Documentos para apostilar

Boa Tarde Pessoal,

Como percebi que muitas pessoas como eu estão com essa dúvida resolvi criar essa discussão.
Minha dúvida:
Fiquei meio confusa com essa nova lei da "Confederação de Haia" e acabei ficando em dúvida de quais documentos devo levar para serem apostilados.

Estou tirando por atribuição sou filha de português.
Documentos:
- Certidão de inteiro teor do requerente (minha)
- Certidão do progenitor português (meu pai)
- RG autenticado
- Formulário
Quais devo apostilar?

Obrigada pela atenção de todos;


«1

Comentários

  • @RSM

    -A sua certidão de nascimento precisa ser reprográfica apostilada;
    -Documentos portugueses não apostilados no Brasil, envie uma cópia simples do assento do seu pai ou indique o número, data e Conservatória na formulário 1C.
    -Algumas Conservatórias exigem a xerox apostilada outras basta a autenticação.
    - Formulário após preenchido deve ter a sua assinatura reconhecida no cartório por autenticidade, apenas isso.
  • RSMRSM Member
    @Marisa Guerra
    Duvida:
    1- Certidão do meu pai eu tenho em mãos, preciso apostilar? Preciso preencher algo no formulário 1C
    2- Minha certidão é reprográfica preciso apostilar?
    3- O Rg somente autenticado, não precisa apostilar?

    Obrigada!!!!
  • @RSM

    Basta uma cópia simples do assento do seu pai,como te disse, não se apostila documento português no Brasil.
    No formulário 1C tem muitos itens para preencher, em relação ao número do assento do seu pai não precisará se uma cópia estiver em anexo ao processo.
    A Conservatória de Tondela exige xerox ID apostilado . Ovar autenticado. Não sei como é no ACP.
  • @MarizaGuerra

    Obrigada pelas informções.
  • @Mei

    Obrigada.

  • Vou Mandar para o 3 CRC Porto.

    Acredito que seja os mesmos documentos apostilados.

    Rg
    Minha certidão;

    Dúvida:
    A certidão de inteiro teor, minha, tem q ter reconhecimento de firma da assinatura da escrevente?

    Obrigada!!!
  • @RSM,
    sim é necessário o reconhecimento do escrevente,mas vc pode fazer isso no cartorio onde for apostilar
  • @MariaNélida e @Mei

    Obrigada!!!
  • @MariaNélida e @Mei

    Obrigada!!!
  • Pessoal,

    Estou dando entrada na atribuição da minha mãe, tenho a certidão dela de inteiro teor e outra como cópia reprografica.

    Devo apostilar as duas?

    Obrigado.
  • @Tiago Antunes...

    Só é aconselhável enviar uma Certidão Inteiro Teor ¨Digitada¨ se a Reprográfica não estiver legível...Nesse caso deve mandar as duas...(Apostilar a Certidão por Cópia Reprográfica...A Digitada só entra como complemento...Não precisa ser Apostilada)...
    Mas a Certidão correta a ser enviada para processos de Atribuição é sempre a por cópia Reprográfica com Apostila de Haia ...
  • Entendi, Muito obrigado Nilton.
  • Boa tarde
    Estou entrando com o processo de atribuição para meu pai, mas o RG dele tem mais de 10 anos, precisamos tirar outro?
    Ou posso enviar algum outro documento, tipo CNH?
  • Olá @Mariza

    Estou juntando os documentos para o processo de atribuição da minha avó e me deparei com algumas dúvidas quanto ao apostilamento. O processo será feito com procuração cedida ao meu pai, filho dela.

    - Formulário 1C preenchido com assinatura reconhecida por autenticidade, precisa ser apostilado?
    - As instruções de preenchimento aqui do fórum falam para anexar uma cópia autenticada da certidão de casamento da requerente caso tenha mudado de nome após casada. É obrigatório? Caso sim, essa cópia autenticada também precisa ser apostilada?
    - Meu bisavô português nasceu em 1897, por isso tive que solicitar uma certidão de batismo no arquivo distrital. Tenho uma certidão narrativa e uma certidão que eles chamam de cópia integral (com a cópia da folha do livro de batismo). A certidão narrativa é suficiente ou devo enviar as duas originais?

