Encontrar certidão da avó / RJ

Pessoal, me dá uma ajuda... Minha avó só possui a certidão de casamento e eu preciso da certidão de nascimento para dar entrada no processo de atribuição dela, pra depois passar pra minha mãe e por ultimo eu. Eu tô correndo contra o tempo porque ela já é bem velhinha, 85 anos. Ela nasceu em 1932... agradeço muito quem puder me ajudar
«1

Comentários

  • Pessoal, peço ajuda porque minha avó não sabe qual cartório ela foi registrada. Quem puder me dar uma luz, eu agradeço
  • Obaaaa! De antemão, obrigada!!!!
    Lá vai os dados:

    Lucinda Gonçalves Moreira
    Data de nascimento: 29/06/1932
    Filiação: Manoel Gonçalves Moreira e Ernestina Gonçalves Moreira

    Vou iniciar a procura também pela sua sugestão do cartório de casamento.

    Muito obrigada mesmo pelas dicas!
  • Eu não acredito!!!!!!! Muito mais muito obrigada!!!!!
    Sem palavras para agradecer....
    Farei logo isso!
    Uma pergunta, você saberia dizer se qualquer pessoa pode ir buscar a certidão?

    Muito obrigada, de coração.
  • @Mila, muito obrigada!!!!!
  • @Mila, por favor, poderia me auxiliar também nesse assunto? Estou procurando no family search e não consegui encontrar, não sei se estou fazendo algo errado...

    Meu avô:
    Nome: Constâncio Esteves de Almeida
    Data de Nascimento: 04/05/1926
    Filiação: Pai: José Esteves de Almeida / Mãe: Mariana de Jesus Almeida

    Muito obrigado por qualquer auxílio ou indicação que puder me fornecer.

    Fique com Deus!
  • @Mila,

    Durante a sua vida meu avô sempre morou no bairro de Todos os Santos ou Méier, na cidade do Rio de Janeiro. Acredito que possa ser um destes bairros ou bairros adjacentes... Mas não sei ao certo se foi nesse bairro em que ele nasceu... Vou tentar confirmar com minha tia avó. Muito obrigado pela sua disposição em me auxiliar!

    Fique com Deus!
  • Sim, meu avô nasceu no Brasil.
  • Meus bisavós que nasceram em Portugal.
  • @Mila,

    Muito obrigado pelo interesse em me auxiliar!

    Na verdade, acredito que ele poderia ter nascido no Méier ou Todos os Santos (pois morou praticamente sua vida toda lá nesses bairros).

    Mas também, conversando com minha mãe, acredita-se (também é uma possibilidade) que pode ele ter nascido na Providência, Catumbi, Centro, e adjacências.

    Está muito difícil encontrar informações. As informações dos meus bisavós portugueses foram muito mais fáceis e rápidas para encontrar, apesar de mais antigas... Já estou com os assentos de nascimento de meus bisavós...

    Me desculpe mesmo por importuná-la com isso... Continuarei buscando...

    Muito obrigado mesmo!

    Fique com Deus!
  • Olá Mila você poderia me ajudar ?

    Não encontro a certidão de nascimento de minha mãe, já fomos em vários cartórios, até no cartório onde ela se casou sem sucesso, como vi que vc encontrou a da Fcamuri estou com esperança pois o ano é o mesmo.

    Therezinha de Jesus Campos Pinto
    filiação: Iracema Ferreira Pinto
    José Augusto Pinto
    nasc:30/09/1932
    nasceu em Bangu , também achamos que pode ter sido registrada no centro

    Muito obrigada desde já!
  • Pessoal, sou nova aqui e tenho o mesmo problema para encontrar a certidão de nascimento da minha mae. Ja fui no Arquivo Nacional, Cartorio de Casamento e todos os cartórios do RJ. Ja até contratei alguns serviços de buscas e nada foi encontrado.
    O local provável de nascimento e batismo é Pavuna.
    Tenho a identidade dela com a data de nascimento, filiação e como sendo Natural do RJ,
    Não consta cartório no documento.
    Existe alguma outra alternativa de documento para fazer a transcrição de casamento dos meus pais ? Ou sem a certidão dela náo será possível a transcrição ?

    Meu pai português não foi declarante na minha certidão de nascimento.
  • @Mila,

    Te respondi no reservado. Muito obrigado por tudo!

    Fique com Deus!
  • editado August 2017
    Será que alguém pode me ajudar informações detalhadas da onde minha avó nasceu? Pelo que eu saiba preciso ter a Conselho e Freguesia . Não tenho. Queria a certidão dela de nascimento.

    As informações que tenho são as seguintes:

    NOME DA AVÓ: MARIA DA GLORIA FERNANDES;
    FILIAÇÃO : José lage Fernandes e Leopoldina Augusta Fernandes
    NASCIDA EM : 04/05/1907 Em VILLA REAL - PORTUGAL
    CASAMENTO COM OCTAVIO RIBEIRO PIMENTEL (BRASILEIRO, NATURAL DE BELÉM DO PARÁ). CASAMENTO OCORRIDO EM BARRA DO PIRAHY - RJ EM 24/12/1927.


    Obrigada a quem puder me dar uma luz ........

