COMO TIRAR O CESD(Cartão Europeu de Saúde – Cartão Europeu de Seguro de Doença )

GOSTARIA DE SABER O SITE,POR QUE Antes de viajar para Europa não se esqueça de pedir o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD). É completamente gratuito e o títular beneficia da mesma assistência médica, com os mesmos direitos, dos cidadãos do país de destino.
Dá acesso a cuidados de saúde urgentes e a outros causados por um acidente, doença ou maternidade. Os cuidados de saúde são grátis mas poderá ter que pagar eventuais taxas moderadoras ou outras despesas cobradas no país onde se encontra.
Pode ser usado por quem estiver em viagens de trabalho, de férias ou residir temporariamente no estrangeiro . Segue o link de onde adquiri a informação: http://www.fotoviajar.com/kit-viagem/cartao-europeu-seguro-doenca-cesd-saude-viagem

Comentários

  • Antes de viajar aqui no brasil temos que tirar o PB-4 é um acordo entre Brasil e Portugal que garante que todo beneficiário do INSS tenha direito ao atendimento em hospitais públicos nos países do acordo, pagando o mesmo valor que o cidadão do país paga. Hoje além do Brasil e Portugal, fazem parte do acordo: Espanha, Grécia, Itália e Cabo Verde! O Chile não faz mais parte deste acordo desde 2014Sim, se você precisa do hospital público, pode ser que tenha que pagar. Em grande parte dos países a saúde pública não é gratuita! Veja por exemplo como funciona a Saúde Pública em Portugal. Mas não se preocupe, mesmo que você precise pagar, vai ser MUITO mais barato do que contratar um seguro de saúde, principalmente para viagens longas. O atestado de direito à assistência médica (PB-4) é GRATUITO. fonte de informação segue o link http://www.eurodicas.com.br/pb4-como-funciona-e-como-solicitar/ . Isso é solicitado no INSS, acho que no centro da cidade, mas não tenho certeza liguei para o 135 para pedir informações e o atendente não soube me informar. irei me informar melhor e posto ok

  • editado October 2017
    @VANESSA LUMNA,

    Em relação ao PB4:
    "Isso é solicitado no INSS, acho que no centro da cidade, mas não tenho certeza liguei para o 135 para pedir informações e o atendente não soube me informar. irei me informar melhor e posto ok"
    no Rio de Janeiro, é no posto do INSS da Rua México.
  • Tudo o Que Você Sempre Quis Saber Sobre CESD (Mas Tinha Medo de Perguntar)
    http://www.seg-social.pt/pedido-cartao-europeu-seguro-doenca
  • @Marcia , @VANESSA LUMNA,

    Boa tarde!
    Possuo o passaporte português e pretendo ficar na Inglaterra por aprox. 8 meses à estudo.
    Tenho uma doença cronica chamada hemocromatose que me obriga a retirar sangue regularmente (sangria terapêutica).
    Por favor, se alguém puder esclarecer:
    Somente com o passaporte eu conseguiria ser atendido pelo serviço publico na Inglaterra?
    Posso tirar o CESD estando no Brasil ou somente em Portugal?
  • Boa noite, @daniloroberti,

    sinto muito pela sua condição física. Imagino que seja bem chato.
    Não creio que somente com o passaporte você consiga atendimento no serviço público da Inglaterra.

    Pelo que sei o CESD pode ser solicitado pela internet (ou seja, enquanto estiver ainda no Brasil - o que é mais seguro) ou pessoalmente em Portugal.


    Achei o link para fazer a solicitação:
    https://app.seg-social.pt/sso/login?service=https://app.seg-social.pt/ptss/caslogin
    onde NISS é Número de Identificação de Segurança Social
    (veja no seu cartão cidadão)


    Se for fazer pessoalmente, deve utilizar o formulário:
    http://www.seg-social.pt/documents/10152/21732/GIT_53_DGSS/b32f3c97-421a-41ba-8014-529b7d2c90f4/b32f3c97-421a-41ba-8014-529b7d2c90f4
  • Oi @Marcia, boa noite!

    Muito obrigado pelas informações!
    Será que solicitando pela internet eles enviam para o brasil?


  • @daniloroberti,

    precisaria de um endereço válido em Portugal.
    Não tem endereço de ninguém que possa usar?

    Acredito que não enviem para o Brasil.
  • @Marcia, boa noite!

    Vou ver se minha prima que mora em Cascais me passa o endereço dela...
    Mas e o tal no NIF, sera que é preciso para o CESD?
  • @daniloroberti,

    acredito que precise apenas da Identificação de Segurança Social (o NISS).
  • Oi @Marcia,

    Apenas para informar, tentei fazer o cadastro no site e o NIF é obrigatório :(

  • @daniloroberti,

    puxa. Que pena! Então, nada feito. Tem que pedir em Portugal mesmo, após obter o NIF (e neste caso, terá que tirar outro CC, onde apareça o NIF).

