que é diferente da aquisição) portanto é uma nacionalidade originária, que produz efeitos desde a data do nascimento do requerente. Por isso estes, depois de terem a nacionalidade e terem atualizado o estado civil, poderão passar esse direito para seus filhos (pelo tópico 1), sejam eles maiores ou menores de idade, como se sempre tivessem sido filhos de portugueses.

    "Depois de terem atualizado o estado civil"
  • Beth SivucaBeth Sivuca Member
    editado October 2018
    Bom dia!
    Antes de mais nada, gostaria de agradecer pela oportunidade de participar deste fórum.

    Meu pai conseguiu a atribuição da nacionalidade portuguesa dele. Gostaria de dar entrada no pedido da minha atribuição de nacionalidade. Na minha certidão de nascimento (no Brasil) meu pai foi o declarante. Gostaria de saber se ele sendo o declarante, mesmo assim é necessária a transcrição do casamento dele com minha mãe, que é brasileira. Diante do que tenho lido, quando o pai é português e foi ele que registrou o(a) filho(a), já caracteriza o vínculo. Ao meu ver, não seria necessária a transcrição do casamento dele. Estou errada?
    Agradeço muito se puderem me esclarecer.
  • @dayanaps

    Seu avô está vivo?
  • @Beth Sivuca

    Se o seu pai portugues foi o declarante do seu nascimento na menoridade,não precisa transcrever o casamento fazendo o processo pelo ACP
  • Obrigada!
    Mas e se eu resolver dar entrada em outra conservatória diferente do ACP?
  • Meu avô era português. Está morto. De posse de uma procuração do meu pai dei entrada na atribuição da nacionalidade dele (meu pai). Agora já tenho o assentamento dele. Quero, a partir de já, enviar os meus documentos, formulário e fazer o vale postal para começar o processo da atribuição da minha nacionalidade. A transcrição do casamento do meu pai ainda não foi feita, apesar de, no processo dele, eu ter enviado a certidão de casamento apostilada. Não gostaria de solicitar a transcrição no mesmo local (Lisboa) porque o processo demorou 14 meses para ser concluído. Como agora meu pai já é português e ele é o declarante da minha certidão de nascimento, penso que não há necessidade de solicitar a transcrição do casamento dele. Estou errada?
    Basta eu enviar toda a minha documentação? Posso enviar para uma conservatória do interior de Portugal? Eles vão exigir a transcrição do casamento do meu pai?
    Por favor, me ajudem!
    Obrigada!!!
  • editado October 2018
    @Beth como a @MariaNélida ja disse, envie para ACP do Porto e não irá precisar transcrever o casamento dos seus pais.Os processos lá estão sendo concluídos em 3 meses
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.