Processos por Consulado de São Paulo

Tenho Cidadania Portuguesa posto que meu Pai é Português e todos meus antepassados por parte de Pai também são Portugueses, atualmente meu Pai está com 92 anos. Fiz todo procedimento pelo Consulado de São Paulo para meu filho de 30 anos, processo de atribuição e enviei dia 30/12/2016 que recebeu um número xxxx06/2017 e está com status para integrar ao CRC desde 11/01/2017. Neste mês de julho já liguei no SIRIC, pois achei o telefone neste fórum, consta ainda para integrar. Mais ou menos dia 12/07/2017 liguei num telefone que consegui aqui no fórum para falar com Dra. Ana Duarte, fui muito bem atendida por Cristina do secretariado que me disse que a Dra. Ana Duarte está de férias, bem como outras pessoas no CRC Lisboa também estão, mas consegui outro número de processo do meu filho xxx/2017 emitido em SP, ela informou-me que este já é o número da certidão dele. Cristina me informou que a certidão é emitida no Consulado pelo qual fiz o procedimento e enviado junto com os documentos para CRC de Lisboa e estando tudo em ordem eles fazem a integração no CRC. Cristina só não soube informar qual o mês que eles estão trabalhando, posto que não faz parte do departamento dela. Resolvi postar a situação do meu filho aqui porque este fórum tem me ajudado muito, uma vez que, é grande a ansiedade, meu filho quer trabalhar na Europa e todos aqui em casa estamos apreensivos com esta demora, já que faz 7 meses que foi dado entrada no procedimento. O meu processo de Cidadania foi muito rápido demorou somente uns 4 meses, mas foi em 2013. Quando eu tiver outras informações postarei aqui no fórum. Boa sorte a todos.

Comentários

  • editado July 2017
    @Maia, Os processos iniciados pelo Consulado são enviados para Lisboa e me parece q Lisboa vai concluir processos q deram entrada em Junho de 2016.Acho q vc terá q ter paciência e esperar.
  • Vlad Pen, pelas informações que tenho lido no fórum Cidadania Portuguesa em outros tópicos, concluí que, análises de processos que deram entrada em junho/2016, por consulados, é de aquisição que são mais complexos, os de atribuição me parece que já estão analisando os de dezembro/2016.Grata pelo comentário, estarei sempre alerta e acompanhando.
  • Sidney S NSidney S N Member
    editado July 2017
    #Maia2017

    Voce tem razão existe um topico que é o Acompanhamento de Processos pelos Consulados e já existem casos concluidos que deram entrada em Dezembro de 2016 pelo Consulado de SP, para ATRIBUIÇÃO, que é o caso do seu filho, o mesmo que aconteceu com voces esta acontecendo comigo, minha mãe foi atribuida em 2015 e demorou apenas 4 meses, e agora esta demorando muito, pelo que fiquei sabendo no consulado SP, entre 6 e 8 meses em média.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8529/consulados-acompanhamento-de-processos

    Quando concluir o do seu filho nos informe para atualizarmos uma lista lá para ajudar e balizar o tempo e a ansiedade de todos, obrigado,
  • Sidney S N
    Agradeço o apoio, e quando tiver qualquer notícia a respeito postarei aqui.
    Estou começando a preparar a cidadania portuguesa para minha irmã, vou fazer uma experiência e ver se consigo fazer este processo mais rápido do que foi para meu filho, vou enviar para um cartório de uma cidade pequena de Portugal, pensei inicialmente em fazer em Tondela, mas já observei que lá, agora, também está demorando.
    Pretendo postar neste fórum os avanços que obtiver com o procedimento da cidadania dela. Obrigada.
  • Sei da ansiedade que ficamos a partir do requerimento da cidadania portuguesa até a conclusão do processo e este forum me ajudou muito, por isso, venho compartilhar com vocês uma boa notícia, hoje, dia 14/09/2017, liguei no SIRIC(Sistema Integrado do Registo e Identificação Civil) que fica em Portugal e me informaram que o assento de nascimento do meu filho já foi integrado desde o dia 07/09/2017, ou seja, o processo está concluído, agora é só aguardar o Consulado de São Paulo agendar a biometria para a emissão do cartão cidadão e passaporte. O processo do meu filho é de atribuição e foi enviado ao Consulado por correio dia 30/12/2016, recebeu numeração em 11/01/2017 pelo Consulado. Concluí que demorou 8 meses para a integração na CRC de Lisboa.