    Jaqueline
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado August 2017
    @Jaqueline Lobo

    A mãe emigrou com a filha? Os registros de passaportes abaixo podem ser dela?

    http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1054634 - 1908

    http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1058384 - 1910
  • Mariza , obrigada mas minha avó é MARIA DA GLORIA FERNANDES...
  • @Jaqueline Lobo

    Eu sei. Preciso saber se a sua bisavó emigrou também. Os dados de emigração da sua avó ajudaria muito. Se veio adulta por exemplo.
  • Minha Bisavó não emigrou. Só minha avó... O que você precisa saber da emigração ? Acho que tenho alguns documentos em casa . Mais tarde posso ver.
  • @Jaqueline

    Todos os dados que tiver são importantes. Se a sua avó emigrou em companhia de alguém e quando, por exemplo.
  • Mariza , boa tarde . Procurei tudo... vamos lá... tem um documento que vou te dizer o que descobri( nada de muito relevante mas vamos lá...)
    Naturalização : um documento expedido pelo Ministério da Justiça e Negócios Interiores onde concede de acordo com artigo 1º , letra F do decreto lei 389 de 25 de abril de 1938 a naturalização a Maria da Gloria Fernandes Pimentel natural de Portugal nascida em 04/05/1907. Esse documento foi assinado em 19/09/1945

    Mariza obrigada tá?

    Gente eu preciso da certidão dela .... onde posso procurar ?
  • Olá pessoal estou buscando a certidão de nascimento da minha trisavo que nasceu no Rio de Janeiro em 1905 eu não sei o cartório

    Os dados são

    Nome; Carolina Brilho ( o nome pode estar Briglio ou Brilho) o correto é Briglio

    Data de Nascimento; 24/02/1905

    Filiação; Giuseppe Briglio e Maria Birabella

    Alguém poderia me ajudar por favor ?eu já busquei nos cartórios prováveis mas não encontrei .
  • Pessoal, boa tarde e feliz ano novo!!

    Alguém sabe me dizer se essa busca por certidão de nascimento no Arquivo Nacional do RJ tem que ser pessoalmente ou se a busca pelo site também funciona?

    É porque já procurei a certidão de nascimento da minha avó no familyserach mas não encontrei nada... encontrei a certidão de casamento dela, mas nada da certidão de nascimento.

    Outra coisa, dos meus 8 bisavós, 5 eram portugueses. Vocês acham que é interessante juntar o máximo de certidões deles ou basta uma só? Pelo lado do meu pai não sei se daria certo porque ele é militar reformado, mas não sei se mostrando que muitos dos nossos ascendentes eram portugueses, se isso ajudaria de alguma forma.

    Desde já agradeço!!

    Abraços em todos!!
  • Já descobri que o arquivo Nacional não irá funcionar no meu caso... os arquivos são posteriores à 1929 e eu preciso de uma certidão de nascimento de 1920.

    De qualquer forma, obrigado!!
  • @Icanellas

    Informe o nome e filiação de sua avó.

    Para requerer a nacionalidade é preciso seguir uma das linhagens. Ter documentos de vários bisavós não traz benefícios para o processo.
  • lcanellaslcanellas Member
    editado January 2018
    Oi @Mariza Guerra!

    O nome de solteira dela era MARIA DOLORES RODRIGUES DE CARVALHO e o nome de casada MARIA DE CARVALHO FERREIRA DA CUNHA

    Nascimento: 27/04/1920

    Pai: ALFREDO RODRIGUES DE CARVALHO
    Mãe: EMÍLIA RODRIGUES DE CARVALHO
    Ambos portugueses

    Qualquer ajuda é bem-vinda!

    Obrigado!
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado January 2018
    @Icanellas

    Se no registro de casamento de Maria Dolores não possui muitas informações veja neste parece ser um registro de casamento de um irmão de Maria Dolores nascido em 1915: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGV9-FJVN
    tem o endereço de morada, procure o registro de nascimento de Maria Dolores nas imediações. Observe o local da habilitação para o casamento.
    Uma testemunha de nome Ernesto Ferreira da Cunha não seria o futuro marido de Maria Dolores? Morava na mesma rua do cunhado.

    Na época existia muitos registros tardios.
  • Caraca gente!! Vocês são top das galáxias!!

    Eu estou a dias entrando madrugada à dentro procurando essa certidão! Já havia localizado a de casamento e a de nascimento do meu avô Ernesto... Putz, valeu muito!! Não sei como agradecer!! Sério, estou dentro de um cartório aqui em Brasília nesse momento pedindo a certidão do meu avô pelo CRC Nacional e lendo a mensagem de vocês fiquei emocionado... Sem palavras...
  • Bom dia,
    Não estou conseguindo achar o cartório da minha vó... Alguém poderia me dar um luz?
    Ela nasceu no Rio.
    Maria Valentina Pinto do Carmo
    Pai: Jaime do Carmo
    Mãe: Maria Gonçalves Pinto
    Data de nascimento: 29/05/1937
  • @Daniellexrei, sua avó nasceu em Portugal, veja o cartão de imigração da mãe dela.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939X-HQKW-K?i=157&cc=1932363

    Envie um e-mail para a Conservatória do Registo Civil de Esposende - civil.esposende@irn.mj.pt e solicite uma busca com os dados da sua avó, provavelmente já está informatizado.

    A certidão de nascimento da sua bisavó - Maria Gonçalves Pinto, é o de nº 33/1906 da mesma conservatória.

    http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1006536 clique na imagem nº 20

    Boa sorte!
  • @Other,

    Eu sei, mas na certidão de casamento dela com meu avô, consta natural de Rio de Janeiro.

    Já mandei e-mail para lá, mas ninguém me respondeu ainda.
    Não mais o que fazer...

    Mesmo assim, obrigada pela ajuda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.