Agendamento emergencial

Fui tentar agendar antecipadamente a retirada do cartão cidadão com o pedido do passaporte mas a data para essa marcação se inicia em 28 de setembro .... e eu preciso desse passaporte para o final de agosto .... será que o consulado atende situação emergencial ? Alguém conhece algum caso ?

Comentários

• Consegui uma vaga para 22 de Agosto, mas tentarei ir assim que a carta PIN chegar. vamos aguardar
    Informarei aqui o andamento

• deyson estou na mesma situação, mandei email pro consulado e informaram que não pode fazer nada, falaram que sabem que tem poucas vagas e recomendaram ficar de olho nas datas caso apareça uma desistência
  • @deysonthome, se é tão importante sugiro chegar la no consulado cedo e leve o comprovante da passagem, eles podem te encaixar vc estando lá. Quando meu filho foi fazer o CC o rapaz que o atendeu falou que após chegar a carta PIN ele podia ir pessoalmente e contar a história que geralmente encaixam. Mas precisa ter realmente um motivo forte como passagem.
  • edited July 2017
    Eu vou tentar, penso que poderiam ter algo nesse sentido, pois esse tipo de necessidade existe. E essa coisa de pedir com urgência um documento, essa urgência deveria considerar todo o processo, não faz sentido você pedir um documento com urgência e depois ter que agendar uma data que será de 2 meses a frente para ir buscá-lo, não faz o menor sentido, na realidade é uma piada.
    Se pedimos um documento com urgência este deveria considerar a urgência para a pessoa ter em mãos os documentos ... essa urgência vendida pelo consulado e pela qual se paga é enganosa, essa é a realidade.
  • concordo deyson! e as vezes a pessoa nem tem condições de pagar o valor do cc ou do passaporte com urgencia. eu paguei o normal por não ter grana mas espero conseguir o mais rápido
  • Na realidade, o pedico do CC com urgência não é real, na realidade você paga uma taxa de urgência para recebimento do PIN .... só isso ... pois ao receber o PIN terá que agendar e esperar sabe-se lá quanto tempo ....
    Ou deverá marcar antecipadamente e remarcar se houver atraso ... e esse tipo de recurso, mesmo quem não pede com urgência pode usar ... ou seja , não existe coerência no modelo ' com urgência ' ...

Não sei se me entenderam ... mas o pedido com urgência para receber o CC, por exemplo, deveria ser aplicado ao recebimento do CC e não apenas ao recebimento do PIN, o PIN mais rápido deveria ser apenas parte desse processo de urgência e deveria conduzir o requerente ao recebimento do CC com maior rapidez, quando na realidade a urgência acaba quando existe a necessidade de agendamento após o recebimento da carta PIN.

Não sei se fui claro.
  • Exatamente Mei .... não tem função prática ....
  • @deysonthome, eu paguei a taxa de urgencia do CC em maio e só tem vaga para buscá-lo em 31/07. Minha passagem para Portugal é só meio de setembro, então estou tranquila.
    Mas faça isso, consegue com certeza.
  • por isso também não paguei com urgência hahahhahah. problema que só tem data longe e carta demora a chegar também, é sorte ...
  • Estive no consulado semana passada e a funcionária Ana Carolina confirmou q para pegar o CC não precisa agendar, para o de8 as 15 hs c a carta pin. Meu filho fez isso é pegou o cartão. Tb recebi email do consul Jaime Leitão dizendo o mesmo. Questionei porque tem opção de agendar se não precisa.a Ana só repetia que n site diz q não precisa agendar
  • @teresafarias17 ''para o de8 as 15 hs c a carta pin'' não entendi essa parte!! e se for para pegar o cartão cidadão e dar entrada no passaporte? porque já agendei retirada do CC com solicitação do passaporte. Eu to numa agonia e corrida contra o tempo já que viajo dia 23 de setembro e preciso do CC e Passaporte comigo até lá...
  • ATENÇÃO
    É necessário AGENDAR nos Serviços ONLINE para efetuar somente o recebimento do cartão de cidadão – selecione nos Serviços Consulares a opção Agendamento – Entrega do Cartão de Cidadão.

Retirado do site: http://consuladoportugalrj.org.br/servicos-consulares/cartao-do-cidadao/entrega-do-cartao-de-cidadao/

Os problemas no consulado do RJ são crônicos. Em maio, junto com o colega Fabio daqui do forum, encaminhamos uma reclamação para o jornal Notícias ao Minuto. À época, era a respeito da falta de datas para agendar.
    Acredito que uma nova reclamação possa ser feita, já que pelos caminhos mais óbvios - contatar o consulado e o MNE - não resolvem.

Link da reportagem: https://www.noticiasaominuto.com/pais/791371/neste-consulado-portugues-ha-que-lutar-durante-meses-por-uma-vaga
  • edited July 2017
    Abaixo o email recebido depois que enviei um reclamando que não conseguimos agendar uma data para meu filho buscar o cartão cidadão, e que ele já estava com a carta PIN
  • "Exmo.(a) Senhor(a),

Para somente retirar o cartão cidadão, o utente pode comparecer de segunda a sexta de 08:00 às 15:00h com a carta PIN em mãos.

