Vale Postal (Dúvidas referentes a valor)

Mthsalmeida Mthsalmeida Member
editado July 2017 em Outros assuntos
Boa tarde.
Já li vários tópicos, mas são muitas informações distintas, o que me deixa meio preocupado.
Já juntei toda minha documentação para processo de atribuição: Certidões e RG apostiladas, Formulario 1C.
Tentei agendamento com o consulado, mas está impossível de conseguir. Não há vaga em nenhum dia. Já estou há um mês tentando. Sendo assim, quero enviar o processo por conta própria.
O nascimento do português foi registrado em Tabuaço, mas vi que muitas pessoas optam por fazer em ACP Porto.

Este é o caminho correto? Como proceder? Quanto tenho que pagar e qual o valor atualizado e correto? Sabem de alguma agência dos correios no RJ que o fazem?

Pessoal, agradeço muito desde já!
«13

Comentários

  • @Mthsalmeida, de uma lida nesse tópico e as dúvidas vc pode perguntar aqui no fórum.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/atribuicao
  • Obrigado.Vou dar mais uma olhada no tópico da ACP.
  • editado July 2017
    @Mthsalmeida...

    Sempre acho melhor saber quanto vai custar o Vale Postal antes de sair de casa porque eles só aceitam pagamento em dinheiro,,,(Cartão, só correntistas do Banco do Brasil).

    Para ter uma ideia do valor que vai gastar no seu Vale Postal...Veja a cotação do Euro na página dos Correios...
    Segue o LINK...:

    http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/

    IMPORTANTE: Existem 2 cotações do Euro diferentes...A cotação a ser usada para o cálculo é a de MAIOR VALOR...!!!

    Após converter 175,00 euros pela cotação do dia...Acrescente + 1,5 % sobre o valor em Reais...E Acrescente + 35,00 Reais (Taxa fixa dos Correios)...

    Um exemplo...Usando a cotação do dia 22/07...( 1 Euro = 3,8363 Reais)...O valor final a ser pago pelo Vale Postal de 175,00 Euros seria de aproximadamente... - R$ 716,43 -




  • Postei no dia 25/1 na agencia da rio branco. Hoje recebi um email da ACP dizendo que falta 1,33 euros no vale. Não entendi q solivitei que a atendente realizasse o vale de 175 euros. Pode ter sido um problema de cotação? Hoje irei lá postar a diferença mas estou insegura quanto ao valor correto da cotação. Devo consultar o site do correio antes? É essa cotação mesmo que vale? Dá outra vez ela me mostrou a tela da cotação e deu errado.
  • @sandraelena 08 a diferença a menos ocorre normalmente quando é usado o euro exportação. Não pode ser usado o euro exportação.
  • editado February 2018
    Estou no metrô...Voltando para casa...Acabei de fazer mais um Vale Postal...(Transcrição de Casamento de uma prima)...Na agência Central dos Correios no centro de São Paulo...
    Fui muito bem atendido por uma jovem chamada Tayla...
    Mais uma vez ...VP feito sem nenhum questionamento sobre IRN...Pessoa jurídica...Ou qualquer outro possível impedimento...
    Mostrei uma foto...(No meu celular)...De um VP feito da maneira correta...(Com o valor da remessa em euros e como beneficiário IRN,IP)...
    Ao chegar no guichê de atendimento cumprimentei a moça e disse que precisava enviar um Vale Postal Internacional...Entreguei à moça uma folha de papel onde estava escrito...:

    VALE POSTAL ELETRÔNICO INTERNACIONAL

    R$ 515,00

    Disse que era para Portugal e mostrei a foto VP que trazia no celular...Chamando a atenção para o valor da remessa em euros impressa no comprovante...!!!

    Saiu assim...:

    Remessa EUR : 121,90
    Cotação R$ : 4,2247
    Valor da remessa R$ : 515,00
    Tarifas/Serviços R$ : 42,72
    Valor efetivo total (VET) : 4,58
    Valor total a pagar R$ : 557,72

    Finalidade : Manutenção de Residentes
    Beneficiário : IRN, IP

    Agora é esperar pra ver se chega tudo certinho lá em PD City...

    PS...: Quando terminamos de fazer o VP perguntei para a moça se eu podia retornar para enviar o EMS Documento com ela sem ter que pegar outra senha...(Eu queria fazer uma Cópia do VP para enviar junto com os documentos e o Correio estava lotado...)
    Ela disse que tudo bem...
    Saí...Fiz a cópia...E menos de 15 minutos depois eu já estava preenchendo o envelope do EMS ....
    Já aconteceu de a atendente fazer a cópia do VP pra mim lá mesmo...Mas dessa vez não deu... : )

    PPS...:Quase caí de costas quando a atendente me passou o preço do EMS DOCUMENTO...
    R$ 151,00 ...
    R$ 41,00 de aumento em uma tacada só....!!!
  • Pessoal, meu vale postal saiu assim:

    Remessa EUR : 745,71
    Cotação R$ 1,0000
    Valor da Remessa: R$ 745,71

    Está correto isso?