    Pessoal ainda estou preparando a cidadania Portuguesa da minha irmã e continuarei no fórum, um grande abraço a todos.
  • Sidney S NSidney S N Member
    editado September 2017
    Parabens @Maia2017 pelo seu filho, atualizei o outro forum com essa informação,
  • O consulado de SP já esta concluindo processos com data de entrada no Status Aguardando Integração CRCentrais do mês de FEVEREIRO / 2017
  • Dei entrada no processo de atribuição do meu pai em 29 novembro de 2016 pelo consulado de sp e até agora n sai do Aguarda integração, CRCentrais. Ja mandei diversos emails pra Portugal e inúmeras ligações para o consulado de sp, e só me dizem q n tem prazo. A quem está na mesma meus pêsames, a quem levou menos ganhou na mega.
  • carlosenglerth
    Realmente, Carlos, enviei os documentos do meu filho para o consulado de São Paulo em 30/12/2016 e em 11/01/2017 o consulado já havia enviado para Lisboa. Em 07/09/2017 foi integrado na CRC de Lisboa e atualmente ele já tem o assento de nascimento, cartão cidadão e passaporte, tudo concluído, será que o seu processo não está faltando alguma documento?
  • Olá pessoal. Minha primeira vez aqui no forum.
    Eu enviei meus documentos pelos correios e final de fevereiro o consulado de São Paulo mandou para portugal. O status está, desde então, aguardando registro crcentrais.
    Enviei por atribuição, pois minha mãe e avós são portugueses.
    Alguém saberia me dizer se está normal este atraso?
  • @rodrigoandreazi o consulado de Santos me falaram que está demorando cerca de 8 meses, o de SP me parece ser um pouco mais demorado.
  • Sidney S NSidney S N Member
    editado November 2017
    @rodrigoandreazi

    Voce mandou quando seu processo ?

    Em SP esta demorando conforme abaixo :

    +/- 2 meses de "Encaminhado para o Sector"
    +/- 8 meses de "Aguardar Integração CRCentrais" (ISSO É NA CONSERVATORIA DE REGISTROS CENTRAIS)
    +/- 1 mes após "Arquivado" ou seja processo concluido, para abrir agendamento para CC e Passaport

    Dai são mais 2 visitas ao consulado para digitais, fotos, etc........

    Isso se não ocorrer diligencias, porém se foi a Integração 99% do processo já esta concluido, raramente ocorre diligencias.... pois a certidão de nascimento é criada no consulado, a conservatoria só integra no sistema electronico.

    O meu do meu irmão e do meus primos demoraram exatamente esse tempo e foram concluidos nesses prazos...

    Acompanhe e informe na lista do forum abaixo ...:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8529/consulados-acompanhamento-de-processos#latest
  • O meu processo foi iniciado em 19/01/2017 --> Ocorreu 1 semana depois 1 diligencia de erros em documentos.
    Fiz meus contra argumentos por email e foram aceitos e devolvi os documentos ao consulado,

    no dia 22/02/2017 entrou em Arguardando Integração CRCentrais

    e após quase 8 meses dia 17/10/2017 o meu processo sofreu a 2a. diligencia de um erro que de pronto resolvi dia 22/10/2017 e dia 27/10/2017 foi Arquivado ou seja Concluido com sucesso.

    Hoje fui no consulado reconheci minha certidão de nascimento, tirei foto e digitais para o cartão cidadão e terei apenas mais 1 visita (hoje mesmo Já Agendada) para retira-lo e fazer o mesmo para o passaporte que após isso vai via correio para minha casa.
  • Sidney S N
    Pelo fato do seu processo ter tido erros à corrigir achei que foi até rápido, penso que você teve mais sorte que algumas pessoas que ainda não conseguiram, apesar de terem enviado o processo antes de você, portanto meus parabéns, mais um a integrar à Pátria Portuguesa, minha expectativa, agora, é conhecer Portugal, porque meu Pai veio criança de Portugal e não foi possível voltar nem mesmo para visitar.
    Estou fazendo a cidadania da minha irmã, e ela já está pensando e começar a pagar uma viagem para Portugal.

    Abraços à todos, sempre torcemos para aqueles que ainda não conseguiram!
  • Pessoal, apenas a título de curiosidade, eis a descrição detalhada dos custos de processos do consulado de SP:

    http://consuladoportugalsp.org.br/tabela-de-precos/
  • mlgmlg Member
    Pessoal! Entrei com o meu processo pelo Consulado de São Paulo em 26/04/2018, porém no site o processo sumiu. O ultimo status até enquanto aparecia era FUNCIONÁRIO RESPONSÁVEL: Chancelaria - cons.xxxxxx.
    Alguém teve esse problema do processo não aparecer mais? Será que quando forem atualizar volta o status?
    Obrigada!
  • emmesemmes Member
    mlg

    Meu processo também sumiu..o que aconteceu com seu processo? Apareceu no sistema?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.