Divergência de Sobrenome em certidões de nascimento e de casamento

Olá pessoal. Poderiam me ajudar com uma dúvida.
Estou querendo dar entrada na atribuição de minha mãe, filha de portugueses (pai e mãe).
Ela pretende tirar utilizando a certidão de nascimento de meu avô, mas me surgiu uma dúvida.
Na certidão de nascimento de minha avó consta o sobrenome Batista e na certidão de casamento o sobrenome Baptista. Minha mãe tem o sobrenome Baptista.
Dando entrada com a certidão de meu avô, que está com seu nome correto, podemos ter problemas com o nome de minha avó? Ou eles não solicitam certidão de casamento? No caso de correção o correto seria o nome da certidão de nascimento ou de casamento?

Obrigado

Comentários

  • @Claytontarelho

    Sem problemas para essa divergência mínima.

    Se os seus avós são portugueses e se casaram no Brasil vc terá q transcrever o casamento deles.
  • Olá Mariza, obrigado pela ajuda.
  • Ai gente me ajudem... please... Sou cidadã portuguesa por atribuição, fui pegar hoje no consulado minha certidão. Sou divorciada e voltei com o nome de solteira, no cartão cidadao que dei entrada hoje está com o nome de solteira.
    Na hora que meus filhos forem fazer o processo vai aparecer meu nome de casada... O próprio funcionário do consulado me orientou a não fazer a transcrição, so se eu for casar de novo... ele disse que posso evitar mais esperas e gastos com advogado. Como ficará o processo dos meus filhos?
    Help!!
    Obrigada
  • @Marcia Peraso

    Se os seus filhos foram declarados no cartório pelo seu ex-marido brasileiro você terá que transcrever o casamento para a atribuição deles. Você ficará casada em Portugal até homologar o divórcio. Se você não pretende morar lá e isso não for um incômodo que fique assim.

  • Ok... então vou ter que transcrever.... Muito obrigada.... mesmo..
  • @Mariza Guerra, bom dia.
    Já solicitei meu cartão cidadão no consulado no rj, sairá com o nome e estado civil de solteira. Isso pode dar problema mais pra frente? Posso fazer o passaporte agora ? Após fazer a transcrição vou ter que mudar tudo para nome de casada? Meus filhos só poderão começar o processo deles após a transcrição concluida ou já pode iniciar?
    Desde já agradeço a atenção.
  • editado September 2017
    Pessoal, bom dia! Alguém consegue me ajudar? Estou começando agora com todo o processo de atribuição de meu bisavô para meu avô. Na certidão de nascimento de meu bisavô o sobrenome está escrito como Simãosinho, ele veio para o Brasil, casou aqui também com uma portuguesa, mas na certidão de casamento e óbito o sobrenome está escrito Simãozinho. Terei que fazer a correção dessas certidões brasileiras? Em todos os documentos do meu avô o sobrenome também consta como Simãozinho. Pretendo fazer a transcrição do casamento dos meus bisavós diretamente com uma conservatória em Portugal, terei problema com essa documentação?
    Obrigada!
  • @Marcia, o ideal seria vc primeiro fazer a sua transcriçao de casamento e depois pedir o CC pq ela ja viria atualizado.Para o processo dos seu filhos é preciso antes sua transcriçao estar concluida,
  • editado September 2017
    @Mayara, essa pequena diferença não tem problema.Faça a trancriçao de casamento dos bisavós em Ponta Delgada.

    Transcrição de casamento - documentos necessários:

    - certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra)
    - certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas( se for portuguesa tb, o assento dela)
    - certidão de casamento, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas
    - Vale Postal de 120 Euros (vide detalhes abaixo)
    - Requerimento com a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE no cartório .
    - Xerox autenticada do RG do declarante no Requerimento

    Modelo de Requerimento que serve em Ponta Delgada e Tondela:
    https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view

    Endereços para envio do VALE POSTAL: €120
    (finalidade: manutenção de residente)
    (pagtº em espécie ou cartão de débito Banco do Brasil)

