Atribuição de nacionalidade para filho sem transcrever casamento do pai português

Prezados, estou há um tempo afastado do fórum porque o processo de atribuição do meu pai demorou quase 1 ano para terminar, então acredito que muita coisa deve ter mudado e infelizmente não tive tempo de acompanhar tudo que mudou, por conta disso, já de antemão me desculpo por estar fazendo perguntas que já possam ter sido respondidas no fórum.

Agora que meu pai é Português, estou começando a me preparar para dar entrada no meu processo de atribuição e vestou inclinado a fazer pelos Correios direto com alguma Conservatória em Portugal, visto que o Consulado aqui no RJ está impraticável. Com isso, tenho algumas dúvidas:

1) Meu pai não transcreveu o seu casamento, mas é o declarante na minha certidão brasileira. Já li em vários lugares que a transcrição é obrigatória e em outros não, inclusive uma conhecida que é Advogada e trabalha com esses processos de Naturalização me informou que existem Conservatórias que ainda permitem emitir a atribuição do filho sem a transcrição do casamento quando o declarante é o pai. Então, minha dúvida inicial seria, em quais conservatórias poderia dar entrada nessas condições?

2) Meus planos futuros também incluem a transcrição do meu próprio casamento e atribuição para os meus 2 filhos menores. Existe a possibilidade de eu solicitar um ou mais desses processos junto com a minha própria atribuição nas Conservatórias?

Muito obrigado
Márcio
«1

Comentários

  • @mso2000,

    1 – Neste momento, apenas Vila Nova de Gaia e o ACP aceitam processos sem transcrição de casamento.

    2 – Terá de fazer um de cada vez.
    Apenas ovar aceita receber mais de um processo simultaneamente, mas demora um bocado e exigem todas as transcrições de casamento.

    Como o processo de seus filhos menores não são dependentes, eles poderão ser enviados juntos, e o processo é gratuito.