Dificuldade em achar certidao de nascimento do Brasileiro

Estou tentando fazer a busca da certidao de nascimento do meu avo no Brasil mas nao estou conseguindo. Ja entrei em contato com todos os cartorios, onde ele nasceu e onde casou. Ja paguei varias taxas porque eles procuram no sistema e nao acham, em seguida eles pedem pra pagar uma taxa pra fazerem a procura no livro e nada. Achei que seria tao facil achar essa documentacao, mas nao esta sendo, ou eu estou procurando nos cartorios errados. Eu tenho todas as copias, mas preciso da de inteiro teor pra ter os dados do meu bisa que e o Portugues. Alguem que ja tenha passado por isso ou que entenda do assunto que possa me ajudar por favor? Muito obrigada.
«1

Comentários

  • @vanessavilas estou passando pela mesma situação. Sei todos os dados do meu avô mas não sei qual cartório foi registrado. Estou achando que provavelmente ele tenha sido registrado bem depois do seu nascimento, acontecia muito isso, a pessoa ter nascido tal dia e ter sido registrada meses depois. Talvez seja por isso que não conseguimos encontrar. Há um tempo atrás mandei e-mail para o cartório onde ele se casou, pois para ele ter se casado foi preciso levar seu registro de nascimento, mas a resposta que eu tive foi que depois de 5 anos eles se desfazem dos documentos.
  • Os cartórios procuram em média por 3 anos somente. De que cidades são as certidões?
  • @TheresaLima Do meu avô é do Rio de Janeiro/RJ
  • @vanessavilas