    • IRN, IP
    Praça Gonçalo Velho, nº 12, 2º
    9500-063 – Ponta Delgada

    OBSERVAÇAO: O requerimento não pode ser assinado por bisnetos.Se for neto q assinar ,tem q enviar junto uma certidão de nascimento para comprovar o parentesco.
  • Muito obrigada pela ajuda, @Vlad!
  • editado September 2017
    Só mais uma dúvida, a assinatura do neto pode ser autenticada em qualquer cartório ou necessita ser feita assinatura presencial no consulado? A certidão de nascimento do neto deve ser de inteiro teor e apostilhada para esse processo?Obrigada mais uma vez! @Vlad
  • editado September 2017
    @Mayara..essa exigência da certidão do nascimento do Neto no requerimento de transcrição dos avós é recente e não tenho certeza se precisa ser apostilada, mas na dúvida eu mandaria de inteiro teor apostilada.Pode ser feito no cartório, não precisa ser no Consulado.
  • Obrigada @Vlad! Sabe me dizer se quando a transcrição for feita eu devo solicitar um novo assento de nascimento atualizado do português para dar inicio no processo de cidadania do meu avô?
  • @Mayara,para a Transcriçao de casamento vc envia a cópia do original do assento de nascimento do português e para o processo de atribuiçao vc envia o original.Se seu bisavô nasceu depois de 1911 basta só o n° do registro..
  • Pessoal, boa tarde!

    Minha bisavó nasceu em Portugal com o nome de Augusta Soares, veio para o Brasil com 15 anos, inclusive está escrito no passaporte o nome Augusta Soares. Só que aqui no Brasil, quando nasceu a minha avó, essa minha bisavó (Augusta Soares) registrou minha avó (Y. do Amaral Maior) como se ela (Augusta Soares) fosse Augusta Cosme do Amaral.

    Portanto na certidão de nascimento da minha avó está:

    Filiação:
    Mãe: Augusta Cosme do Amaral (seria correto estar escrito Augusta Soares)
    Pai: *****

    Y. do Amaral Maior

    ——
    Detalhes:
    • Minha bisavó faleceu.
    • Minha bisavó não casou.
    • Meu bisavô não registrou os filhos que teve com a minha bisavó porque na época era casado e na época seria considerado crime de bigamia. Embora pudesse ter registrado posteriormente, acabou não registrando.
    • Minha avó está viva.

    Procurando meus antepassados, descobri que a Augusta Soares teve um bisavô (meu pentavô) chamado Miguel Cosme Amaral. Acredito que ela tenha tirado os sobrenomes daí.
    —-

    Aí vai a minha pergunta: os sobrenomes diferentes da minha bisavó, na certidão de nascimento da minha avó, é impedimento para ocorrer a atribuição?
  • Meu avô (Português) e minha avó (brasileira), vou fazer a transcrição do casamento deles para poder pedir a cidadania da minha mãe. Quando sair o acentamento da minha mãe, Obs. Com o nome de solteira dela, irei fazer a transcrição do casamento dos meus pais. Após o casamento, minha mãe mudou o sobre nome, na transcrição do casamento, o acento dela em Portugal, já passa automaticamente o nome dela de casada, ou terei que averbar a transcrição do casamento na certidão (acento) de nascimento em Portugal?

    Estou perguntando isso, por que depois irei entrar com meu processo de cidadania, e na minha certidão de nascimento consta o nome da minha mãe de casada.


    Fico no aguardo da resposta. Obrigada

  • @Luciana_vargas2023

    Meu avô (Português) e minha avó (brasileira), vou fazer a transcrição do casamento deles para poder pedir a cidadania da minha mãe.

    Só é necessária a transcrição se o declarante do nascimento da sua mãe não foi o português.

    Quando sair o acentamento da minha mãe, Obs. Com o nome de solteira dela, irei fazer a transcrição do casamento dos meus pais.

    Depois de ela ser portuguesa sim, pois ela nasce solteira!

    Após o casamento, minha mãe mudou o sobre nome, na transcrição do casamento, o acento dela em Portugal, já passa automaticamente o nome dela de casada, ou terei que averbar a transcrição do casamento na certidão (acento) de nascimento em Portugal?

    Não passa automaticamente. Tem que fazer a transcrição do casamento, pois ela mudou de nome de solteira para casada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.