    O valor do vale postal é de 175 euros para atribuição de nacionalidade.
  • Pessoal, estou nos correios nesse momento e o rapaz estame dizendo que precisa do nome de uma pessoa que irá receber o vale em Portugal. Alguém sabe algo sobre isso???
  • editado April 2018
    @FernandaAnjos , o destinatário do Vale Postal Internacional tem que ser "IRN,IP" , motivo 'MANUTENÇÃO DE RESIDENTES", com o endereço da conservatória pra onde irá enviar.
    Utilizar a cotação maior do Euro. NÂO utilizar "EURO EXPORTAÇÃO".
  • editado April 2018
    @FernandaAnjos
    IRN, IP
    Finalidade: Manutenção de residentes.
    Se tiver inspirada, diz que esse é o nome de um amigo seu que é chinês e mora em Portugal.
    Se encrencarem por não ser pessoa física, o jeito é tentar outra agência. (mas insista que é para pessoa física)
  • Obrigada!

    Ele fez mas disse que por experiência pessoal eu vou perder a taxa de envio que esse vale irá voltar.

    Agora vou ficar aqui de dedos cruzados.

    Paguei o valor de 175 euros e mais a taxa de serviço do corrreio.

    Era isso mesmo, né?!
  • @FernandaAnjos , na cotação de hoje, o valor total com as taxas deveria ser 821,93 reais.
    O último Vale Postal Internacional que fiz, na agência o valor ficou um pouquinho maior do que eu calculei em casa, achei estranho, mas como ficou maior eu paguei.
  • editado April 2018
    @FernandaAnjos
    Ele fez mas disse que por experiência pessoal eu vou perder a taxa de envio que esse vale irá voltar.
    Mero terror psicológico.

    175 euros na cotação mais alta, hoje R$ 4,4303
    175 x 4,4303 = 775,3025
    Com 1,5% desse valor e R$ 35 de tarifa, você deve ter pago R$ 821,9320375
    (deixei as casas decimais a mais porque pode ter alguma questão de arredondamento)
  • Boa Tarde...
    Complementando o que @jhmelman escreveu acima...
    E com o intuito de evitar que as pessoas continuem tendo que enviar VPs "Complementares" por terem enviado no primeiro VP um valor inferior ao dos emolumentos devidos...
    ...Eu descrevo aqui como saiu meu VP hoje...:

    Entreguei um papel para o atendente dos Correios onde estava escrito...:

    VALE POSTAL ELETRÔNICO INTERNACIONAL para PORTUGAL
    VALOR : R$ 800,00
    Disse também que precisava que o comprovante final saísse impresso com o valor da REMESSA EM EUROS...

    Ficou assim...:

    Remessa EUR : 180,57
    Cotação : 4,4303
    Valor da Remessa R$ 800,00
    Tarifas / Serviços R$ : 47,00
    Valor Efetivo Total (VET) : 4,69
    Valor Total a pagar R$ : 847,00

    Ok...São R$ 20,00 ou R$ 25,00 a mais que estou enviando...Mas...Para um processo que tem um custo total acima dos R$ 1.000,00...Será que vale a pena arriscar...?

    PS...: Em tempo...!!!
    Essa maneira de envio...(Com valor da Remessa em Euro impressa no comprovante)...Não é a única maneira de enviar o valor correto do VP...
    Mas volto a frizar aqui...A meu ver...É a mais eficiente...

    PPS...Podem enviar com valor da remessa em Reais...
    Sem problemas...
    Contanto que saibam com certeza que esse valor em Reais é igual ou maior ao valor equivalente em EUROS que deve ser pago à Conservatória pelo processo em causa...

    Boa Sorte...
  • Acho que mais importante do que mandar a mais (5 euros dá pra comprar de 3 a 5 pastéis de nata! ;) ) é fazer esse expediente de calcular o valor a ser enviado em reais e levar anotado. E conferir na boletinha antes do envio se aparece o valor expresso em euros correto até os centavos.