    Você disse que tem as cópias e precisa da de inteiro teor. Na cópia tem o nome do cartório, folha, livro, etc.
    Informe dos dados.
  • @ahne entao eu tbm fiz a procura no cartorio onde ele casou e tbm nao consegui achar nada. Nao sei mais o que fazer. O que pretende fazer agora?
  • @marizaguerra Eu nao tenho a certidao de nascimento dele, tenho a de casamento e a Identidade.
  • @vanessavilas A identidade que possui do seu avô não indica o termo, livro e folhas do registro de nascimento dele?
    Estou com o mesmo problema e não sei mais o que fazer. Tenho a certidão do meu bisavô português, mas não consigo encontrar a certidão de nascimento da minha avó (filha do português) para dar entrada no processo de atribuição dela. Já voltei ao cartório onde tirei a certidão de casamento dela e me disseram não ter o processo, dei busca no cartório da região onde ela nasceu e informaram não possuir a certidão. Contratei um serviço online e estão querendo me dar uma certidão negativa, pois dizem não ter encontrado. Minha avó nasceu em 1927 e o arquivo nacional só possui registros de nascimento a partir de 1929, fui na igreja onde ela se casou e nada também. A identidade da minha avó é do exército e em vez de possuir os dados de nascimento, ela possui os dados de casamento. Estou bastante desanimada, pois não sei mais onde procurar. Será que alguém poderia me dar uma luz de onde mais buscar essa certidão?
  • @raquel_PXS vc fez busca por registro de batismo? Veja nos livros da igreja católica os batizados de 1927 e tenta na Cúria da região que sua avó nasceu.
  • @cleberson123 Tentei na cúria do Rio de Janeiro e também não encontrei. Vou buscar em Niterói, pois uma tia avó disse que minha avó pode ter sido batizada em uma igreja de um lugar chamado Portugal Pequeno. É minha última esperança...
  • @raquel_pxs impressionante seu caso é idêntico ao meu. Eu também tenho o rg dele um do exercito e outro do instituto felix pacheco. Em ambos não consta nada sobre onde foi feito o registro de nascimento, são carteiras de identidade antiga. Então @vanessavilas uma dica que me deram aqui no fórum foi pedir o desarquivamento no Instituto Felix Pacheco, talvez tenha algo. Também vou ver no exército se eles fazem algum tipo de desarquivamento. Estou também há dias fazendo a busca nesse site e até o presente momento não encontrei nada. Meu medo é que ele tenha sido registrado meses ou até anos depois do nascimento. Pra quem é do Rio tá aí o link https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-67J7-FGH?owc=9GPB-6TL:113334201?cc=1582573&wc=9GYY-DP8:113334201,161769101,138453601&cc=1582573
  • Tenho uma anotação da minha tataravó dizendo que minha avó nasceu no engenho novo em 22 de agosto de 1927 e foi batizada na igreja de Portugal Pequeno em 14 de abril de 1929. Pelo que encontrei na internet, esse lugar fica em Niterói. Fui no arquivo da curia de Niterói e não encontrei nenhum registro de batismo, não sei mais onde procurar. O nome dela não é comum e não havia nada parecido. Por favor, alguém teria alguma sugestão de onde mais procurar? Não sei o que fazer.
  • Estou reunindo a documentação para fechar o processo de Nacionalidade Portuguesa, estou tendo uma dificuldade única...Preciso transcrever o casamento no Brasil com o Nacional Portugues e para isso preciso da CERTIDÃO DE NASCIMENTO do avô brasileiroi. Aqui começa a confusão, já procurei na Curia, fiz buscas em cartorios provaveis delimitando a área de nascimento do Avô...e não consigo. Pergunto alguem tem alguma dica para ajudar: Nome do Avó brasileiro JOSÉ GOMES DE EZEVEDO, DATA NASCIMENTO : 28 Agosto 1888, filho de JOSE GOMES DE AZEVEDO e de MARIA CAROLINA AZEVEDO....possuo a certidão de casamnento e obito de todos só me falta a CERTIDÃO DE NASCIMENTO do brasileiro JOSÉ GOMES DE AZEVEDO. Alguem pode ajudar.
  • ENCONTREI a certidão de nascimento do meu avô!!!! Tô muito feliz!!! Fiquei semanas pesquisando no site do familysearch, havia até perdido as esperanças e estava quase contratando uma assessoria para a busca!!
  • Que bom @Ahne!!! Ainda não tive a mesma sorte...continuo minhas buscas sem sucesso ainda. Que tipo de assessoria você estava pensando em contratar? Teria alguma indicação? Não sei mais o que fazer, não encontrei nada no family search, nada na curia do Rio de Janeiro e nem de Niterói. Dei busca nos cartórios que deveriam possuir o registro dela e nenhum diz encontrar. Por favor alguém teria mais alguma sugestão??? O nome da minha avó não é comum e não deveria passar em branco em uma busca.
