Terei que retificar todos os documentos?

guii_t77guii_t77 Member
editado August 2017 em Retificação de documentos
Boa tarde a todos, agradeço imensamente a quer puder me ajudar!

Bom, estou com todos os documentos necessários para dar entrada ao processo de atribuição para a minha Avó, que é filha de Portuguesa e de Brasileiro, casados em São Paulo.

Porem estou com algumas dúvidas:
Consegui a certidão de Nascimento de Minha bisavó e já tenho ela em mãos.

A Certidão de nascimento em Portugal consta como Guilhermina, Filha de Manoel José da Câmara e Henriqueta dos Reis, nascida em 1896.
Em sua Certidão de Casamento aqui no Brasil, datada de 1916 seu nome aparece como Guilhermina dos Santos.
Porem na Certidão de Nascimento de sua Filha (minha Avó) consta como Guilhermina Garcia e seus avos como Manoel José Garcia e Henriqueta dos Reis(e não Manoel José da Câmara como deveria) com isso, consequentemente a certidão de casamento e os documentos como RG e passaporte da minha avó, contem o nome de sua Mãe como Guilhermina Garcia.

Depois de muita pesquisa, encontrei o registro de Nascimento de Manuel José da Câmara e notei algo, seu avó materno se Chamava João Garcia, o que explica em parte de onde minha bisavó adotou esse nome. (de seu bisavô).
Porem não solicitei o acento de nascimento dele, tenho uma imagem no computador somente.

Como deverei proceder? Posso entrar com processo de retificação e retirar o Garcia dos documentos? Ou não seria necessário, visto que se os documentos forem averiguados, fica obvio se tratar da mesma pessoa?

Muito obrigado e agradeço a todos!

Comentários

  • guii_t77guii_t77 Member
    editado August 2017
    Exemplos de documentos:
    Certidão de Nascimento Guilhermina
    Nome: Guilhermina (1896)
    Pai: Manoel José da Camara
    Mãe: Emilia Henriqueta dos Reis

    Certidão de Casamento Guilhermina
    Nome: Guilhermina dos SANTOS
    Marido: Bernardo Pinto Palmas
    Sogros: José Pinto Palmas e Casemira da Conseição.
    Pais: Manuel José da Camara e Emilia Henriqueta dos Reis.

    Certidão de Nascimento Neusa (Sua filha/Minha avó):
    Nome: Neusa Pinto Palmas 1938
    Pai: Bernardo Pinto Palmas
    Mãe: Guilhermina GARCIA Palmas
    Avós Paternos: José Pinto Palmas e Casemira da Conceição Palmas
    Avós Maternos: Manoel GARCIA e Emilia henriqueta dos Reis

    Casamento Neusa:
    Nome: Neusa Pinto Palmas
    Marido: José Torres Fonseca
    Filiação: Guilhermina GARCIA Palmas

    Após o casamento, por algum motivo, ela passou a adotar o GARCIA e isso se passa para todos os documentos de sua filha.

