Autenticar formulário 1c com quadros em branco

Li nas informações aqui do fórum, que no preenchimento do formulário os quadros em brancos não preenchidos não poderiam ser riscados ou rasurados. Porém quando fui ao cartório para assinar e autenticar a moça do cartório queria riscar o formulário(as partes não preenchidas) e disse que é assim mesmo, que não autenticaria com eles em branco. Alguém sabe me dizer o que eu faço? Se mudou a informação do fórum? obrigada

Comentários

  • @Sofia, você preenche então antes de assinar!!
  • SofiaSofia Member
    Sim, mas tem os quadros que vão ficar em branco de qualquer forma. Minha dúvida é , Pode deixar o pessoal do cartório riscar? Não vai ser problema pra Portugal?
  • @Sofia

    Mude de cartório mas não deixe que risquem o requerimento.
  • SofiaSofia Member
    Alguém sabe indicar um cartório no Rio, mais próximo dá Tijuca?
  • SofiaSofia Member
    Muito obrigada a todos!
  • SofiaSofia Member
    @mei ja que vc me deu dica sobre o cartório da Tijuca, sabe me informar também sobre o correio pro Vale Postal? e me recomeda enviar via correio ou DHL?
  • editado July 2017
    @Sofia, a DHL não envia vale postal, só os Correios.
  • SofiaSofia Member
    Desculpa não me expressei direito @Vlad Pen , na verdade a segunda pergunta seria já sobre o envio dos documentos para Portugal.
  • SofiaSofia Member
    Muito obrigada @Mei e @Vlad Pen e a todos aqui me ajudaram.
    Hoje consegui fazer tudo e enviar a documentação para Portugal.
    Eu fui no correio e a moça lá do guichê 3 soube fazer tudo certinho. Então quem for do Rio e precisar esses endereços que a @mei passou são ótimos.
  • Pessoal, já vi algumas orientações neste fórum indicando realizar antecipadamente a assinatura do formulário 1C em cartório para o caso de pessoas idosas.

    Meu avô tem 92 anos e alguns problemas de saúde que poderão interferir nessa questão a médio prazo. Então eu gostaria de saber, caso ele assine por autenticidade, em quanto tempo eu preciso fazer uso do formulário a partir da autenticação?

    Se para as certidões costuma ser de 180 dias, como fica para a autenticação em si?
  • @gustacarneiro, de preferência recente assim como o o RG também.

    Minha mãe , com 84 anos eu não quis arriscar !!
  • @Tania Regina Acho que "recente" é um tanto subjetivo.... um RG recente costuma ter no máximo 10 anos. Uma certidão recente fica dentro dos 180 dias.

    @Mei Também me parece ser mais ok estabelecer isso dentro dos 180 dias. Nesse caso é preciso planejar bem o envio do processo. Porque, no meu caso, ainda não encontrei a certidão de batismo do português e se isso levar mais do que 6 meses, terei que levar meu avô novamente ao cartório.
  • @gustacarneiro, um RG de idoso com 92 anos não será aceito com 10 anos.
    Eles pedirão um " recente" !! Assim como o formulário 1C , de no máximo uns 3 meses. Eu não arriscaria mais que isso !
    Ainda assim , não estamos livre de exigirem uma "prova de vida " do idoso. Já vi acontecer aqui com alguns.
  • gustacarneirogustacarneiro Member
    editado July 2017
    @Tania Regina Ok, agora estamos sendo mais objetivos, embora não exista um tempo realmente que defina o que é "recente". Parece que ficamos na mão de quem for avaliar o processo.

    Eu ainda não vi casos que precisaram de prova de vida. Eles foram pelo consulado ou diretamente em Portugal?
  • editado July 2017
    @gustacarneiro, já vi pessoas que deram entrada diretamente em Portugal e foi pedido prova de vida. Eu se fosse você faria logo essa prova de vida para não correr riscos.Se acontecer algo no meio do processo com seu avô e eles pedirem prova de vida, vc perderá tudo!! Não desejo o mal, mas não tem nada que te dê segurança. Se fizer a prova de vida ficará tranquilo.A conservatória de Vila Nova de Gaia Pediu!!
  • @Maria Adelaide Do que consiste essa prova de vida?
  • Então a parte que fica em branco do Requerimento de transcrição de casamento, como onde está: "Se nasceu em Portugal...." onde não preenche, deixa em branco e não risca nada né?
  • shamarshamar Member
    editado March 2018
    @gustavocarneiro,

    Sugestão:
    Faça o reconhecimento de firma no consulado (caso possa) e aproveita e faz a prova de vida tb. (é grátis), se possível manda um RG recente 3 meses. Aqui no fórum já caso de solicitarem prova de vida pessoa de 80 anos, meu pai tem 84 , enviei RG com 1 mês, e não foi pedido.
    A propósito, vc ja solicitou ajuda da @Mariza Guerra para a certidão do seu avô?
    Boa Sorte!
  • SofiaSofia Member
    @mei Acabei de sair desse correio da Tijuca, fui com meu filho pra depositar o vale dele, mas a moça q fez o meu da outra vez não tá mais lá. E o pessoal não sabe fazer. Vou ter que procurar outro.
  • SofiaSofia Member
    @mei hoje foi tenso, o mesmo cartório e o mesmo senhor q autenticou meu formulário sem riscar não quis tb autenticar o documento meu filho sem riscar. Ele disse q todos q faz é riscado, temou comigo que não autenticou o meu sem riscar. É mole? rs. Amanhã nós vamos tentar ver como fazer.
  • SofiaSofia Member
    @mei meu filho voltou lá e o senhor disse q não teria como, ele riscou apenas o quadro 3 (não faz sentido pq) e disse q fez assim pra outras pessoas e não teve problemas. Será q enviamos esse mesmo? Ele quer enviar tudo hoje mesmo.
  • SofiaSofia Member
    @mei foi exatamente nesse cartório e esse senhor mesmo, no meu ele fez assim sem riscar. Incrível não sei explicar pq ele agora cismou com isso. Enfim hj meu filho disse q voltou lá no correio da Tijuca e o pessoal já tinha se informado sobre e fizeram o vale, ele arriscou e enviou o formulário assim mesmo. Agora é rezar pra não da nenhum problema. Obrigada de qualquer forma.
  • Está havendo uma confusão sobre o que se está AUTENTICANDO. Quando vamos ao cartório com o formulário 1C é para reconhecer firma por autenticidade DA ASSINATURA do requerente (e não do documento)...se você quiser deixar em branco o que quiser, é problema de quem assina!!!!Se quiser por um unicórnio na folha somente, é problema de quem assina!!!! Mas....Brasil....
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.