    Obrigada pelo retorno.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Em primeiro lugar, que bom encontrar este tópico neste fórum! (este fórum sempre surpreende)
    Estou atualmente residindo na Espanha, onde iniciarei um mestrado no próximo mês. Minha novela com o cartão europeu de doença não é nova, mas vou resumir a série de absurdos e, quiçá, o passo a passo da solução (quando eu a tiver)...

    Meu CC possui todos números (NIF, Segurança Social e Utente de Saúde), portanto meu caso está um pouco mais avançado do que os que não tem NIF, mas acho que o relato ajudará também.

    Poque eu tenho NIF? Não sei! Fiz o CC, que inclusive demorou mais que o habitual, e veio com NIF. Talvez seja porque no passado vivi em Portugal por 3 meses com visto de turista (quando não tinha cidadania) e fiz um NIF temporário, talvez tenha ficado isto no sistema e quando virei português já aproveitaram e incluíram no meu CC, suponho.

    Enfim, estou residindo em Madrid e numa novela para emitir o CESD. Comprei a maquininha que lê o CC (recomendo! é barata e dá acesso a muitos serviços online) e mudei meu endereço para Madrid no CC. Chegou depois uma cartinha com um código para poder confirmar o endereço novo. Confirmei no sistema e, até aí tudo certo.

    Pensei: poxa que bom! Se mudando o endereço a cartinha de confirmação da mudança chega em Madrid, certamente o CESD também chegará, logo poderei emitir. Ledo engano...entrei no sistema da Segurança Social Directa por semanas seguidas e a morada nunca autalizava, continuou em branco mesmo após modificada para Madrid.

    Resolvi pois ligar hoje à Portugal (300 502 502) para saber como resolver... Inicialmente fui tratado bem e, posteriormente, encaminhado à outra atendente, que me pediu um código para o atendimento online (código que pode ser gerado no site da segurança social directa, desde que tenha o leitor do CC). Tudo fornecido, ela prosseguiu com a verificação e retornou que não poderia emitir o CESD porque não resido em Portugal, nunca trabalhei em Portugal e nunca contribuí com o INSS de lá, chegou inclusive a mencionar que eu era... ESTRANGEIRO!

    Expliquei-lhe que entendia a confusão, que apesar de possuir dupla nacionalidade, sou PORTUGUÊS para todos os efeitos e, sendo assim tenho todos os direitos que um nacional tem e que a colocação dela, já de cara estava errada e equivocada, que não pode negar-me um direito. Que segundo o site da União Europeia e da própria Segurança Social Directa informa que QUALQUER PESSOA, seja ativa, pensionista ou nenhuma das duas tem direito à mesma cobertura que teria no país de origem, isto é, Portugal tem um sistema público de saúde universal, que atende qualquer cidadão português independente de ter contribuído ou não, portanto isto já é pressuposto para que aqui na Espanha, que também possui saúde pública universal, eu seja atendido com as mesmas condições do meu país de origem (Portugal).
    Bom, depois de muito sermão, de eu lhe explicar que não pode negar os direitos, que Portugal está sujeito às leis europeias e etc e tal, perdi a paciência de argumentar e apenas agradeci e desliguei, para não perder tempo e dinheiro na ligação.

    Qual será minha solução então?
    Entrei novamente no Portal do Cidadão e alterei meu endereço para um endereço em Lisboa, onde vive uma amiga.
    Assim que ela receber a carta com o código de confirmação de mudança de endereço, irá me enviar uma foto e eu entrarei no Portal do Cidadão para confirmar a mudança e, posteriormente, no site da Segurança Social Directa para emitir online o CESD (espero que deste vez, com morada portuguesa, apareça preenchido corretamento e consiga concluir o pedido).

    Caso isto não resolva, como irei à Lisboa dia 27 deste mês, vou diretamente ao Balcão do Cidadão solicitar o cartão. Posto atualizacões aqui assim que as tiver.


    Um abraço!
    David Lima

    _____________
    Link da maquininha: https://www.amazon.es/gp/product/B01HQ9DSCO/ref=oh_aui_detailpage_o05_s00?ie=UTF8&psc=1
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Atualização: com o endereço alterado para um em Lisboa, minha amiga recebeu a carta e me passou a senha e pude, por fim, confirmar a mudança. Imediatamente entrei no site da Segurança Social Directa e consegui emitir o CESD.

    Ou seja: COLOQUEM ENDEREÇO DE PORTUGAL se quiserem fazer o cartão. Caso contrário o sistema não deixa e os funcionários vão fazer de tudo para não emití-lo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.