Com os melhores cumprimentos,

Jaime Leitão
    Embaixador
    Cônsul Geral de Portugal
    Rio de Janeiro"
    dia 26-06-2017 jaime.leitao@mne.pt

É só enviarem um email para o Sr. Jaime para confirmar, ele sempre responde
  • esse seria só para retirada do CC, no meu caso que é dar entrada no passaporte não vale então...
  • É que eu vi algumas pessoas reclamando que não conseguem agendar para pegar o cartão cidadão. Para passaporte precisa mesmo.
  • @deysonthome, manda um email para o consul, conta a sua história, manda o teu cpf, pede ajuda. Quando não conseguíamos agendar o passaporte do meu filho ha uns meses atrás, mandei um email e ele respondeu pedindo o nr do cpf do meu filho para agendar um dia.. só que no meio tempo eu consegui agendar. Agradeci a ele. Não custa tentar!
  • Olá @TeresaFarias17

Obrigado pela dica, do CC, mas o importante e principal para a maioria de nós é pegar o passaporte, de qualquer forma tentarei, enviarei a solicitação ao Consul, não custa tentar. Obrigado !
  • A quem tem viagem marcada pra UE, só o CC já é suficiente.
  • Eu vou para os EUA ... quero ir com o ESTA. Tentar o visto americano é um risco desnecessário, caso dê errado até pro ESTA fica difícil ...
  • Recebi a carta PIN
    Muito rápido. Pedi no dia 12 a tarde e recebi hoje .... com menos de 12 dias de fato.

Que bom

Tentarei pegar o passaporte com urgência.

Vou pedir no consulado,será que consigo ?

Abraços
  • Olá pessoal

Peguei o CC hoje ... tinha recebido o PIN ontem ... Para pegar o CC não é necessário estar agendado para isso, basta ir e entrar na fila de não agendados.

Foi bem rápido, o consulado abriu as 08:00 e as 09:00 eu já estava com o CC nas mãos.

PS: Tenho mais novidades .... contarei na próxima semana, consegui muito mais do que eu imaginava.

Abraços
  • Concluindo

Quero comunicar a todos e agradecer ao pessoal do consulado do Rio de Janeiro.

Fui ao consulado dia 12 de Julho para dar entrada no meu CC, enfrentei um problema no sistema nesse dia, mas persisti e consegui dar entrada, paguei taxa pela urgência e recebi a carta PIN em +/- 11 dias depois....
    e mesmo tendo agendado, sem ainda ter recebido o CC, para o dia 22 de agosto,que para mim era ainda arriscado, pois precisava estar apto a viajar no máximo no dia 30 de agosto .... resolvi ir ao consulado tentar solicitar o passaporte no dia seguinte ao recebimento da carta PIN.

Então ... recebi a carta PIN numa segunda feira e na terça feira fuieu ao consulado ... pois para pegar o CC não precisa de agendamento .... aproveitei para explicar minha situação ao atendente e o mesmo aceitou meus motivos e pediu que eu aguardasse para ver se teria como me encaixar .... as 10:30 fui informado de que poderia pedir o passaporte ....

Consegui fazer a requisição do passaporte na terça feira 25 de Julho e recebi em casa hoje , 31 de julho pela manhã ....

Foi tudo muito rápido ... sou muito grato ao pessoal do consulado.

Não acho justo causar tumulto solicitando facilidades sem necessidade real, pois se não houvesse necessidade de fato eu iria esperar o tempo necessário. Fui pedir urgência especial por que dependia disso para confirmar uma viagem de negócios e deu tudo certo.

E tenho certeza de que, se muitos forçarem, sem necessidade, para obter os documentos com urgência, essa possibilidade poderá ser dificultada.

Agradeço a todos os membros aqui do forum pela ajuda e pela gentileza com que responderam minhas perguntas e pelo tanto que me ajudaram ... Obrigado ....

Agora estou na busca da atribuição para minha filha e meu neto e ajudando meu irmão no processo dele.

Abraços e Obrigado !!!
  • Caros patrícios, pretendo solicitar meu Cartão Cidadão e passaporte português. Vi que no Consulado de São Paulo temos a possibilidade de solicitar este cartão e a transcrição do casamento em um só requerimento (podendo também incluir aí o passaporte). Pergunto: é necessário primeiro transcrever o casamento para depois solicitar o cartão cidadão?
    Abraço
  • @rcmachado2006 Tem que transcrever antes. O CC deve ter o estado civil do português atualizado. Mas pelo consulado a solicitação junta essas duas coisas. Levou 2 meses entre começar a transcrição e receber o CC + Passaporte.
  • @rcmachado2006 , aqui no Rio não precisei fazer a transcrição. Na realidade não é necessário. Apenas você ficará como solteiro.
Cadastre-se ou connecte-se via Facebook para participar.