  • Boa noite a todos e a todas, sou novata neste fórum e gostaria que, se possível, me orientassem como eu faço para conseguir a Certidão de nascimento do meu pai, Flávio Alves Monteiro, brasileiro, já falecido, considerando o seguinte. Na minha certidão de nascimento, 15/11/1983, consta a idade dele como 31 anos. Minha mãe disse que o aniversário dele era em 08/11, assim me pareceu razoável concluir que a data de nascimento dele foi 08/11/1952. O problema é que ao colocar o nome completo, nome dos pais dele e essa data de nascimento no site do detrás RJ, a pesquisa não retorna nenhum resultado. Já tentei anos anteriores e posteriores também sem sucesso. Preciso das informações da certidão do meu pai, ou pelo menos acredito que precise, porque o meu avô é português e não tenho nenhuma informação dele além do nome completo: João Alves Monteiro. Com isso eu espero obter as informações do meu pai para enfim começar a procurar as informações sobre o meu avô paterno. Desculpe a postagem longa, mas depois de procurar tanto, também ter buscado no family search, e até o momento sem sucesso, estou perdendo as esperanças de encontrar essas informações sem a ajuda de uma acessoria. E se ao final só restar mesmo a acessoria, teriam alguma recomendação? Desde já agradeço toda a ajuda que puderem me dar.
  • @raquel_pxs eu consegui encontrar no site do familysearch, procurei nos cartórios próximos do local onde ele morava e fui pesquisando nas datas a partir do nascimento dele. Eu demorei pra encontrar por conta das letras que muitas vezes são quase ilegíveis. Mas com insistencia acabei encontrando!! Fazendo essa pesquisa eu percebi que muitas pessoas eram registradas meses e até anos depois do nascimento. Vi uma certidão em que a pessoa tinha sido registrada 11 anos depois do nascimento. Como eu nao estava encontrando eu pensei em ir no 3° oficio distribuidor no Rio, que se nao me engano fica no Centro, parece que lá eles pesquisam no periodo de 20 anos.
  • Oi @raquel_pxs essa certidão que busca é fácil achar no arquivo nacional do Rio de Janeiro. Você é de onde?? se for de fora do RJ eles enviam a cópia por email..
    http://www.arquivonacional.gov.br/component/content/article.html?id=160:registros-civis-da-cidade-do-rio-de-janeiro
    Qualquer dúvida pergunte. Abraços e boa sorte.
  • Obrigada @Ahne e @franciscah2000 pelas dicas! Estou muito feliz!!! Consegui encontrar no family search depois de muito tempo...De fato as letras são ilegíveis, o que dificulta muito as buscas.
  • estou em fase final de juntada de documentos para solicitar suprimento da certidao do nubente brasileiro no processo de transcrição de casamento da minha bisavó portuguesa. ja fiz buscas pelo registro de nascimento do meu bisavo, Reynaldo Estellita da Costa, nascido em 04/09/1901, em todos os 14 rcpns do rio e estou reunindo e apostilando as certidoes negativas de todos.
    ocorre q ainda nao perdi a esperança de encontrar a certidao e, lendo este topico, vi a sugestao de procurar o processo de habilitação de casamento no site do arquivo nacional.
    encontrei muita dificuldade em usar este site. desculpem minha "burrice" mas eh tanta informação e possibilidades q nao consigo chegar a lugar nenhum.
    o que quero eh tentar localizar o processo de habilitação do casamento de Anna Mourão (bisavó portuguesa-possuo assento de batismo) e Reynaldo Estellita da Costa (nubente brasileiro cujo registro de nascimento nao foi localizado), que ocorreu em 26/9/1934, registrado no cartorio de itaguaí (possuo a certidao de casamento).
    será q alguem se disporia a me explicar um passo a passo pra que eu pesquise no site do arquivo nacional? ja tentei de tudo... ou eh muito abuso?
    mais uma vez, desculpem a burrice..rsss
  • OI @Rebeca_naslausky você está no Rio de Janeiro? a abertura da habilitação de casamento você pede no próprio cartório, pelo que vi, vc tem a certidão de casamento, então isso é fácil. Mas se não conseguir localizar no site vc pode ir direto ar arquivo nacional no RJ e solicitar, se estiver fora do RJ solicita por email, eles atendem.Mas se ver o livro do casamenteo resolve vc pode ver por aqui nos registros do family search , nos livros de Itaguai.
    https://www.familysearch.org/search/image/index?owc=9G5H-PTG:113332701,113332702?cc=1582573
  • @franciscah já revirei quase todos os arquivos do family search e, infelizmente, nao encontrei o registro de nascimento do meu bisavo. nem mesmo o de casamento, que procurei apenas para confirmar q nem tudo foi digitalizado, pois já tenho copia e sei exatamente onde está. sobre o processo de habilitação de casamento, o cartorio alega possuir apenas os livros de registros. dizem que os processos foram incinerados, descartados, enfim, nem procuram informaçoes sobre o destino deles. amanha minha mae estara la pessoalmente para pedir a certidao de inteiro teor do casamento e tentara, mais uma vez, que alguem de alguma informação sobre o processo de habilitação.
    no arquivo nacional nao consegui me encontrar atraves daquele site de consulta. achei extremamente complicado fazer pesquisa com tantos filtros e possibilidades, praticamente impossivel. minha mae esteve pessoalmente no arquivo nacional e nao conseguiu nenhuma ajuda.