    Porem na certidão de casamento da Guilhermina, não menciona nada a respeito de como seria o nome dela de casada.
  • Outra duvida, irei precisar da transcrição de obito?
  • @guii_t77m Como sua bisavó e a portuguesa, vc terá que transcrever o casamento dela.As Conservatórias q fazem transcriçao de casamento não estão aceitando essas divergências..acredito que terá q retificar .
  • guii_t77guii_t77 Member
    editado September 2017
    agradecido
  • Transcrição de casamento realizada. Nenhum problema com as divergências, não sei se fez diferença, porem enviei em anexo documentos autenticados comprovando a Origem do nome Garcia.
  • Quando há uma explicação plausível como essa que relatou Ponta Delgada costuma aceitar. Afinal o sobrenome é de família. Obrigada por compartilhar a sua experiência.
  • editado October 2017
    boa tarde, quero Agradecer antes de tudo a todos que dedicam um pouco do seu tempo pra ajudar, aqueles que procuram o forum para tirar suas duvida. como já tinha falado com a mariza Guerra, anteriormente, mais agora surgiu novas informações sobre certidão de nascimento da minha mãe como ja tinha falado em outro topico, pretendemos tirar a nacionalidade portuguêsa, gostaria de saber se vc poderia me ajudar a tirar mais algumas duvidas referente a nacionalidade por atribuição...
    minha mãe e filha de pai português e mãe brasileira
    em 1948 o pai dela registrou quando ela tinha 7 anos, ela nasceu em19/09 1941 na primeira certidão consta que ele era solteiro. em portugal na certidão de batismo dele não consta nenhuma averbação de casamento. em 1953 meus avos se casaram no brasil mais não foi transcrito em portugal. a duvida e ela tem direito a nacionalidade portuguêsa? "ao conversa com ela nos informou que em 1964 precisou de tirar a segunda via da primeira certidão de nascimento,como o cartorio disse que não tinha encontrado, na época por orientação de sua mãe fez um registro tardia como ELBA e colocou errado o ano de nascimento em vez 19/09/1941 colocou 19/09/1940, porque sua mãe só lhe chamava de elba só que na primeira certidão de nascimento que o pai dela foi o declarante a quem deu o nome de EVA não de elba, nos seus documento,como rg, cpf, carteira de trab,diplomas certidão de casamento e publicação ta tudo como elba. sei que agente tem que entrar um ação judicial para anular a segunda certidão tardia. a duvida e sendo anulado a segunda tardia e só ficando com a primeira certidão em vez eva, ficar como ELBA por conta dela ter usado em sua vida em documentos. sera que portugal aceita? gostaria que me ajudasse como proceder. grato desde
  • @josé wllington

    São dois nomes diferentes, as Conservatórias não aceitarão.
    A sua mãe tem direito à nacionalidade mesmo tendo sido registrada aos sete anos, porém será preciso retificar os documentos de acordo com o primeiro registro, principalmente a identidade e a certidão de casamento, pois para que você consiga a atribuição terá que fazer a transcrição de casamento dos seus pais. Em seguida precisará retificar os seus documentos. Será um efeito cascata.
  • boa noite mariza guerra..
    mais uma vez muito obrigado pelo os esclarecimento.
  • Eu não me atentei a um detalhe, para fazer o pedido de transcrição de casamento da minha bisa, enviei a certidaão de nascimento original (enviada por Portugal), recebi de volta a transcrição do casamento, porem acreditava que viria com a certidão de nascimento averbada, porem veio somente informações sobre a transcrição. Isso ja substitui a de nascimento, para ser enviada para a atribuição? Tenho tb uma copia da certidão autenticada aqui no brasil por cartorio, ela é valida? Poderia me informar, pq tirando isso, ja estou com os documentos prontos.
  • @guii vc deveria ter enviado uma cópia da certidão original e deixado a original para o processo de Atribuição. Se sua bisa nasceu antes de 1911 , acho q vai precisar de uma nova certidão original.
  • Foi distração minha, acabei ficando com a copia autenticada. Acredita que no processo de atribuição, não irão aceitar essa cópia autenticada (cartório brasileiro)?
  • Sim, ela nasceu em 1896.. Agora complicou
  • @guii certidões portuguesas não podem ser autenticadas por cartórios brasileiros. Terá q pedir outra.
  • renataprrenatapr Member
    editado June 2018
    Boa tarde! Sou nova no fórum e estou com uma dúvida referente ao acento no nome.
    O meu registro original consta o meu sobrenome sem acento (PERCILIO). No meu RG e na minha certidão de casamento ficou da mesma forma.
    Quando solicitei a certidão de nascimento de inteiro teor, veio com acento, que é a forma correta (PERCÍLIO). A cópia reprográfica mostra que no livro de registro foi escrito com acento.
    Portanto, eu teria que retificar meu RG e minha certidão de casamento por conta desse acento?

    Grata!
  • @renatapr

    Para casos de nacionalidade portuguesa não será necessário
  • Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.