    Obrigada pela atenção!



  • @raquel-pxs

    1- não precisa, só reconhecer a assinatura por autenticidade
    2- é obrigatória e não precisa ser apostilada
    3-A certidão narrativa é suficiente
  • Muito obrigada!!! @Vlad
  • Olá
    Alguém sabe informar se o CRC Santa Cruz pede apostilamento para o RG?
  • @Angelica desconhecemos essa CRC aqui no fórum.
  • Olá pessoal, não sei se este e o tópico correto, mas a dúvida é; o PB4 é necessário apostilar?
  • Murilo...
    Fiz uso do PB-4 por dois anos seguidos...(2015/2016)...
    E nunca ouvi qualquer referência á necessidade de Apostilamento desse documento...
  • PIPPOLITOPIPPOLITO Member
    editado February 2018
    Olá pessoal. Vou dar entrada em minha cidadania em POrtugal, sou filha de português e gostaria de saber os documentos necessários, pois sou divorciada. Eu li a respeito de um formulário, onde o encontro? o meu RG tem mais de dez anos, devo tirar um novo? A certidão de casamento também tem que ser de inteiro teor e apostilhada? Devo tirar antecedentes criminais?
    Dese já agradeço
  • @PIPPOLITO,
    estas e muitas outras informações estão no fórum.
    Mas, vou repetir aqui a lista de documentos.

    1- Certidão de nascimento do tipo reprográfica apostilada
    2- Cópia autenticada e apostilada do seu RG
    3- Cópia da certidão do português (ou número do assento)
    4- Modelo 1c com assinatura reconhecida por autenticidade
    5- Se está com nome diferente do nome de solteira, deve encaminhar a certidão de casamento, apostilada, de inteiro teor, que prova a troca de nome
    6- vale postal, feito nos correios, no valor de 175 euros

    Apenas isso

    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/Modelo_1C-2010.pdf?nocache=1294156951.73
  • Pessoal, nos tópicos que eu andei lendo no fórum e também em sites achei duas informações conflitantes sobre um dos documentos, se alguém puder me esclarecer agradeço imensamente.
    Sou portuguesa originária por aquisição, casada há 5 anos, e agora quero dar entrada na cidadania de meu marido. Nosso casamento foi transcrito em PT já há 3 anos.

    Os documentos que entendi com ctz são:
    - Certidão de nascimento em inteiro teor do requerente (apostilada)
    - Transcrição do casamento
    - Documento de identificação do requerente (autenticada e apostilada)
    - Antecedentes criminais do requerente
    - Formulário Modelo 3

    Os dois documentos que fiquei na dúvida:
    - Certidão de casamento em inteiro teor apostilada (também preciso, mesmo o casamento já estando averbado em PT?)
    - Certidão de nascimento por fotocópia do livro de registros apostilada - Este documento é o meu, portuguesa, ou do meu marido, que irá solicitar?? No site do consulado, pelo que entendi, é do requerente, mas aqui no fórum li que era do nacional português... Se for do requerente, precisamos então da certidão de nascimento em inteiro teor e também a por fotocópia??

    E uma última dúvida. Há 3 anos, quando demos entrada no processo de averbação do casamento, tiramos uma certidão de nascimento de inteiro teor de meu marido, ela não é mais válida, certo, precisa ter sido tirada há menos de 1 ano.

    Agradeço muito se alguém tiver um tempinho para me esclarecer!!
  • @Thuany sua pergunta será respondida no outro tópico q vc já perguntou.
  • Pessoal percebi agora que na certidão reprográfica de nascimento do meu marido, já apostilhada, não houve reconhecimento de firma da assinatura do escrevente.
    Eu devo retornar ao cartório e solicitar reconhecimento desta assinatura, ou somente o apostilamento é suficiente?
  • @DevaniRosa, não precisa..já que o documento já foi apostilado
  • @vlad que tópico a @thuany postou? Quero saber a responsta, porque o assunto tambem me interessa.
  • Bom dia!

    Para processo de atribuição através da CRC Porto é necessário apostilar o RG?
    Para esse mesmo processo, a mulher mudou o nome quando casou, envio uma cópia da certidão de casamento apenas autenticada ou apostilada também?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.