    Valores em montante diferente geram um problema de conciliação e apropriação no IRN. Encontrei um Parecer do Conselho Consultivo do IRN N.º 47/ CC /2017

    "Como já referimos, só há contas referentes a pedidos e na exata medida do pedido, pelo que qualquer valor depositado sem pedido, ou que exceda o valor devido deve ser devolvido, nos termos dos artigos 6.º, 16.º e 12.º do referido Decreto-lei 201/2015, oficiosamente ou a requerimento do interessado."(pag 7)

    "
    Em face do exposto formulamos as seguintes conclusões:
    1 - No âmbito do registo civil e da nacionalidade, sempre que seja apresentado um pedido sem qualquer pagamento deve o mesmo ser rejeitado procedendo-se à devolução dos documentos.
    2 – O pedido acompanhado de vale ou cheque, com quantia inferior ao emolumento devido, deve ser rejeitado e devolvido ao interessado, conjuntamente com o respetivo meio de pagamento.
    3 – Os valores rececionados em cheque, vale postal ou numerário sem pedido associado que não possam ser devolvidos são registados mediante PT.
    " (pág 9)

    Essas conclusões elucidam porque recentemente ocorreram alguns casos de devolução imediata do processo/documentos quando o vale vai a menor. O documento é de 30/11/2017.

    Há outros pontos interessantes no documento, inclusive a recomendação (ao IRN) de que se providencie outras formas de pagamento.

    Lista de Pareceres: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/doutrina/pareceres/civil/2017/cc-publicacoes-de/
    Parecer do Conselho Consultivo do IRN N.º 47/ CC /2017 http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/doutrina/pareceres/civil/2017/pareceres-12-26-2017/downloadFile/attachedFile_4_f0/47_CC_2017-CC55_2017_STJSR_CC.pdf?nocache=1516359878.54
  • Pessoal, preciso de um esclarecimento:

    O cara nos correios colocou em reais o valor na remessa. Até fiz essa observação a ele, mas ele disse q está saindo agora. Foi uma transcrição. Assim:


    Remessa EUR : 531,64
    Cotação R$ : 1,0000
    Valor da remessa R$ : 531,64
    Tarifas/Serviços R$ : 42,97

    Será que vai dar problema?





  • Seria 531,636, 531,64 é de arredondamento. Já aconteceu comigo de sair dessa forma e chegou certinho (a CTT me confirmou quando contactei pedindo acompanhamento do pagamento)
  • @jhmelman

    Ufa! Muito obrigada! Coração foi a mil agora. Porque quando fiz a atribuição foi em euros (175 euros) e não aconteceu o mesmo aqui.
    Mas valeu, obrigada mesmo : )
  • editado April 2018
    @Fcamuri
    É alguma opção na hora de fazer que acaba acontecendo isso... No menu dos correios tem uns itens confusos (vi quando fui fazer o vale) "converter de outra moeda para reais" (acho q esse sai da forma como esse seu saiu) depois tem que entrar na "converter de reais para outra moeda" (que aí sai em euros no boleto), não tem opção de "fazer vale em moeda estrangeira, digite o valor", o que seria mais simples e lógico....
  • FcamuriFcamuri Member
    editado April 2018
    @jhmelman

    Obrigada pelo esclarecimento....fazer o vale postal sempre da um aperto no coração, risos.
  • @jhmelman

    Pois é! Paguei o valor de 821,93 para o IRN com o endereço do ACP.

    Agora é esperar 5 dias uteis e ver se o valor vai chegar la certinho.

    A todos aqui, muito obrigada por todo esclarecimento e ajuda durante este processo.
  • Alguns vales postais são finalizados com o valor em euros ,outros em reais.
  • @Vladpen

    Valeu Vlad! É um sofrimento viu o envio do VP. Bem que o IRN poderia mudar a forma de pagamento. Boleto, transferência, qualquer coisa, menos esse VP kkkkk
  • editado April 2018
    Bom Dia...

    @jhmelman...Muito bom esse seu post...
    Bom saber que eles podem estar considerando outras formas de pagamento além do Vale Postal...
    Faz muito sentido...São centenas de processos...Imaginando que a grande maioria envia alguns cêntimos a mais...!!!
    Creio que podemos considerar que se tratam de Muuuuuuitos Pastéis de Nata... : )

    Concordo também com o que você escreveu...:

    ¨...Acho que mais importante do que mandar a mais (5 euros dá pra comprar de 3 a 5 pastéis de nata! ;) ) é fazer esse expediente de calcular o valor a ser enviado em reais e levar anotado. E conferir na boletinha antes do envio se aparece o valor expresso em euros correto até os centavos....¨

    Porque...Se for feito **CORRETAMENTE** o cálculo com a cotação do Euro...(MAIOR VALOR)...Na página dos Correios no dia do envio...NÃO IMPORTA SE O VALOR SAIA EM EUROS OU REAIS...(Como escreveu @Vlad Pen)...

    O que tem acontecido com muita frequência...(Verificamos isso pelas postagens aqui no Fórum)...É que o pessoal tem tido que enviar VPs complementares por diferenças de 2 ou 3 Euros...Gerando assim um custo muito maior por conta de ter de pagar novamente a Taxa Fixa dos Correios...(R$ 35,00 + 1.5%)...

