Vasta documentação para atribuição, mas sem certidão de nascimento.

Bom dia pessoal, gostaria de tirar uma dúvida.

Preciso tirar cidadania por atribuição do meu pai, ele é filho de português, nós temos todos os documentos brasileiros do português que citam ele como português e nascido em Bragança, freguesia Soeima, mas buscas por diversas freguesias foram incapazes de encontrar a certidão, já pagamos pelos serviços de 3 pessoas diferentes além de pesquisas nas distritais, sem efeito.

Temos os seguintes documentos:

1. Passaporte dos pais do português, mostrando o nome dos filhos
2. Baptismo dos pais do português com filiação e todos naturais de Bragança Soeima
3. Registro de entrada de ambos no Brasil pelo porto de Santos onde também consta nome dos filhos
4. Óbito de todos os envolvidos no Brasil
5. Casamento do português no Brasil, onde cita também ser português e natural de Soeima
6. Todos os documentos brasileiros que o citam como português.
7. Documento de Naturalização brasileiro emitido no Rio de Janeiro em 1946

Ou seja, não faltam provas de que meu pai é filho de português, mas a certidão de nascimento dele está quase impossível de conseguir, portanto, pergunto aos amigos se via processo judicial é possível conseguir esta naturalização, já que pelo consulado, me disseram que sem a certidão de nascimento eles sequer analisam o caso.

Muito obrigado,

Marcos

Comentários

  • @marcos felipe, se seu avô nasceu antes de 1911, terá qye conseguir o assento de nascimento dele em cópia certificada e tb verificar se ele ainda possui a nacionalidade portuguesa.Não tem outra forma.
  • Sim, ele nasceu antes de 1911 e não estamos conseguindo de nenhuma forma a certidão de baptismo dele. Complicado isso :(

    Como ele veio para o Brasil em 1908 ainda pequeno, com 4 anos, ele não poderia ter "perdido" a nacionalidade, correto, já que nasceu lá e se naturalizou brasileiro mais de 30 anos depois que já estava morando no Brasil, pelo que me informei, se naturalizar em um país não implica em perder a nacionalidade do país onde nasceu, certo?
  • @marcos, realmente o livro de batismo dessa data não esta digitalizado. Escreva por email para o arquivo distrital de Bragança por e-mail . achei este link para o livro de batismo da freguesia que procura:
    http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1303612
  • Bom dia @Cristina Reis, estou com o mesmo problema do @marcos, naõ acho de modo algum o registro de batismo da minha avó ela nasceu em 05/10/1911, até achei a irmã dela em Carragosa-Bragança, e não acho o dela. Já mandei e-mail pra Bragança, e eles não acham, também não acho nada sobre meus bisavós, como passaporte, etc. Eles vieram por Gibraltar em 25/12/1911, ao que tudo indica. caso alguém possa ajudar seguem os dados que colhi até agora.
    nome : ANNA FERNANDES - Bragança - 05/10/1911
    filiação : Francisco Antonio Fernandes (Mofreita) e Rosaria Fernandes ou Rosaria dos Anjos Pires(Soltelo de Gamoeda - Carragosa)
    Avós paternos : Francisco Antonio Fernandes e Francisca Roza Rogrigues ou Francisca Rodrigues
    Avós maternos : Manuel José Pires e Angélica Fernandes
    Já pedi pesquisas e sempre vem negativa, que não consta. Poderia ter acontecido de não ter sido batizada nem registrada em Portugal. Penso que seria um problema, pois todos portugueses são muito Católicos, então seria difícil não batizarem, alguém sabe dizer se seria possível isto acontecer?
    grato amigos do Fórum!!
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado August 2017
    @Sylvio

    http://www.inci.org.br/acervodigital/livrodetalhe.php?livro=04A&pagina=091&familia=41210

    O ano nascimento que vc tem está correto, no livro de passageiro consta 14/10/1911. Ela deve ter sido batizada sim, o problema é que ela nasceu no período de transição entre os registros paroquiais e civil. Os livros paroquiais vão até 03/1911. Se a Ana foi registrada civilmente esse documento estará na Conservatória de Bragança, acredito que tenha nascido na mesma freguesia da irmã.
  • Oi @Mariza Guerra, eu mandei e-mail para conservatória e disseram que não havia nada, não consigo entender, porque não consigo achar o dela, meus bisavós casaram em Soutelo de Gamoeda, onde nascera a irmã Maria, será que consigo achar a certidão de casamento deles sem ter a data exata ? Meus bisavós Francisco e Rosaria nasceram 1885 e 1883, Mofreita e Carragosa, respectivamente. Eu rodo em torno de minha avó e não acho a certidão dela. Se eu tivesse a confirmação até me mudaria para Portugal para ter a efetiva ligação, pra adquirir a cidadania. Estou sentindo um desânimo em relação a achar os documentos da minha avó...
  • @Sylvio

    Respondi o e-mail.
  • @Mariza Guerra, gostaria de um contato com @Sylvio pois creio que somos parentes, devido a coincidência com todos os nomes que ele citou, como posso fazer?
  • @Mauricy, te escrevi in box
  • Boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida:
    Começo a fazer a atribuição da cidadania para meu pai, brasileiro,falecido.
    Meus avós nasceram e se casaram em Portugal, tenho a cópia simples do assento de batismo dos dois que foi antes de 1911. Terei que ter em mãos uma cópia certificada para anexar ao processo? E também precisarei fazer a transcrição do casamento deles?
  • @Mauricy vai precisar de uma copia do assento de nascimento certificado ou do avô ou da avó para atribuição do seu pai.Se casaram em Portugal, não precisa transcrever o casamento.
  • @Mauricy, se seu pai é falecido não tem como fazer o processo por ele, você terá que fazer o processo como neto e comprovar vínculos efetivos com a comunidade portuguesa.
  • @Vlad Pen, obrigado pelo retorno.
    Terei que enviar também as certidões de óbito doa avós e do meu pai junto ao processo?
  • @Mauricy agora q vi q seu pai é falecido.Nesse caso vc só pode pedir a atribuição como neto e terá q comprovar laços efetivos com a comunidade portuguesa como o @DanielHenriques disse acima.
  • @Vlad Pen, bom dia!
    Caso eu consiga, poderei atribuir para meus filhos e minha esposa?
  • editado December 2018
    @Mauricy pode sim..
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.