    @jhmeiman foi atraves deste link q descobri q posso fazer o suprimento de certidao. segui o passo a passo de um rapaz q teve o mesmo problema e conseguiu resolver desta forma. estou em fase final de reuniao dos documentos pra enviar à ponta delgada e solicitar o suprimento junto com a transcrição.

    obrigada imensamente pela ajuda de vcs
  • Boa tarde, eu estou iniciando o trabalho de tirar as certidões para o processo do meu pai (neto) por atribuição.
    Já levantei todos os dados, do meu bisavô, do meu avô e do meu pai.
    Solicitei a Vila Real a copia da certidão do meu bisavô e agora estou buscando a certidão dele de casamento para poder transcreve-la.
    Possuo a cópia da sua certidão e ja a localizei mencionada no livro ( folha 70, igual a cópia que possuo) do link abaixo.

    Onde solicito certidão dele? Um local fisico aqui no RJ? Ou em Niterói?

    Qual o tipo de certidão deverei solicitar para a transcrição?

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-64KK-Y5?i=8&wc=9GRT-C6J:113332901,120063301,120063302&cc=1582573

    Desde já grato, mais uma vez, pela ajuda de vocês
  • Peço desculpas, mas postei em local errado a minha dúvida.
    Estou em um campo de certidões de nascimento.
  • @vanessavilas, já conseguiu encontrar a certidão do seu avô? Estou na mesma procura.

    Já consultou no site do DETRAN? http://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=15&tipo=certidao_nascimento
  • SaldanhaSaldanha Member
    editado July 2018
    Bom dia, amigos (as)!!!
    Estou tão perdida na busca por documentos. "É como encontrar uma agulha no palheiro".Socorro...
    Estou a meses por busca de documentos. Gastei muito dinheiro no cartório, e até agora só o que achei foi a certidão de óbito do meu avô.
    Nome: Jose Saldanha (Naturalidade: Belém/PA).
    Pai: Manoel Jorge Saldanha
    Mãe: Maria Eufenia da Piedade
    Óbito: 13/02/1957 com 59 anos (Distrito Mosqueiro-Belém/PA).
    Busco a certidão de nascimento me baseando pelo ano que é 1898. Já pesquisei no familysearch, nos registros paroquiais de batismo, mas não encontrei nada.
    Vocês podem me ajudar?
    Obrigada!!!
  • Liguei num cartório do Bairro onde moro...e eles disseram que todos os cartórios são interligados ... um puxa informação do outro...e conseguem as certidões de inteiro teor também ....até me passaram o Valor R$ 120,00 - no meu caso tinha - nome completo - filiação - cidade - dia mês e ano de nascimento ...acho que foi mais fácil por isso
  • tem alguma certidão com o nome dele ? e as averbações ?? pois la consegue a cidade certa - livro de registro- folha e numero, que cada cartório precisa pra sabe achar a certidão ..foi assim que o cartório do bairro onde moro me ajudou a encontrar a certidão da minha avó.
  • Tem só a numeração da certidão de óbito!
  • Então é com essa numeração que vc vai encontrar !! em vez de pagar e pedir buscas...coloca no google: cartório civil da tal cidade que vc acha que ele(a) nasceu ,...liga lá, pede e-mail e manda escrito tudo que tem sobre a pessoa: Nome/ Filiação/ data de Nascimento/ as numerações que vc tem (pq e escreve assim ...gostaria de saber se é nesse cartório que se encontra a certidão de nascimento da pessoa tal ? ai eles vão pesquisar e dizer se sim ou não, se sim (BINGO) ...,(foi o que fiz), e se apostilam.,..pq as vezes vale a pena vc apostilar no mesmo lugar... vc so vai ter o sim ou não esta aqui .. se não manda pra outro cartório.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.