    Reforçando o que disse @jhmelman...
    Se esse cálculo fosse feito com calma...Em casa...Antes de se dirigir á agência dos Correios...(Vale lembrar que...Ao contrário da Bolsa de Valores...A Cotação utilizada pelos Correios NÃO MUDA AO LONGO DO DIA)...Com certeza...O número de VPs enviados com valores inferiores ao custo dos processos diminuiria sensivelmente...

    PS...Normalmente o sistema dos Correios está *Ajustado* para converter de EUROS para REAIS ...Isso porque 95% das pessoas que vão fazer o VP chegam lá dizendo que querem fazer um Vale Postal para Portugal no valor de... 120,00 Euros...(Transcrições)...Ou 175,00 Euros...(Atribuições)...

    ELES TRABALHAM NO AUTOMÁTICO...!!! Convertendo EUROS >>> REAIS...É simples assim...!!!

    Se alguém apresenta um valor em REAIS...E solicita que o VP seja feito nesse valor...E que precisa que o comprovante final seja impresso com o VALOR DA REMESSA EM EUROS...O atendente tem que alterar o sistema...O que dá um trabalhão...!!! Demora uns 20 segundos para fazer...

    Alguns BONS colaboradores dos Correios fazem isso...Então...Sai o comprovante como Valor da Remessa em Euros...Como deve ser...
    Infelizmente...A maioria dos atendentes prefere dizer ao cliente que **Não dá pra fazer desse jeito**...





  • Se o cálculo for feito corretamente..não importa se o valor apareça em euro ou em reais..o valor irá corretamente.O q acontece é q estão usando o euro exportação ao invés do euro normal.
  • @Vlad Pen, @Nilton Hessel, @jhmelman, @Fcamuri
    A tempos atras fiz um novo posto sobre vales postais e pedi a @Márcia que colocasse no post fixo para maior visualização.
    Cheguei a conclusão que não ajudou muito, os erros continuaram a acontecer na mesma proporção.
    Dados básicos como sempre colocar o vale no nome do requerente do processo. Calcular o valor do vale antes de comparecer a uma agencia. Usar sempre o valor do EURO na maior cotação (na tela dos correios, aparece EURO para envio de Vale Postal) Não solicitar Vales postais para pessoa Jurídica (pois não existe). Sair de casa com o endereço anotado em papel. E antes de autorizar a atendente a fechar a venda solicitar uma prévia para conferencia de todos os dados.
    O que vem acontecendo é que a ansiedade por achar uma agencia que faça o vale, causa nas pessoas um apagão. Esquecem de tudo.
    Quando chega em casa bate o desespero.
    Não sei o que podemos fazer para diminuir os erros. Tanto no tocante a necessidade de complementação dos vales, como em alguns casos o cancelamento imediato dos vales.
    Venho a algum tempo tentando explicar o que na maioria das vezes um pouco de calma resolveria.
    Nos correios a falta de treinamento é detectada diariamente. Em muitas agencias ele não existe. O sistema é feito para leigo, fácil e básico.
    Peça sempre ao atendente que vire um pouquinho a Tela do computador e acompanhe passo a passo os procedimentos.
    Temos que bater eternamente na tecla da CALMA, ATENÇÃO, CONFERENCIA, PREPARAÇÃO PRÉVIA.
    Pergunte, anote, calcule antes de ir para agencia.
    Depois que o vale foi concluído com erro o prejuízo financeiro e emocional é grande.
    Boa Sorte a todos!!!!!!
  • FcamuriFcamuri Member
    editado April 2018
    @Mtrin

    Ontem, quem enviou o processo em meu nome, foram os meus sogros. Mas eu orientei eles direitinho, conforme as observações daqui do fórum. Você, @Niltonhessel e @jhmelman são feras nesse assunto.

    Eu até perguntei o valor do euro do dia (eu não estava achando no site dos correios) no grupo do ACP sem querer, para que eles saíssem de casa com o valor anotado.

    Eles estavam cientes dos procedimentos para o envio do VP, tanto que me mandaram uma foto do valor dizendo que tinha saído em reais, diferentemente quando fizemos a atribuição que saiu em euros.

    Pedi para eles falarem com o funcionário, e o funcionário até se informou com o colega ao lado, e ambos disseram que estava certo, e que o valor do euro estava no sistema na hora da conversão.

    Fiquei preocupada, pensei que fosse funcionário novo ou que não tinham treinamento adequado, por isso perguntei ao fórum. Mas depois vocês me esclareceram.

    Vocês nunca deixam a gente na mão, muito obrigada!!!!
  • @Fcamuri,
    Você fez o que eu sempre recomendo. Se informe antes de fazer.
    É que temos tipo vários erros que poderiam ser evitados se as pessoas se informassem antes de ir a uma agência.
    Acho que no seu caso não vai haver qualquer tipo de problema.
    Boa sorte!!!!
  • FcamuriFcamuri Member
    editado April 2018
    @Mtrin

    Torcer pra não, rs. Muito obrigada, viu : )
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.